Topo

Resultado do Enem 2023: Saiba o que fazer com as notas.

Confira como a pontuação obtida nas provas pode ser aplicada nas mais variadas seleções.
Publicidade
Comente

Todos os anos, milhões de estudantes que estão terminando ou que já concluíram o Ensino Médio realizam a prova do Enem. Em um primeiro momento essa prova acabou sendo criada com o objetivo de servir realmente como uma ferramenta de avaliação do Ensino Médio de uma forma geral, mas há mais de dez anos ele acabou se tornando uma oportunidade para acessar as mais variadas oportunidades no Ensino Superior.

Resultado do Enem 2023: Saiba o que fazer com as notas.

O Enem do ano de 2013 acabou sendo aplicado em dois dias de provas, 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. E o resultado está programado para ser liberado ainda neste mês de janeiro, já permitindo que as notas sejam utilizadas em determinados processos seletivos. Assim como acontece desde sempre, o resultado será liberado em um site que vai permitir a consulta individual com a pontuação em cada uma das áreas. O espelho da redação será liberado mais adiante. 

A previsão é de que as notas finais do Enem sejam divulgadas no dia 16 de janeiro, diretamente na página do participante. De acordo com a forma como o sistema normalmente funciona, para que seja possível acessar as notas os candidatos precisam se identificar no site, utilizando as mesmas informações de login e senha para fazer as provas. 

Publicidade

A partir do momento que a nota fora liberada, os estudantes já podem pensar na forma como eles vão querer utilizar esta nota, uma vez que o Enem apenas por si não garante acesso a nenhum tipo de vaga. 

Confira algumas das principais formas de utilizar a nota do Enem e garantir que o desempenho possa ser utilizado para acessar uma determinada vaga ou oportunidade. 

SiSU

O Sistema de Seleção Unificado, mais conhecido apenas como SiSU, acabou se tornando um dos principais processos seletivos do Ensino Superior público. Ele reúne milhares de vagas nas instituições privadas que podem ser encontradas espalhadas pelo Brasil inteiro. 

Publicidade

Em um primeiro momento ele foi criado tendo como principal objetivo fazer com que as instituições privadas deixassem de fazer as suas seleções individuais, mas ele acabou se tornando um tipo de seleção complementar. Os candidatos podem concorrer tanto às vagas que são liberadas pelas Universidades no SiSU quanto nos vestibulares que as Universidades fazem de forma individual.

ProUni

Um dos principais motivos que levam os estudantes a fazer a prova do Enem é justamente tentar uma bolsa de estudos nas Universidades privadas distribuídas através deste importante programa. 

A seleção acontece basicamente seguindo as mesmas regras do ProUni, com uma espécie de leilão acontecendo durante os quatro dias de inscrições, no qual os estudantes se inscrevem com suas notas e podem acabar mudando de escolha, na medida que sua nota acabe se tornando insuficiente para determinada vaga e em determinado curso escolhido.

Fies

Este é o programa de financiamento do ensino superior com recursos do poder público. Antigamente os estudantes precisam apenas se inscrever e cumprir alguns requisitos para conseguir as vagas. Mas com uma limitação na quantidade de recursos que foram disponibilizados para este programa, a concorrência também se dá a partir da nota obtida no Enem. 

Para conseguir um dos contratos que permite com que o pagamento das mensalidades do ensino superior privado aconteça somente depois da formatura, os estudantes devem obter uma nota média mínima acima dos 450 pontos nas provas do Enem. Além disso, eles também não podem tirar nota zero na redação.

Vestibular próprio

Além dos processos seletivos do governo federal, que são os três citados anteriormente, os candidatos ainda podem aproveitar essa nota do Enem para concorrer nos mais variados vestibulares que são realizados tanto pelas instituições públicas quanto as privadas. 

Diversas instituições públicas, incluindo aquelas que não estão na esfera federal, podem acabar adotando como principal critério as notas obtidas pelos candidatos no ENEM, dispensando assim a necessidade dele ter que fazer a prova privada. Além disso, existem instituições privadas que também adotam este critério, até mesmo para reduzir a quantidade de estudantes que precisam fazer as provas. 

Instituições internacionais

A nota do ENEM também pode ser utilizada como critério para que as pessoas conquistem as vagas em instituições internacionais. Neste caso, a nota acaba sendo levada em consideração a partir de convênios feitos com o governo federal. Atualmente mais de  instituições portuguesas aceitam a mesma nota. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: