Topo

Como aumentar as chances de sucesso do seu canal no YouTube

Comente

Para muita gente, o Youtube tem deixado de ser um mero espaço de entretenimento para se tornar efetivamente um empreendimento. Isso porque praticamente qualquer pessoa tem total condição de criar um canal e fazer sucesso no site de vídeos mais popular do mundo.

Isso não significa, porém, que seja fácil conseguir se destacar em meio a esse cenário cada vez mais competitivo, muito pelo contrário.

Os casos de projetos que nasceram e cresceram por acaso no Youtube, por exemplo, estão se tornando cada vez mais raros, o que significa que para conseguir um lugar ao sol, o youtuber iniciante em geral precisa trabalhar com foco e seriedade, assim como acontece em qualquer outro empreendimento. Sabendo disso, a pergunta que muitos se fazem, portanto, é: então como fazer um canal de sucesso no YouTube?

Veja também:

E pois bem, a resposta não é tão simples como pode parecer. De qualquer forma, existem alguns fatores que são comuns à maioria dos youtubers de sucesso, o que naturalmente, é um bom ponto de partida para quem deseja ingressar nesse meio. A seguir você confere alguns exemplos.

Dicas para ter um canal de sucesso no YouTube

Como aumentar as chances de sucesso do seu canal no YouTube

Definir o conteúdo e público-alvo

Assim como em qualquer empreendimento, um dos primeiros passos é descobrir qual será o público-alvo do projeto. O motivo? Isso vai ser determinante para saber ao certo o que oferecer a esse público, o que aliás, é outro ponto importante.

Na prática isso significa encontrar um perfil de público e um tipo de conteúdo que possa agradá-lo. Segmentar o conteúdo é importante até mesmo para conquistar futuros parceiros comerciais e eventuais patrocinadores.

Fazer diferente

Com a grande concorrência que existe hoje na internet, não é fácil encontrar um assunto inédito para trabalhar, certo? Por isso mesmo, é preciso criatividade para produzir um conteúdo diferenciado, ainda que trabalhando assuntos que já são explorados por outros youtubers.

Criar uma periodicidade

Uma grande parte dos youtubers que conseguem sucesso, tem definido dia e horário específicos para publicação de novos vídeos. Isso é importante porque os fãs ficam na expectativa dos novos conteúdos sabendo exatamente quando e onde encontrar. Para isso é importante manter um bom planejamento para não comprometer a regularidade das publicações.

Fazer parcerias

Uma das estratégias fundamentais para o crescimento do canal Manual do Mundo foi a parceria com blogs e outros youtubers. “Foi o que nos alavancou, com certeza”, diz Iberê. Mas não basta mencionar ou aparecer nos vídeos de outros canais. “Tem que haver uma troca de experiência e conteúdo. E isso funciona muito bem com canais menores.”

Pés no chão

A ilusão de dinheiro fácil, criou uma desenfreada busca por sucesso a qualquer custo no Youtube, o que naturalmente se mostrou um erro para muita gente. Isso porque, antes de qualquer coisa, o empreendedor precisa saber que o retorno financeiro pode demorar meses ou anos e até nunca de fato acontecer se não houver um plano de negócio bem arquitetado.

Dito isso, antes de tomar uma decisão de trabalhar no meio em tempo integral, é importante assegurar a não dependência do eventual retorno financeiro que o projeto venha trazer no futuro.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: