Topo

Enem dos concursos: saiba quando se inscrever e quando será a prova

Confira a quantidade de vagas que serão disponibilizadas nesta seleção.
Publicidade
Comente

Foram divulgados os editais e todos os detalhes de como será o processo de aplicação das provas do Concurso Unificado destinado a preencher milhares de vagas no poder público federal, processo que foi apelidado de “Enem dos Concursos”. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo, os candidatos poderão se inscrever ainda neste mês.

Enem dos concursos: saiba quando se inscrever e quando será a prova

Diferentemente do que acontece em outros concursos, que acabam sendo feitos de forma isolada por cada um dos órgãos que possuem vagas abertas, exigindo que as pessoas tenham que se inscrever e fazer diferentes provas, este processo seletivo vai permitir que os candidatos efetivamente se inscrevam e concorram a centenas de vagas fazendo apenas uma prova. 

A única limitação é com relação ao grupo de vagas que os candidatos devem escolher no momento em que eles forem de fato se inscrever nestas provas. Ao todo, são 8 editais que estão sendo oferecidos neste processo seletivo, sendo que as provas vão acontecer todas no mesmo dia. 
Confira mais informações sobre o Enem dos Concursos:

Como se inscrever no Enem dos Concursos

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo federal, os interessados em participar deste processo seletivo poderão começar a se inscrever a partir do próximo dia 19 de janeiro. O prazo final terminará no dia 9 de fevereiro. A previsão é de que o governo receba cerca de 2 milhões a 3 milhões de pessoas.

Publicidade

Para se inscrever, os candidatos terão que ter uma conta válida no portal Gov.br, sendo que serão aceitas as inscrições de pessoas que tenham qualquer nível de segurança, não sendo preciso aumentar o nível, o que acontece com alguns procedimentos que acabam tendo que ser feito através deste sistema. 

No momento da inscrição, os candidatos deverão escolher 1 entre 8 blocos temáticos disponíveis, sendo que estes acabam tendo como principal objetivo reunir vagas que sejam consideradas como semelhantes, dentro de uma mesma área de atuação. 

Além disso, os candidatos poderão escolher quantas vagas quiserem dentro deste bloco, sendo que a ordem poderá ser feita em relação a preferência de cada um, e a aprovação deve seguir, pelo menos em um primeiro momento, este critério. 

Publicidade

O valor da taxa de inscrição que será cobrada para que os candidatos participem desta prova varia entre R$ 60 e R$ 90, sendo que os valores mais baixos são para as vagas intermediárias, e o valor mais alto são para as oportunidades destinadas aos candidatos de Nível Superior. Terão direito a isenção do pagamento desta taxa de inscrição pessoas que estiverem inscritas no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem for ou já tenha sido bolsista do Prouni ou Fies.

Vagas disponíveis no Enem dos Concursos

Através deste processo seletivo os candidatos interessados poderão concorrer a 6.640 vagas que serão distribuídas em diversos órgãos e autarquias do poder público em nível federal. Ao todo, serão 21 órgãos públicos que acabaram entrando nesta seleção.

As vagas são divididas em oito blocos temáticos, com oportunidades para candidatos de nível médio e superior. Uma única inscrição valerá para concorrer a um posto em mais de um órgão, desde que dentro do mesmo eixo temático.

As vagas serão distribuídas entre os seguintes blocos temáticos:

  • Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias
  • Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação
  • Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas
  • Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor
  • Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
  • Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação
  • Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública
  • Bloco 8: Nível Intermediário

Como serão as provas?

As provas acontecerão em apenas um dia, em 5 de maio. Os candidatos terão que fazer as provas em dois turnos, sendo que a realização do exame vai acontecer da seguinte forma:

Matutino (2h30 de prova)

  • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
  • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

Vespertino (3h30 de prova):

  • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
  • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

Provas serão sempre de caráter eliminatório e eliminatório. Além disso, para determinadas vagas, os candidatos também terão que passar por outras etapas da seleção, incluindo:

  • perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
  • procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
  • e procedimento de verificação documental complementar para indígenas.
     

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: