Topo

Aplicativos para ajudar no ENEM

Publicidade
Comente

Se você se inscreveu assim como um dos mais de 5,7 milhões de estudantes que deverão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, no próximo final de semana entre os dais 3 e 4 de novembro, não deixe de conferir tudo o que poderá lhe ajudar assim como uma listagem de aplicativos interessantes para sistemas operacionais como o Android, iOS e Windows Phone que iremos listar a seguir.

Nos últimos anos, o Enem trouxe uma importância muito significativa principalmente para quem quer ingressar nos cursos superiores pois viraram portas de entrada em diversas universidades tanto públicas como privadas. E pensando em auxiliar os candidatos, a seguir daremos uma lista interessante de aplicativos para smartphones e tablets, afinal de contas com a tecnologia em prol das pessoas não é mais necessário se estar no quarto ou mesmo na biblioteca para estudar.

Para que se tenha um bom desempenho no Enem inicialmente ou mesmo em qualquer outro tipo de processo é interessante realizar um método de estudos efetivos, a organização para os estudos é fundamental. E um excelente aplicativo que o ajuda a organizar os estudos é o Gaberitas, aplicativo gratuito para Android. Com este aplicativo é possível se elaborar um bom planejamento acompanhando inclusive seu progresso bastando apenas se determinar quantas horas diárias se deseja dedicar a cada matéria que o Enem exige, e o aplicativo deverá o ajudar a cumprir o cronograma. Se você quiser otimizar o seu tempo e conseguir bons e satisfatórios resultados, não deixe de baixar o aplicativos pois ele é muito interessante.

Publicidade

Outra dica interessante para testar os conhecimentos em simulados feitos com questões de provas anteriores, esta que é uma das melhores formas de se estudar e avaliar o seu aprendizado, nos aplicativos Pense+ (ENEM) e Simulado ENEM Vestibular, as perguntas deverão ser separadas de acordo com as categorias que são estipuladas pelo MEC, como por exemplo a Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens. Aplicativos que estão disponíveis de forma gratuita para Android, e estes aplicativos como o chamado Descubra o ENEM e Enem possuem linhas bastante similares, porém devem estar disponíveis para os dispositivos com o chamado iOS. O primeiro aplicativo listado é grátis e o segundo é pago.

Já outro aplicativo que oferece uma interface muito atraente, bonita e jovem, o Enem : Quase lá, que está disponível para Android, traz também questões de provas anteriores. E no entanto sendo diferentemente de outros resultados, aplicativos de simulados, deverá oferecer os planos de estudo onde o usuário terá um número x de perguntas para resolver em um determinado intervalo de tempo. Existem cinco formas disponíveis o Hiperativo (20 questões), Normal (60 questões), Quase lá (120 questões), Completo (180 questões) e o Missão impossível (360 questões). Se estiver pronto para o desafio, baixe o aplicativo pois ele é bem interessante.

O Manual de Redação é outra forma interessante voltada para um aplicativo, a redação pode com certeza no Enem ser um fator decisivo para que você conquiste um novo e bom resultado. Além de ficar antenado e acompanhar todas as notícias da atualidade, assim como saber argumentar sobre elas, é necessário se conhecer algumas técnicas de escrita para se alcançar uma pontuação que seja mais alta. Este Manual de Redação apresenta um guia descritivo de cada gênero, contando com dissertação, narração, descrição, carta, estilo jornalístico, crônica, poema, prosa, conto e fábula. O aplicativo é interessante e inova por contar com bons exemplos de texto além de oferecer diversas dicas, este aplicativo é desenvolvido exclusivamente para Windows Phone, e é gratuito.

Publicidade

Pérolas do Enem também é interessante para se divertir, no aplicativo que está disponível de forma gratuita para Android, este aplicativo procura reunir os erros mais comuns cometidos por estudantes durante o Exame Nacional do Ensino Médio. Além de se render boas gargalhadas pelas diversas respostas inusitadas, tem como objetivo ensinar o que jamais se deverá ser escrito na prova. Para não pagar mico, faça o download do aplicativo.

Outra informação interessante é que os técnicos do INEP, órgão que é responsável pela realização do Enem, vem trabalhando há mais de 5 meses desenvolvendo uma calculadora digital para que o candidato estime sua pontuação na parte objetiva da prova.

Neste aplicativo será possível ter acesso a uma nota  variável ainda este ano, apesar de estar em fase de testes e análise técnica por apresentar margens de erro.

O cuidado deverá ser redobrado, neste tipo de pesquisa para que não dê diferenças nas notas dadas pelo aparelho e a que foi divulgada oficialmente no final de dezembro, que será divulgada a partir de 54 dias da aplicação do exame.

Esta calculadora promete dar uma transparência maior a metodologia adotada para o cálculo além do desempenho do aluno.

A nota final da prova objetiva não é apenas somatória de acertos. Ela também incluir como base de cálculo o grau de dificuldades da questão, bem como os itens corretos e a coerência do desempenho do candidato.

Desta forma se o aluno acertar as questões mais difíceis, se não tiver um bom desempenho nas questões fáceis na mesma área de conhecimento, poderá se constatar que houve chute na prova e a pontuação final deverá ser descontado.

Este tipo de modelo torna bastante difícil a tarefa do estudante de projetar a sua nota quando o gabarito foi divulgado, poucos dias após a realização do exame. Com a nova ferramenta, este candidato deverá informar quais questões acertou e o tipo de cálculo que será realizado de forma automática.

Na edição passada do Enem os candidatos chegaram até mesmo a criar um site para questionar os critérios utilizados para a definição do resultado.

Esta metodologia chamada de TRI (Teoria de Resposta o Item), começou a ser adotada a partir de 2009, ano onde o MEC veio a desenvolver o Sisu, um sistema que utiliza somente a nota do Enem para que seja realizado o ingresso em instituições de ensino superior em todo o Brasil.

A partir do final de 2011, mais de 42 das 59 universidades existentes no país adotaram este tipo de sistema.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: