Topo

Dicas para estudar com as crianças nas provas finais

Publicidade
Comente

Existem crianças que tem o verdadeiro amor, naturalmente pelos estudos. Apesar disso existem outras que tem grande preguiça e detestam os livros, apostilas, cadernos, etc, sempre tirando notas baixas na escola. Por este motivo precisam de uma ajuda de seus pais para estudarem para as provas e também fazerem suas tarefas de casa. Se seu filho por acaso se enquadra em um destes itens, procure entender algumas coisas. A seguir daremos algumas dicas para ajudar uma criança a estudar da melhor forma possível, como resultados você vai ver que será rápido e fácil.

Para que a criança possa aprender tudo o que você pretende ensinar, é necessário se ter muita paciência e também dedicação, algo que com certeza deverá funcionar, uma coisa que é óbvia para você, talvez para ela possa ser algo muito complicado, pois as crianças possuem pontos de vista diferenciados do nosso. Assim que a criança chegar da escola e almoçar ou mesmo tomar o seu café da tarde, procure perguntar se ela tem alguma tarefa de casa para ser feita. Se a criança disser que sim, peça que ela faça imediatamente, pois tudo o que foi ensinado na escola ainda estará fresco. Procure não fazer a tarefa com ela, mas dica que se ela tiver qualquer dúvida você com certeza estará por perto para ajuda-la. Desta forma ela ficará condicionada sempre a estudar logo que chega da escola criando uma rotina diária.

Este estudo deverá ser realizado gradativamente para que tenha êxito, no início poderá ser um pouco mais difícil, pois as crianças tendem a ter um pouco de resistência, porém se criar um costume a ajudar isso se torna um hábito até mesmo prazeroso.

Ajudar a criança nos estudos não significa realizar os trabalhos e suas tarefas, porém muitos pais ficam impacientes quando vêem os seus filhos realizando os trabalhos de forma lenta por terem dificuldades e não aguentam ajudando a desenvolver os problemas fazendo tudo sozinho e de forma bem rápida, por terem uma destreza maior que a criança. Desta forma quem aprendeu foram os pais e não as crianças que precisavam mais. Por este motivo o papel é sempre guiar os filhos nos estudos, explicando-lhes o que deverá ser feito para que eles possam realizar depois disso suas tarefas sozinhos.

Publicidade

Existem vários tipos de aprendizes, os três tipos mais comuns são o visual, o auditivo e o sinestésico. Este primeiro grupo possui uma facilidade muito maior de aprender quando visualizam o que é ensinado, ou seja, não costumam realizar muitas anotações e memorizam todas as explicações aprendendo exclusivamente desta forma, se por acaso fizerem de outra forma até mesmo gera confusão nas suas formas diferenciadas de pensar. O segundo grupo, é quando ouve, então uma boa dica é levar um gravador para a sala de aula, e gravar as aulas, tendo dúvidas basta escutar que facilita bastante o estudo, este tipo de aprendiz possui a capacidade de anotar pontos importantes e associar com aquilo que aprendeu para realizar exercícios por exemplo. Já a terceira categoria normalmente é a das crianças mais complicadas, aquelas que são inquietas e cheias de energia, que precisam tocar e ver movimentos para aprender, vídeos práticos na internet de explicações são uma boa sugestão.

É muito importante antes de qualquer coisa tentar descobrir que tipo de aprendiz é o seu filho para que possa o ajudar de uma forma mais efetiva nas suas tarefas de estudos.

Publicidade

Estes estudos para as provas devem ser realizados diariamente, e não mesmo no dia anterior das provas. Pois o nervosismo não deixa você estudar. A maioria das crianças deixa os estudos para a última hora. Pegar os livros e apostilas apenas na noite anterior á prova não é uma boa pedida, em alguns casos mais extremos, elas até acordam de madrugada para estudar.

Apesar disso quando o estudo passa a ser realizado dessa maneira, não é fixado na mente e se torna uma obrigação, fazendo com que mesmo que você tenha interesse em estudar acabe por esquecer de tudo pois está irritado e cansado, ou acontecem ainda aqueles famosos brancos na hora de realizar a prova.

Se o conteúdo por sua vez for dado no dia e relido, estudado em casa no mesmo dia, ele procura ficar no cérebro da criança por muito mais tempo, podendo durar inclusive para a vida inteira.

O ambiente para o estudo também deve ajudar, devendo ter algumas características como:

Ser um lugar silencioso e sossegado;

Deverá contar com silêncio, sem música ou televisão ligados;

Contar com uma mesa, esta que deverá ter apenas materiais que sejam básicos para os estudos para que não aconteçam distrações com outras coisas como por exemplo fotos, revistas, entre outras coisas;

Uma cadeira confortável, para que se mantenha a boa postura e não tenha dor nas costas durante os estudos são também uma boa pedida;

Um bom dicionário não pode faltar, ás  vezes aparecem termos que você acha que é uma coisa e é outra, mudando todo o sentido do estudo, acabando por sua vez dificultando o entendimento;

Motivação e autodisciplina são pontos muito importantes.

Um homem que não possui objetivos não sabe para onde vai, e um fator que determina o bom estado é a vontade de sempre querer saber mais, esta vontade deverá vir do aluno, e sem ela o aluno não chegará a lugar algum. Para que isto possa acontecer o aluno deverá saber onde quer chegar, e ter objetivos bem definidos.

A auto disciplina deverá entrar neste ponto, ajudando o estudante a treinar para ter um domínio sobre a sua imaginação, fantasia, emoções ou mesmo impulsos. Além disso a constância vence consideravelmente as impressões de falso cansaço que normalmente aparecem.

Outra coisa muito importante é o tempo, separar um tempo para estudar é fundamental, e é preciso um empenho por parte do estudante para que se realize um bom estudo e entendimento dos conteúdos, esta dica vale também para as crianças. Estimule ela a estudar o quanto antes para depois dos estudos poder brincar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: