Topo

Como estudar e passar no Enem em 2023. Confira dicas.

Alunos devem intensificar preparativos a partir da metade deste ano.
Publicidade
Comente

Com a proximidade da metade do ano, os estudantes que estão de olho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano de 2023 devem intensificar os preparativos. A prova acabou se tornando uma das principais ferramentas utilizadas pelos estudantes que desejam acessar o nível superior.

Como estudar e passar no Enem em 2023. Confira dicas.

Através da nota obtida pelo aluno no Enem, os estudantes podem concorrer em uma série de programas importantes focados nesta etapa do ensino, como o SiSU, que é o sistema de seleção unificada que oferta vagas em instituições públicas do país inteiro, e também o ProUni, que permite com que os alunos tenham acesso as bolsas de estudos oferecidas pelo governo federal nas instituições privadas, dentre outros.

Quando os alunos conseguem tirar uma boa nota no Enem, eles praticamente garanteM a suas vagas nos cursos mais disputados o que quase sempre é o objetivo, especialmente nas instituições federais que, além de serem consideradas de excelência, ainda são completamente gratuitas.
Confira algumas dicas práticas para estudar e garantir uma boa nota no Enem 2023:

Faça um bom planejamento

Antes de mais nada, fazer um bom planejamento é uma das dicas mais certeiras para quem quer estudar de uma forma efetiva para o Enem 2023. É preciso criar um plano de estudos com base na data das provas, que acontecerão em novembro, e também o prazo que os alunos terão para revisar cada um dos assuntos.

Crie um ambiente adequado para os estudos

Publicidade

Para estudar de forma efetiva, os alunos não devem desconsiderar o efeito que o ambiente acaba tendo na rotina de aprendizagem. Conseguir fazer com que o cérebro consiga, de fato assimilar um conteúdo novo, especialmente os mais complexos, exige foco e atenção, e isso só se consegue quando as pessoas estão em um ambiente tranquilo, feito para os estudos, livres de distrações e também com uma iluminação adequada. E, caso o estudante opte por ler e fazer exercícios nas telas, como computador e smartphones, é importante respeitar um tempo de descanso em virtude da iluminação emitida.

Não fique apenas na teoria

Por mais que muitos estudantes acreditem que eles conseguem aprender apenas lendo a teoria, é muito importante que eles comecem a colocar seu conhecimento a prova, especialmente nos meses que antecedem a prova. Para isso, é muito importante que os alunos busquem provas anteriores, simulados e exercícios que possam ser resolvidos. E isso não deve ser feito apenas nas disciplinas de exatas. Os alunos também devem estar preparados para a forma como as questões de humanas também se apresentam nas provas do Enem.

Aprenda com os erros

Ao invés de ter medo ou vergonha dos erros, é muito importante que os alunos aprendam com os problemas que vão surgindo conforme eles vão estudando. Os erros durante a resolução dos exercícios, por exemplo, não devem ser desconsiderados. Os estudantes devem anotar todos eles para entender o que realmente está levando ao erro e buscar outras formas de aprendizado. Quando a maioria dos erros forem de uma matéria específica, o aluno deverá priorizar o conteúdo nas semanas que antecedem o Exame.

Fique de olho no tempo

Publicidade

O tempo também é um elemento que deve ser observado durante o processo de estudos. E isso acontece pelo fato do Enem ser uma prova realmente muito extensa e cansativa. Muito provavelmente será a primeira experiencia que o estudante terá com uma prova neste formato. Portanto, será muito importante entender o tempo que o aluno leva para ler e resolver as questões, para saber se o prazo está contemplado na quantidade de horas que o aluno terá para resolver as questões nos dias da prova.

Treine a redação

Além de todo o conteúdo das disciplinas que devem ser estudados pelos alunos, uma prova muito importante dentro de todo o Exame é a redação. Essa é a única prova que, na maioria das seleções, pode acabar tirando completamente o aluno da classificação caso seja zerada. E também é uma prova que não possui uma matéria específica que precisa ser estudada, mas sim um conjunto de disciplinas que precisam ser colocadas em prática. Por isso, é fundamental que os alunos treinem a redação, pelo menos uma vez por semana.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: