Topo

Zumbido no ouvido: Conheça as principais causas

Problemas no canal auditivo podem afetar outras áreas do corpo.
Publicidade
Comente

Nada mais incômodo do que sentir que alguma coisa está errada com o nosso canal auditivo. Muito mais do que simplesmente o órgão que acaba sendo responsável pela audição. Na verdade, todo o sistema auditivo também acaba sendo responsável pelo equilíbrio do corpo, uma vez que capta e envia informações para o cérebro o tempo inteiro. 

A grande maioria das pessoas, pelo menos em algum momento da sua vida, acabou sentindo que algo não estava bem com o seu sistema auditivo. Escutar um zumbido frequente também é uma reclamação muito comum. E existem diversos motivos que podem estar causando essa interferência, que realmente pode acabar fazendo com que as pessoas tenham uma série de outros contratempos, como dor de cabeça, enjoo, tonturas, etc. 

Mesmo que seja algo que possa ser considerado como algo rotineiro, é muito importante que as pessoas acabem dando uma atenção um pouco maior para este tipo de sintoma, sempre procurando ajuda de um médico otorrinolaringologista para fazer um exame completo e verificar o que está acontecendo. Pois causas simples realmente podem se tornar problemas mais complexos com o passar do tempo. 

Zumbido no ouvido: Conheça as principais causas

Confira algumas das principais causas do zumbido no ouvido:

Muita cera acumulada

Publicidade

A cera é produzida de forma  natural pelo organismo humano e que acaba tendo como principal objetivo oferecer uma dose extra de proteção para o ouvido, tentando capturar um pouco da poeira e sujeira que pode entrar do lado de fora para o lado de dentro. No entanto, em determinados casos, as pessoas produzem cera demais e ela pode acabar obstruindo parte do canal auditivo. Neste caso, um simples procedimento de limpeza, mas que deve ser feito por um profissional da área de saúde, resolve a situação. 

Exposição a sons altos

Determinadas pessoas acabam demonstrando ter uma sensibilidade maior em relação ao seu sistema auditivo de uma forma geral. Estas geralmente acabam não se sentindo muito bem em ambientes fechados que tenham uma música em volume muito alto por um longo tempo, ou ainda escutar fones de ouvido com o volume muito elevado. Essas pessoas podem acabar sentindo um zumbido durante o tempo. Mas, caso isso persista por mais de uma semana, é recomendado procurar um médico para fazer uma avaliação. 

Infecções na região do ouvido

Existem diversas possíveis causas para o surgimento de uma infecção na região do ouvido: bactérias, fungos ou vírus. Quando isso acontece, existe uma alteração na pressão do ouvido que se dá justamente pelo acúmulo dos líquidos que acabam sendo produzidos durante o período da infecção. E isso faz com que o zumbido apareça, geralmente acompanhado de outros sintomas, como dor e pressão. Esse diagnóstico deve ser feito com a avaliação de otorrinolaringologista e o tratamento geralmente é feito com determinados antibióticos, sempre de acordo com a prescrição médica. 

Labirintite

Publicidade

A principal característica da labirintite é ser uma inflamação ou infecção que afeta diretamente o labirinto, que está localizado no ouvido interno. Além do zumbido que normalmente aparece quando as pessoas estão sofrendo com uma crise, também existem outros sintomas muito comuns, como tontura, náusea, falta de equilíbrio ou mal estar geral. Dentre as principais causas está a infecção por vírus,  diabetes, pressão alta ou fatores emocionais. 

Disfunção temporomandibular

Essa é uma situação que acontece devido a uma alteração na articulação que leva o maxilar à mandíbula. Essa parte do corpo é basicamente a responsável por permitir que a s pessoas consigam abrir e fechar a boca. E essa alteração pode acontecer pelos mais variados motivos, sendo que um dos mais comuns é quando as pessoas apertam muito os dentes uns contra os outros durante o sono. Também pode acontecer quando as pessoas sofrem uma lesão ou um impacto muito forte nesta região. 

Alterações na estrutura do ouvido

Veja também:

Quando acontece alguma mudança na estrutura do ouvido de uma forma geral também pode ser uma causa de zumbidos. Essas alterações podem acontecer também pelos mais variados motivos, sendo que um dos principais é a malformação dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue circule pelos vasos sanguíneos com mais força. Também pode acontecer o enrijecimento dos ossos do ouvido, chamada de otosclerose, ou espasmos nos músculos do ouvido, por exemplo, levando ao surgimento do zumbido ou até perda da audição.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: