Topo

Como educar filhos no mundo moderno

Publicidade
Comente

Um desafio enfrentado pelos pais atualmente gira em torno de como educar os filhos no mundo moderno, uma tarefa que já foi árdua, mas hoje pode ser considerada relativamente mais simples devido ao acesso à informação.

Acompanhe um esboço sobre, como educar filhos no mundo moderno

educar-filhos

O conceito de pai

Para educar filhos na atualidade, é preciso primeiro se desprender do velho conceito de pai que se tinha outrora, onde os estes se colocavam como donos da verdade e por isso senhor da vida dos filhos (algo que infelizmente ainda ocorre em determinadas famílias).

Ser pai no mundo moderno é, antes de qualquer coisa, ser amigo, pois a própria filosofia moderna tem levado a entender que o conceito de líder prevalece sobre o conceito de chefe, motivo pelo qual fica descabida a alcunha de chefe de família noutras épocas delegadas aos pais de família.

Seguindo o conceito moderno, é necessário que o pai faça a criança compreender que ela é livre pra expressar suas opiniões quando contraditórias ao que lhe está sendo apresentado. Dessa forma, a criança compreende que está conversando de igual pra igual e, além de se sentir orgulhosa, passará a ter respeito pela figura do pai e não tão somente medo, como ocorre frequentemente em famílias mais tradicionais.

Elogios x repreensão

Um dos conceitos que a filosofia moderna traz, dá conta de que o encorajamento produz mas efeito educativo que a repreensão, e o motivo é óbvio, naturalmente ninguém gosta de ser repreendido diante de uma falha, logo, é preferível ser elogiado diante dos acertos, e diante das falhas ser tão somente levado a reconhecer o erro, virtude, inclusive, muito faltante, até mesmo nos adultos atualmente, mas que pode ser assimilado com o tempo e aplicado ao ensino da criança.

Quanto ao que fazer para resistir em não repreender a criança, voltamos ao ponto do diálogo, que é fundamental em todo ciclo educativo, portanto basta conversar com a criança e levá-la, de forma consciente, a reconhecer o erro quando houver e, da mesma forma, admitir quando errar no julgamento com a mesma, dessa forma será criada empatia e respeito mútuo com o filho.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: