Topo

IPI reduzido segue até o final do ano

Publicidade
Comente

Os consumidores brasileiros que estão pensando em comprar um carro novo ainda este ano, receberam de presente uma boa notícia. Em recente entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo não vai fazer o ajuste do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para automóveis. No final do ano passado, o governo anunciou que iria aumentar novamente o imposto, depois que ele ficou durante bons meses do ano passado reduzido à zero.

ipi-reduzido-ate-fim-do-ano

Com esta decisão, o imposto que os brasileiros pagam na hora de comprar um carro, permanecem no mesmo patamar que está atualmente, sendo que o novo prazo que está sendo dado é até o final deste ano. Mesmo com essa decisão, o tributo ainda seguirá em um patamar acima do estava sendo cobrado no fim de 2012.

De acordo com a entrevista que foi concedida pelo Ministro Guido Mantega, a medida tem por objetivo “não haver risco de que houvesse uma queda nas vendas ao longo do ano”. “A indústria automobilística é muito importante para a economia brasileira. Ela representa 25% da produção industrial. Então, para manter a produção industrial crescendo, é importante que a indústria automobilística continue crescendo”, afirmou.

A verdade é que o IPI zero para os automóveis acabou sendo uma das grandes realizações do Governo Dilma no ano passado, sendo que chegou a ser comparado a outros programas sociais de grande impacto que foram implementados pelos governos do PT na presidência do Brasil, como o Minha Casa, Minha Vida e o PROUNI.

O governo informou ainda que busca estimular não somente o setor automotivo com a decisão, classificado como “um dos principais motores da economia”, mas também “toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofamento e de acessórios”. Entre 2008 e 2010, o governo já tinha baixado o IPI para incentivar a venda de veículos e estimular a atividade durante a primeira etapa da crise financeira internacional. No ano passado, a estratégia se repetiu e agora o imposto estava retornando aos poucos ao normal.

Com esta decisão, o IPI dos carros populares vai ficar em 2% até o final do ano.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: