Topo

Vai estudar no verão? Confira dicas para não comprometer o rendimento

Saiba como continuar no ritmo dos estudos mesmo na estação mais quente do ano.
Publicidade
Comente

O verão geralmente é considerado como um período de férias escolares, pelo menos para a grande maioria dos alunos. Este é o momento que escolas e universidades costumam entrar em recesso, e os estudantes acabam pegando anos letivos em apenas parte desta estação. Mas nem sempre isso significa que as pessoas deixam completamente de estudar neste período. 

Vai estudar no verão? Confira dicas para não comprometer o rendimento

Existem diversos motivos que podem acabar fazendo com que as pessoas tenham que estudar durante o verão. Atualmente, por exemplo, muitas instituições de ensino, especialmente as Universidades públicas, ainda organizando seu calendário que acabou ficando parado durante os anos de pandemia. E isso faz com que as pessoas tenham que estudar em períodos que normalmente acabam sendo de férias. 

Além disso, as pessoas também podem acabar utilizando o tempo de férias para se dedicar a outros tipos de estudos. Muitos alunos se preparam para as provas de vestibular, por exemplo, durante este período, ou então começam a maratona de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que normalmente acaba acontecendo no final do ano.

Publicidade

Mas estudar durante o verão realmente não acaba sendo uma tarefa nada fácil, especialmente no Brasil, que é caracterizado por ter altas temperaturas entre os meses de dezembro e março. Mesmo assim, acaba sendo possível manter uma rotina de estudos para este período.

Estudar no verão é mais difícil?

A resposta é sim e já foi respondida através de pesquisas realizadas em diversos locais do planeta. Nos Estados Unidos, por exemplo, um projeto analisou o desempenho de 10 milhões de estudantes ao longo de 13 anos. No final dos estudos, os pesquisadores conseguiram identificar facilmente uma relação entre o clima e os resultados acadêmicos, sendo que nas regiões mais quentes as médias escolares eram mais baixas.

Uma outra pesquisa que foi feita por um grupo da Universidade de Harvard fez um experimento que dividiu jovens universitários em dois grupos: o primeiro teve acesso a ar-condicionado, enquanto o segundo permaneceu alojado em imóveis sem esse recurso. Após 12 dias de observação, ficou evidente que o calorão alterava capacidades cognitivas dos indivíduos, como tempo de reação e memória.

Publicidade

Essas pesquisas também identificam uma temperatura que pode ser considerada como a ideal para que as pessoas consigam estudar de uma forma mais eficiente. De acordo com os pesquisadores, a temperatura adequada para essas atividades é de 22ºC. 

Confira algumas dicas para quem deseja estudar durante o verão:

Utilize o ar-condicionado

Para as pessoas que possuem acesso a este tipo de equipamento em casa ou no local de estudos, é muito importante utilizar durante o verão. O objetivo é realmente deixar que a temperatura interna acabe ficando em torno dos 22ºC. Neste caso, pode ser interessante utilizar a função que mantém essa temperatura sem que seja preciso gastar muita energia elétrica, o que normalmente é encontrado nos aparelhos mais modernos.

Organize seus horários

Também é importante organizar os horários e a rotina de estudos com base nas características deste período. Durante o dia o calor tende a ser mais forte, por isso pode ser interessante que as pessoas mantenham rotinas de estudos para os horários do começo da manhã e do começo da noite, período que geralmente costuma dar uma refrescada.

Deixe o ar circular

Estudar um ambiente no qual seja possível manter o ar circulando de uma forma mais efetiva acaba sendo muito importante, especialmente no verão. Por isso, mantenha sempre as janelas e as portas abertas. Na grande maioria dos casos, o ar circulando ajuda a manter a temperatura mais agradável no ambiente. 

Procure espaços públicos

Caso os estudantes não tenham ar-condicionado na sua casa, ou não possa ficar com o aparelho ligado durante muito tempo em função do consumo da luz, ou ainda morem em um local muito abafado, a dica é procurar espaços públicos que permitam com que as pessoas estudem em um ambiente climatizado. Bibliotecas, por exemplo, geralmente são climatizadas. Cafés, shoppings e outros espaços como estes também geralmente oferecem uma temperatura mais agradável.

Fique sempre hidratado

Mantenha sempre uma rotina de hidratação ao longo dos dias, bebendo uma grande quantidade de água especialmente durante o verão. O líquido também ajuda a manter a temperatura corporal mais baixa. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: