Topo

Povos indígenas: Confira um resumo para estudar sobre o tema.

Confira temas que geralmente são abordados em provas do Enem e Vestibular.
Publicidade
Comente

O dia 19 de abril é considerado como Dia dos Povos Indígenas no Brasil. A data sempre foi conhecida, e ainda é por muitos brasileiros, como o Dia do Índio, mas a mudança acabou sendo aprovada a partir da publicação de uma Lei no ano de 2022 e tem como principal objetivo explicitar a diversidade das culturas dos povos que são considerados como originários no Brasil.

Povos indígenas: Confira um resumo para estudar sobre o tema.

O assunto é muito importante dentro do Brasil e, de tempos em tempos, acaba sendo debatido nas mais variadas esferas. E, como não poderia deixar de ser, o assunto também costuma ser abordado nas mais variadas provas que precisam ser feitas pelos estudantes, como os vestibulares das principais instituições de ensino e também o Exame Nacional do Ensino Médio.

Confira alguns dos pontos mais importantes que precisam ser observados pelos estudantes quando estiverem passando pelo tema:

O que são considerados como povos indígenas?

Publicidade

Estes são pertencentes ou descentes dos primeiros habitantes do território que agora é conhecido como o Brasil. Estes seres humanos se estabeleceram no local há milênios, muito tempo antes da chegada dos portugueses, que foram considerados como os descobridores do Brasil para o mundo.

É difícil conseguir encontrar uma previsão e datas em relação ao surgimento dos povos indígenas. Também não é possível saber quantos deles moravam por aqui antes da chegada dos portugueses, mas pesquisadores indicam que o número poderia ser de cinco a sete milhões de índios.
Mas, atualmente, de acordo com os dados do Censo, existe um pouco mais de 800 mil pessoas que se autodeclaram como indígenas.

De onde vieram os povos indígenas?

A origem dos povos indígenas no Brasil está diretamente relacionada a forma como o ser humano se distribui pelo mundo a partir das mudanças geográficas que foram acontecendo ao longo da história do planeta. Portanto, a explicação mais aceita em relação as suas origens é a de que eles são descendentes dos humanos nascidos no continente africano.

Mais para frente na história da humanidade, acredita-se que os humanos chegaram não apenas no Brasil, mas em todo território do continente americano, através dos movimentos de migrações terrestres. Estes se deram através da exploração pelas pessoas do Estreito de Bering, que separa o Alasca da Rússia. Essas migrações teriam acontecido durante o período da glaciação.

Quais os vestígios históricos mais antigos dos povos indígenas no Brasil?

Publicidade

Em relação as pesquisas que foram feitas de forma mais específica e focada no território brasileiro, os vestígios históricos que foram encontrados, e portanto acabam sendo considerados como os oficiais em termos de pesquisa, remontam há 12 mil anos atrás em relação ao nosso período presente. Os pesquisadores afirmam ainda que a chegada no nosso território se deu através da Amazônia, que mesmo sendo considerado como uma região complexa em termos de perigos para os humanos, tinha vastos corredores de clima Semiárido, o que facilitava a locomoção.

Mas também existem vestígios arqueológicos que já foram encontrados no Brasil que indica uma presença humana que remete há um período de 43 mil anos atras. Estes vestígios foram encontrados onde atualmente é o estado do Piauí. Mas ainda existem diversas discussões científicas sobre estes achados.

Quantas etnias diferentes de povos indígenas atualmente podem ser encontradas no Brasil?

Uma das características dos povos indígenas é o fato de que foram sendo criadas diversas etnias. Eles se estabeleciam em grupos em uma determinada região e muitas vezes não havia qualquer comunicação com outros grupos, mesmo morando em distâncias que, nos dias de hoje, são consideradas curtas. Com isso, eles acabam desenvolvendo características culturais completamente diferentes.

Atualmente, de acordo os dados do Censo, existem cerca de 300 etnias que ainda possuem representantes vivos, mas este número deveria ser muito maior anteriormente, quando a população de índios estava na casa dos milhões. Atualmente essas pessoas são catalogados dentro de quatro grandes troncos étnicos, que são: aruak, karib, macro-jê e tupi. Mas nem todos os povos indígenas do Brasil podem ser classificados dessa forma.

Quais são os principais problemas vividos pela população indígena brasileira na atualidade?

São diversos os problemas que a população indígena vive atualmente no Brasil, como a falta de respeito com a sua cultua, o preconceito e a falta de acesso a serviços básicos.  Mas um dos problemas que mais impactam a vida deles atualmente é a questão da demarcação de suas terras.

A Constituição de 1988 garante este direito, sendo que essa demarcação é uma obrigação do Estado Brasileiro. Mas, na prática, isso não acontece. Além disso, são diversos os casos de pessoas que invadem as terras dos índios para promover atividades comerciais, muitas delas ilegais.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: