Topo

Filmes nacionais que ainda vão estrear nos cinemas em 2016

Comente

Ainda hoje, o apreço pelo cinema nacional está longe de ser unanimidade entre os fãs da sétima arte e do entretenimento de modo geral.

Mas não dá pra culpar o público por isso, afinal, no que diz respeito a filmes, a qualidade de quase tudo o que se produziu no país ao longo das décadas mais recentes é bastante discutível, e isso sem contar que, a batida faceta brasileira da “comédia pastelão” ainda segue bastante ativa no meio audiovisual.

Apesar de tudo, porém, o retrospecto dos últimos anos sugere que esse cenário está prestes a mudar. Isso porque se observarmos o que foi lançado nos últimos anos, podemos encontrar algumas obras que em meio às tradicionais comédias, se arriscaram em outros gêneros, como drama, suspense, romances e até animações.

E em um olhar mais apurado, é possível notar também que algumas obras realmente interessantes vêm sendo produzidas, como são os casos de “2 Coelhos”, do diretor Afonso Poyart, e de “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, por exemplo.

O primeiro ganhou o merecido reconhecimento e colocou o cineasta brasileiro no radar de Hollywood, já o segundo, concorreu a nada menos que o Oscar, na categoria de Melhor Animação ao lado de gigantes da indústria, como o próprio “Divertida Mente” [vencedor da premiação], da Disney-Pixar.

Embora ainda não seja possível determinar até que ponto será comum o surgimento de grandes obras no cenário nacional, fica a expectativa por dias melhores. O cinema brasileiro respira.

Enquanto isso, para quem gosta ou mesmo pretende dar mais um voto de confiança ao cinema nacional, a boa notícia é que esse ano de 2016 ainda reserva algumas estreias que podem ser promissoras. Apresentamos a lista com alguns dos destaques logo a seguir. Confira!

Filmes brasileiros que estreiam em 2016

De Onde Eu Te Vejo

https://youtu.be/2claqa74qOk

Este é um filme de Luiz Villaça, produzido em 2014 e que só agora ganhará o circuito comercial. Trata-se de uma espécie de “dramédia” que apresenta o romance de um casal através de sua separação. A obra é ambientada em uma São Paulo dinâmica e de constantes mudanças.

Na história, após duas décadas de casamento, Ana Lúcia (Denise) e Fábio (Domingos) se separam, mas ficam morando na mesma rua, já que ele se muda para o apartamento que fica em frente ao dela. A estreia do filme é dia 7 de abril.

O Escaravelho do Diabo

https://youtu.be/XNUp3Ilp25w

Adaptado de um clássico da literatura infantojuvenil (da série Vaga-Lume), “O Escaravelho do Diabo” é dirigido por Carlo Milani, que por sua vez, faz a sua estreia à frente de um longa.

O lançamento está previsto para o dia 14 de abril e seu enredo gira em torno de uma série de assassinatos envolvendo vítimas ruivas naturais. Antes da morte cada uma delas recebe um pacote misterioso contendo um escaravelho.

Leia também:

Nise – O Coração da Loucura

https://youtu.be/UeAUNvcM_xk

Estrelado por Gloria Pires, o filme de Roberto Berliner traz a história de uma doutora chamada Nise da Silveira que após sair da prisão retorna às atividades em um trabalho psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, onde se recusa a tratar esquizofrênicos com eletrochoque e lobotomia.

Isolada dos demais médicos, ela se vê forçada a assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde uma história de revolução movida por amor, arte e loucura acaba ganhando vida. A obra é inspirada em uma história real e sua estreia está prevista para o dia 21 de abril.

A Frente Fria Que a Chuva Traz

https://youtu.be/Ro7RBhkZszw

Este é um drama dirigido por Neville de Almeida e que traz a história de um grupo de jovens milionários que aluga aluga laje em comunidade carioca para promover festas.

Seguranças contratados são incubidos de impedir a entrada de penetras e moradores da região. Em determinado momento uma frente fria frustra os planos dos jovens em continuar dando as festas e acaba expondo conflitos e diferenças. A estreia está prevista para o dia 28 de abril.

Amores Urbanos

https://youtu.be/iQTy17gUfgQ

Essa é uma comédia dramática dirigida por Vera Egito. No filme, três amigos com perfis diferentes que vivem no mesmo prédio em São Paulo e superam suas desventuras amorosas e profissionais com humor e personalidade. O elenco traz nomes como Thiago Pethit e Ana Cañas. A estreia está prevista para o dia 5 de maio.

Mais Forte Que o Mundo – A História de José Aldo

https://youtu.be/_HSALa86blI

Aqui temos a nova empreitada nacional de Afonso Poyart (2 Coelhos). Depois de dirigir “Presságios de Um Crime”, estrelado por Anthony Hopkins, Jeffrey Dean Morgan em Hollywood, o brasileiro chega para apresentar a história do famoso lutador José Aldo nas telonas.

O filme mostra as lutas do atleta, que vem de família grande e pobre na periferia de Manaus, e lutou para construir sua vida, fazendo escolhas realmente difíceis ao longo da jornada. A estreia está prevista para o dia 16 de junho.

Porta dos Fundos – Contrato Vitalício

porta-dos-fundos-filme

Expoente da comédia no Youtube, o grupo “Porta dos Fundos” ganhou destaque apresentando esquetes de humor com um tom mais ácido e diferente daquele visto mais popularmente no país.

Apesar de dividir opiniões, o grupo nos últimos meses tem se arriscado na vertente cinematográfica e é graças a isso que surge “Contrato Vitalício”, novo filme dirigido por Ian SBF (diretor dos vídeos do Porta dos Fundos) e estrelado por nomes como Fábio Porchat e Gregorio Duvivier.

Na história, Miguel é um diretor de cinema amigo de Rodrigo. Eles recebem um prestigiado prêmio do júri em festival internacional de cinema e após muita bebedeira, Rodrigo assina um contrato informal garantindo que participará do próximo filme do cineasta.

O tempo passa, Miguel desaparece e retorna dez anos mais tarde, cheio de ideias para fazer um grande longa, enquanto isso, Rodrigo já se tornou um ator renomado. A estreia do filme está prevista para o dia 30 de junho.

Se a Vida Começasse Agora

https://youtu.be/WEtxCT1Pvok

Ambientado no ano de 1985, este filme de Alexandre Klemperer trará a história de um jovem jornalista chamado Beto (Caio Castro), que ganha a oportunidade de cobrir o Rock in Rio.

Em paralelo a isso, o empresário Roberto Medina (Marcelo Serrado) luta para viabilizar a realização do maior evento musical do país. Quando o caminho de ambos se cruza, suas vidas mudam completamente. A estreia está prevista para o dia 20 de outubro.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: