Topo

10 anos de lançamento de The Last of Us: Confira algumas curiosidades dos games

Série lançada para HBO despertou novamente o interesse das pessoas pelo game.
Publicidade
Comente

The Last of Us se consolidou como um dos lançamentos mais importantes para os videogames na década passada. O game não trazia uma jogabilidade inovadora, mas conseguiu se tornar uma referência com uma história realmente marcante e emocionante, ao mesmo tempo que conseguia manter um grau de dificuldade muito interessante para quem buscava um desafio adicional nos games de ação/aventura em 3ª pessoa.

10 anos de lançamento de The Last of Us: Confira algumas curiosidades dos games

O lançamento oficial do jogo aconteceu no dia 14 de junho de 2013, sendo na época uma exclusividade da Sony para os jogadores da plataforma PS3. Posteriormente o game ainda ganhou uma nova versão para o PS4, uma continuação, e novamente uma atualização para a atual geração dos consoles. Mas o que realmente acabou despertando novamente o interesse das pessoas foi o lançamento da série para HBO, muito elogiada tanto pela crítica quanto pelo público.

Relembre algumas curiosidades e fatos marcantes na trajetória de The Last of Us:

Encerrando o ciclo de vida

Publicidade

The Last of Us acabou sendo considerado como um dos últimos grandes lançamentos feitos para o PS3, que já estava encerrando o seu ciclo de vida e abrindo espaço para o novo console da Sony, o PS4. Mas o sucesso do game foi tamanho que acabou até mesmo conseguindo mais um tempo de utilidade para o console, com muitas pessoas investindo o seu dinheiro para conseguir jogar aquele game que estava sendo tão elogiado.

Sucesso de vendas

De acordo com os números oficiais que foram divulgados na data, o jogo original de The Last of Us conseguiu atingir um recorde de 3.4 milhões de unidades sendo vendidas em apenas três semanas após o seu lançamento. Com isso, o título acabou se tornando o de maior quantidade de unidades vendas em um curto espaço de tempo. O número foi tão impressionante que até Larry Hryb, diretor da Xbox Live, parabenizou a Sony e Naughty Dog pela conquista.

Expansão

Em fevereiro de 2014 foi lançada a primeira expansão oficial do game, que foi chamada de Left Behind. O foco da história era completamente em Ellie, sendo que o jogador controlava diretamente a personagem. Além disso, o game introduziu a personagem Riley, mostrando ela como interesse amoroso da personagem principal, e que acabou tendo um final trágico, moldando boa parte da personalidade de Ellie que foi explorada ao longo do título original.

Parte 2

Publicidade

Em 2016 foi oficialmente anunciado que uma sequência do game estava em desenvolvimento pela Naughty Dog. Antes disso, a produtora já havia lançado uma versão remasterizada do primeiro game, com diversas melhorias para o PS4, mas mantendo basicamente a mesma jogabilidade e história do primeiro jogo. Já o anúncio da sequência direta aconteceu com a desenvolvedora mostrando um trailer com Joel e Ellie mais velhos, indicando que o game exploraria um salto temporal na história.

Lançamento da sequência

Mas os fãs da franquia acabaram sofrendo bastante com o tempo de espera para o lançamento de The Last of Us Part 2, que foi acontecer somente quatro anos depois do seu anúncio oficial, no dia 19 de junho de 2020. Muitas mudanças aconteceram neste caminho, e a equipe criativa decidiu disponibilizar um título com mais foco na Ellie. Mesmo assim, Joel ainda se tornou um personagem muito importante na história, e acabou marcando presença em momentos que entraram para a história do videogame. O game vendeu 4 milhões de cópias em sua primeira semana, batendo recordes de outras aventuras do PS4, como God of War e Spider-Man. The Last of Us Part 2 se tornou o maior sucesso comercial exclusivo do console, naquela época.

Polêmicas

A história da sequência também acabou despertando algumas polêmicas em relação as decisões que foram tomadas pela equipe. Sem dar spoilers, podemos afirmar que as coisas que aconteceu durante o jogo dividiu opiniões, provocando muitos debates acalorados nas redes sociais. Até mesmo algumas campanhas de ódio acabaram surgindo contra o jogo e os seus desenvolvedores de uma forma geral.

Prêmios

Mas nada disso impediu que The Last of Us conseguisse se tornar um dos lançamentos mais importantes da indústria dos games, se tornando o jogo mais premiado da história. Até o momento ele conquistou 340 premiações de “Jogo do Ano” ao redor do mundo. Em uma das premiações mais importantes da indústria, o BAFTA Game Awards, o jogo conseguiu 13 indicações.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: