Topo

Vai montar um PC? Confira dicas para não errar na escolha da placa-mãe

Peça é essencial, mas acaba sendo negligenciada em muitos casos durante as compras.
Publicidade
Comente

Montar um PC se tornou a escolha de muitas pessoas que decidem montar a sua própria configuração sem precisar depender dos computadores montados vendidos em lojas e afins. Mas, para conseguir montar um computador do zero, comprando todas as peças, é muito importante que as pessoas acabem pensando em todos os detalhes e componentes necessários.

Vai montar um PC? Confira dicas para não errar na escolha da placa-mãe

Alguns componentes que acabam atraindo maior atenção dos compradores quando eles estão montando a sua máquina são aqueles que acabam tendo um efeito direto no desempenho, como o chip processador ou ainda as memórias e a placa de vídeo, que é fundamental para quem deseja jogar no PC. Mas existem ainda outras peças importantes, como a placa-mãe.

Essa é a peça que tem como principal objetivo conectar e interligar todos os componentes que vão fazer parte do computador, incluindo processador, memórias RAM, disco rígido, placas gráficas, etc. Ela oferece os caminhos necessários que permitem com que esses componentes acabem se comunicando e criam o sistema de uma forma geral.

Publicidade

Para não errar, confira algumas dicas importantes para não errar na hora de comprar uma placa-mãe:

Leve em consideração o tipo de processador

Antes de mais nada, a decisão mais importante que vai acabar definindo outros componentes que serão comprados para o PC é o tipo de processador que será utilizado, que ainda é a central de todo o processamento da máquina. As placas-mães acabam possuindo diferentes configurações, sendo compatíveis com diferentes tipos de chips. Sendo assim, será preciso comprar a placa de acordo com a marca e também com o modelo do chip escolhido.

Entenda os modelos que oferecem suporte ao overclock

Overclock é uma prática que tem como principal objetivo modificar determinados parâmetros do hardware permitindo que ele tenha acesso mais rápido a energia e funcione de uma forma mais rápida e com mais poder de processamento de uma forma geral. Este tipo de procedimento deve ser feito apenas por quem tem um pouco de conhecimento técnico, já que ele pode acabar danificando os componentes. Mesmo assim, caso as pessoas tenham interesse em acesso a estas possibilidades, existem determinados modelos de placa-mãe que oferecem suporte.

Saiba quais serão as conexões necessárias

Publicidade

Outra informação muito importante que as pessoas devem ter quando estão montando um PC é a quantidade de conexões externas que eles vão precisar, como a quantidade de portas USB que devem ser necessárias para os dispositivos que serão conectados de uma forma geral. Essa é uma informação que acaba sendo obtida a partir da interface do chipset. Além de entradas USBs, a placa-mãe também acaba definindo outras características importantes, como quantidade de slots PCIe x16 operando em 16 vias, número de portas SATA e questões relacionadas a configurações RAID. Lembrando que quanto mais entradas e mais acessos, mais caro tende a ser a placa mãe.

Defina a quantidade de slots necessários

Além das entradas e conexões externas que devem ser utilizadas para conexão dos dispositivos e acessórios que as pessoas precisam ter contato para conseguir utilizar a máquina. Mas existem também outras entradas, internas, que precisam ser avaliadas no momento da compra de uma placa-mãe, que são os slots de memória. Eles vão definir basicamente a quantidade de memórias individuais do tipo RAM que poderão ser instaladas na máquina.

Vale lembrar que a placa-mãe também vai acabar definindo os tipos de memórias RAM que poderão ser instaladas. A dica é ficar de olho nos modelos das placas para entender a quantidade de slots que elas oferecem. Placas menores, tipo mini-ITX, sacrificam slots por conta do espaço reduzido e podem ter apenas dois. Já opções maiores para o segmento HEDT podem chegar a oito.

Preços

Diante da grande quantidade de componentes que precisam ser adquiridos para que o computador seja montado do zero, os preços das placas-mães costumam ficar bem abaixo de outras peças como o processador e a placa de vídeo. No mercado, existem placas de diversos preços, sendo possível economizar caso o foco do usuário seja a montagem de um computador mais simples. O ideal é sempre fazer um levantamento de todos os recursos que de fato serão utilizados, para depois partir para a compra de uma placa que tenha aqueles itens, descartando o que não for utilizado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: