Topo

O que esperar do novo Android 15? Atualização chegará com novos recursos.

Confira quais devem ser as principais novidades da próxima grande atualização do Sistema Operacional.
Publicidade
Comente

Enquanto os dispositivos móveis ainda estão recebendo o Android 14 como atualização, uma vez que o cronograma depende sempre das marcas dos smartphones, que vão liberando as suas próprias versões de distribuição, o Google já está em estágio avançado do desenvolvimento da próxima grande atualização do sistema operacional, o Android 15.

O que esperar do novo Android 15? Atualização chegará com novos recursos.

Vale ressaltar que antes disso o Android 14 ainda deve receber uma série de melhorias e de atualizações, segundo uma estratégia adotada pelo Google há muitos anos em relação a forma como o sistema vai sendo disponibilizado para os dispositivos móveis. Mesmo assim, existe sempre uma expectativa em relação aos novos recursos que os telefones com Android devem ganhar em breve. 

Usuários e profissionais da área de tecnologia da informação que normalmente acabam fazendo este tipo de monitoramento já tiveram contato com alguns vazamentos e indícios do que está sendo feito para essa nova versão do SO, que está sendo chamado internamente pelo codinome Vanilla Ice Cream. 

Publicidade

Confira algumas das novidades que devem ser lançadas no Android 15:

Saúde da bateria

Um dos recursos que parece estar praticamente confirmado para o Android 15 é uma nova tela que terá como principal objetivo fornecer informações completas sobre a saúde da bateria do dispositivo de uma forma geral. A ideia deve ser seguir basicamente o que já existe no sistema operacional iOS, utilizado nos dispositivos da Apple. 

Ele deve mostrar a vida útil da bateria a partir de dados como o número de ciclos de uma carga. Além disso, a tela também deve apresentar aos usuários uma estimativa da capacidade restante, o que pode ser interessante para que as pessoas consigam acompanhar o andamento do seu aparelho, ou ainda verificar as condições na compra de um telefone ou de um tablet antigo e usado.

Atualizações do NFC via Play Store

Publicidade

O novo sistema deve permitir que o NFC, que permite a conexão via aproximação e acaba sendo utilizado especialmente para os pagamentos que são feitos através do smartpthone nas máquinas de cartões, deve permitir que atualizações sejam feitas através do Google Play Store. 

Atualmente o sensor NFC raramente recebe atualizações, a não ser com aprovação da fabricante do aparelho. Ao ser incorporado no Android Open Source Project (AOSP), esse recurso pode acelerar a implementação de recursos, correções ou otimizações no NFC. Isso já acontece com o Wi-Fi e o Bluetooth na plataforma.

Aplicativos em tema cheia

Este recurso foi encontrado em trechos de códigos em versões Beta do Android 14 e que deverá “forçar” a exibição de conteúdos em tela cheia no dispositivo em questão, tanto nos smartphones quanto também nos tablets. Assim, as janelas que expandem devem ocupar toda a parte dianteira do aparelho, fazendo com que o app inclusive consiga exibir sua tela e demais informações sobre as barras de navegação nas extremidades do display. 

Arquivar apps

Dentro das iniciativas que normalmente as atualizações do Android acabam trazendo com o objetivo de conseguir otimizar os recursos do telefone, a versão 15 do SO deve trazer uma solução mais definitiva para conseguir arquivar os aplicativos que não são utilizados frequentemente. Este recurso já existe, mas está dentro do Google Play Store, mas na próxima atualização ele deve se tornar nativo dos telefones, tornando assim o processo de arquivamento muito mais fácil. 

Com isso, espera-se que as pessoas consigam liberar mais espaço na memória do telefone, sem precisar recorrer a remoção do aplicativo e ainda mantendo os dados e as informações de acesso, evitando assim que a pessoa perca todos estes dados no momento que o app é completamente removido do telefone. 

Mais integração com o Gemini

O Gemini é a plataforma de Inteligência Artificial do Google, e o Android 15 deve ter uma série de novos recursos para que os usuários consigam utilizar todo o poder de processamento deste motor. O sistema operacional deve chegar com uma série de recursos e aplicativos pré-instalados para utilização do Gemini. 

O Android 15 também deve consolidar a opção que já foi feita pelo Google de transformar o Gemini na sua principal opção de assistente nos dispositivos móveis. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: