Topo

Medicina alternativa usa sanguessugas para enxaqueca, gota e outras doenças

Comente

As sanguessugas são seres hermafroditas que pertencem à família das minhocas, a classe hirudínea. Ao todo existem mais de 500 tipos de sanguessugas conhecidas e seus tamanhos variam de 6 a 30 centímetros dependendo a espécie, sendo a hirudos medicinais uma das mais conhecidas delas, e de uma maneira até certo ponto curioso, esse tipo de ser tem sido utilizado recentemente para tratamento de determinadas doenças.

Embora a notícia possa soar um tanto bizarra, o fato é que uma espécie de medicina alternativa acabou decidindo fazer uso das sanguessugas para o tratamento de doenças como enxaqueca, gota e inúmeras outras enfermidades, na sequência você confere alguns detalhes.

Medicina alternativa usa sanguessugas para enxaqueca, gota e outras doenças

medicina-alternativa-sanguessugas

Para usar as sanguessugas nos tratamento de doenças, em tese, elas devem estar com fome, nessa fase elas pesam cerca de 3 gramas e tem de 4 a 6 centímetros de comprimento. Quando a sanguessuga está farta ela chega a aumentar cerca de quatro a cinco vezes o seu volume isso porque ela enche seu estomago com sangue como provisão.

As sanguessugas possuem um corpo achatado com uma espécie de sugador em ambas as extremidades elas possui a cor marrom ou preta e no meio das costas uma listra verde, esse animal pode viver cerca de 27 anos, o sangue que a sanguessuga se alimenta se torna liquefeito pela Hirundina e ela pode levar até 18 meses para digerir o alimento.

Na medicina as sanguessugas costumam ser usadas principalmente para tratamentos no sistema venoso, onde há um excesso de sangue acumulado, embora o tratamento seja visto por muitos como um grande sucesso, são poucos terapeutas que usam essa técnica e menor ainda o numero de pacientes que aceitam esse tipo de tratamento por sentir nojo.

O tratamento no caso mencionado acima é feito de forma simples, o terapeuta posiciona a sanguessuga no lugar onde deve ser tratado, e ali ela fica sem trocar de lugar, soltando-se espontaneamente quando está saciada.

Leia também:

Quando as sanguessugas começa a sugar o sangue do paciente, elas liberam substancias biologicamente ativas que faz parte de suas secreções salivares, essas substâncias servem para desinfectar o sangue e a saliva da sanguessuga tornando-se de certa forma indispensáveis para a saúde dos pacientes, visto que, melhoram as propriedades do sangue afetando o fluxo sanguíneo e as paredes vasculares.

Além do tratamento mencionado, existe um outro conhecido como Hirudoterapia, que é o o realizado no caso de doenças como: dores de cabeça e enxaqueca, sinusite, neuralgias, hematomas, ulceras varicosas, pressão alta, asma e bronquite, inflamações e furúnculos, reumatismo, gota, artrite, herpes-Zoster, doenças por fungos, defesa imunológica enfraquecida, doenças do fígado, doenças do ouvido, depressão, problemas pós cirúrgicos, problemas na menopausa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: