Topo

8 brasileiros que já foram indicados ao Oscar

Comente

Infelizmente o Brasil nunca ganhou um Oscar, que é considerado como a maior premiação do cinema mundial. Mas, mesmo assim, alguns profissionais da sétima arte já estiveram muito perto de levar para casa a estatueta do careca dourado mais famosos do mundo.

Confira 8 brasileiros que já foram indicados ao Oscar:

Ary Barroso

Este entrou para a história como o primeiro brasileiro a ser indicado ao Oscar. Ele foi o compositor da música “Rio de Janeiro”, que acabou se tornando o tema principal do filme “Brazil”.

Marcel Camus e Jacques Viot

Veja também:

Marcel foi o diretor de um dos filmes nacionais de maior repercussão nos Estados Unidos, “Orfeu Negro”, baseado na peça “Orfeu da Conceição”, de Vinicius de Moraes. O roteiro do longa foi adaptado por Jacques. O filme chegou a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, de 1960, mas como foi uma coprodução entre Brasil, França e Itália, a França acabou representando o longa na premiação. 

Anselmo Duarte

Diretor do filme O Pagador de Promessas, do ano de 1963, considerado como o primeiro filme legitimamente brasileiro a ser indicado. O longa foi baseado em uma peça teatral de mesmo nome escrita por Dias Gomes. 

Luis Carlos Saldanha

O brasileiro dividiu a direção do documentário Raoni, de 1979, com o belga Jean-Pierre Dutilleux. A dupla também foi responsável pelo roteiro, que acompanhava a vida do líder indígena Raoni Metuktire.

Teté Vasconcellos

Mais uma co-produção, dessa vez deste cineasta brasileiro com o norte-americano Glenn Silber, que resultou no documentário “El Salvador: Another Vietnam”. O longa exame o envolvimento dos Estados Unidos na guerra civil de El Salvador, fazendo uma comparação direta com os horrores do Vietnã. 

Hector Babenco

Mesmo sendo Argentino, o próprio diretor se considerada como brasileiro, já que foi naturalizado como tal. No ano de 1986 ele lançou o filme “O Beijo da Mulher-Aranha”, que conseguiu arrebatar quatro indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator. 

Fábio Barreto

Diretor do filme “O Quatrilho”, de 1996, conseguiu ser indicado na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Na trama, dois casais amigos se unem para poder sobreviver e decidem viver na mesma casa em uma comunidade rural do Rio Grande do Sul.

Fernanda Montenegro

8 brasileiros que já foram indicados ao Oscar

A grande atriz brasileira também acabou sendo protagonista de uma das mais tristes derrotas do Brasil. O filme Central do Brasil conseguiu duas indicações: Melhor Filme de Língua Estrangeira e Melhor Atriz. Mas Fernanda acabou perdendo a estatueta para Gwyneth Paltrow.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: