Topo

ProUni 2023/1: Saiba como se inscrever e tire suas dúvidas

Programa é um dos principais o acesso aos cursos de nível superior.
Publicidade
Comente

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) se tornou um dos principais programas de acesso ao nível superior e que permite com que as pessoas concorram a bolsas em instituições privadas. Todo o sistema de acesso acaba sendo feito a partir das notas que os alunos conseguem obter na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

ProUni 2023/1: Saiba como se inscrever e tire suas dúvidas

O programa de acesso foi criado no ano de 2004, sendo que de lá pra cá acabou tendo algumas mudanças em termos de atualizações de regras e de alguns procedimentos, mas a essência do programa acabou se mantendo a mesma. Os estudantes concorrem em um sistema que simula uma espécie de leilão, e podem concorrer tanto a bolsas integrais quanto parciais.

Os alunos podem se inscrever em duas edições do programa durante o ano, no 1º e no 2º semestre, sendo que para eles os estudantes utilizam sempre a mesma nota, que a do Enem mais recente. Mas, os estudantes só podem se inscrever quando não são contemplados na edição anterior e nem possuem nenhum tipo de inscrição ativa em cursos de nível superior.

Publicidade

Confira algumas das principais informações para participar do ProUni 2023/1:

Cronograma do ProUni 2023/1

Os candidatos devem se preparar, pois as inscrições para o ProUni começam nesta semana, seguindo este cronograma:

  • Inscrição: de 28 de fevereiro a 3 de março
  • Resultado da 1ª chamada: 7 de março
  • Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 1ª chamada: de 7 a 16 de março
  • Resultado da 2ª chamada: 21 de março
  • Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 2ª chamada: de 21 a 30 de março
  • Lista de espera (prazo para manifestar interesse): 5 e 6 de abril
  • Resultado: 10 de abril
  • Comprovação das informações da inscrição para os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera: de 10 a 19 de abril.


Quem pode participar do ProUni 2023/1?

Além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2022, que é considerado como a edição mais recente da prova  e que também será utilizado para o 2º semestre, os candidatos devem preencher os seguintes critérios:

  • ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública
  • ter cursado o ensino médio em instituição privada como bolsista integral
  • tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com ou sem bolsa)
  • ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista parcial ou sem a condição de bolsista
  • ser pessoa com deficiência
  • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica

Como saber se o candidato pode concorrer às bolsas integrais ou parciais?

Publicidade

A bolsa que o candidato pode ganhar no programa está diretamente relacionada com a renda familiar que precisa ser declarada no momento da inscrição e que posteriormente precisa ser confirmada através de documentos. Os critérios são os seguintes:

  • Bolsas integrais: estudantes que têm renda bruta familiar inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa.
  • Bolsas parciais (50%): pessoas que têm renda bruta familiar inferior a três salários-mínimos por pessoa.

Lembrando que entende-se por renda familiar a soma das rendas de todos os integrantes da família que residem na mesma residência do candidato.

Qual a nota mínima para participar do ProUni 2023/1?

Diferentemente do SiSU, que não exige uma nota mínima para que os candidatos participem, no ProUni os candidatos precisam ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas. Para obter a média, basta que os candidatos some as 5 notas obtidas nas provas do Enem (Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e depois dividir por 5.

Essa também acaba sendo uma informação que já está disponibilizada para os estudantes no boletim do Exame Nacional do Ensino Médio.

Como se inscrever no ProUni 2023/1?

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site https://acessounico.mec.gov.br/prouni

Os candidatos terão que informar os seus dados de acesso criados no portal gov.br, as mesmas informações utilizadas para se inscrever na prova do Enem.

Dentro do sistema, basta que os candidatos escolham as opções de cursos desejadas. Nos dias seguintes, até o encerramento, serão divulgadas prévias das nota de corte, a partir das inscrições dos demais estudantes, e os alunos podem modificar sua escolha, para ter mais chances de conseguir uma vaga com a sua nota obtida.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: