Topo

2 dicas para ensinar os filhos sobre finanças

A solução para o Brasil crescer ainda mais financeiramente está em instigar as crianças e jovens a investir em renda variável. Veja os benefícios disso!
Publicidade
Comente

O Brasil é um dos países com pior ensino financeiro para as crianças. Não é nenhuma coincidência que 90% de todo o dinheiro das pessoas estejam em renda fixa, ou seja, colocam quase tudo em poupança. A verdade é que elas acreditam que a renda variável é perigosa, portanto preferem apostar no que é certo, mesmo que o retorno seja bem menor.

Em tempos de crise, como vem acontecendo desde 2008, quem não entende de economia está sossegado com a situação, mas não percebe que a inflação está comendo todo o juros SELIC! Enquanto as pessoas deixam o dinheiro na poupança, o preço dos alimentos e serviços aumenta mais rápido do que o retorno que eles podem ter.

O Guido Mantega declarou que para o Brasil sair da situação em que se encontra (PIB abaixo do esperado para o primeiro trimestre de 2013, dólar em alta perante o real, etc), é necessário que as pessoas passem a investir. No entanto, o momento é justamente propício para que elas fujam destas situações.

A solução para o Brasil crescer ainda mais financeiramente está em instigar as crianças e jovens a investir em renda variável. Mostrar os benefícios de investir na Bolsa de Valores, Tesouro Direto e afins é essencial para que elas entendam que esta é a melhor maneira de conseguir a independência financeira.

O grande revés é que os adultos acreditam que falar de dinheiro com criança é ruim. Torna as pessoas gananciosas, pouco humildes e frias. Preferem ensinar sobre religião e deixar as finanças pessoais de lado. A única frase dita é: estude bastante para conseguir um bom emprego. Será que isso está certo mesmo? O ideal é falar sobre modos de preservar e aumentar o patrimônio.

Como ensinar os filhos sobre finanças pessoais?

Como ensinar os filhos sobre finanças pessoais

A tarefa não é fácil, mas quanto mais cedo começar, melhor. Falar um pouquinho por dia sobre isso, sem parecer tão desesperado, é o ideal para que aos poucos ele vá entendendo o real sentido de economizar, investir e ganhar mais dinheiro.

Como diria um dos profissionais responsáveis por investimentos em um grande banco brasileiro, “investir é atrasar seus prazeres para ter ainda mais no futuro”.

1# – Criar relação com o que ele mais gosta

O filho só vai entender sobre investimentos e economizar dinheiro quando passar a ver relação com o seu mundinho. Quando adultos, as pessoas querem comprar carro. Já enquanto são crianças, o principal produto que desejam é algum jogo, e muitas vezes baratinho. O importante é valorizar o dinheiro.

Caso o presente que ele deseja custe 5 reais, mostre os caminhos para ele alcançar este valor o quanto antes.

2# – Ensine o básico sobre juros

Pode parecer complicado ensinar porcentagem para crianças, mas quando utilizamos metáforas, o obstáculo some. Tente ensinar a essência dos juros para que ele entenda que economizando 2 reais, ganhará 2 reais e 20 centavos no mês seguinte.

Aos poucos, ele entenderá o sentido disso. O importante é não ter pressa, por esta razão, comece bem cedo e sempre bem calmo nas explicações.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: