Topo

Novela 'Além do Horizonte' enfrenta problemas com o Ministério da Justiça

Publicidade
Comente

Parece que Além do Horizonte já pode entrar para a história da Rede Globo de Televisão como uma das novelas que mais deram dor de cabeça para a emissora. Além dos péssimos índices de audiência que inclusive já fizeram com que a novela fosse cortada e que a próxima novela da sete já entrasse em estágio avançado de produção, a trama também está enfrentando alguns problemas com o Ministério da Justiça.

De acordo com as informações que foram publicadas na imprensa, os órgãos responsáveis pela classificação indicativa no Brasil não estaria nada satisfeita com as cenas de teor sexual e também com a violência que está sendo mostrada na novela das 19 horas. A emissora, inclusive, teria recebido uma notificação alertando que a trama deveria atenuar estas situações mais fortes, caso contrário passaria ela para uma classificação +12, o que impediria a exibição da trama antes das 20 horas.

alem-do-horizonte-enfrenta-problemas-com-ministerio-da-justica

Publicidade

Esta semana um comunicado no Diário Oficial da União acabou confirmando a decisão do Ministério da Justiça de monitorar de perto o conteúdo da novela. No despacho, o órgão declarou que vai acompanhar por mais 15 dias o desenvolvimento da trama, caso não resolva os problemas que foram apontados, eles farão a reclassificação.

Primeiro alerta foi dado em dezembro

Atualmente a legislação brasileira permite que as novelas sejam auto classificadas pela própria emissora, que pode definir se aquela trama é boa ou ruim para um determinado público e também definir o horário. Mas o Governo Federal, através dos órgãos competentes, analisam o conteúdo e podem aceitar ou negar a classificação colocada pela emissora. Esta análise pode ser feita em um prazo de 60 dias.

Além do Horizonte já havia recebido um comunicado alertando para as cenas de conteúdo sexual e de violência não poderiam estar presentes em um programa classificação +10, que é a faixa escolhida pela própria emissora. Na época a Rede Globo havia dado uma resposta para o Ministério da Justiça dizendo que “as tendências [de cenas fora da classificação de 10 anos] seriam pontuais e que os conteúdos a serem exibidos, a partir de então, estariam adequados à auto-classificação da novela”.

Publicidade

Mas a novela, de acordo com o entendimento do Ministério da Justiça, segue exibindo cenas com conteúdo mais fortes do que realmente deveria. Alguns exemplos foram até mesmo citados, como um episódio recente onde um corpo morto apareceu boiando, e em outra cena pessoas eram dopadas. Este tipo de cena não poderia ser exibida neste tipo de classificação.

A Globo, por enquanto, afirma publicamente que está ciente dos comunicados do Ministério da Justiça e que está certa de que as cenas que estão sendo exibidas na trama podem ser classificadas como +10. Mas nos bastidores as ordens de mudanças já foram dadas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: