Topo

Intoxicação Alimentar: Saiba o que é e como evitar

Publicidade
Comente

É muito importante se ter cuidados para servir alimentos, procure não aguardar mais de duas horas para servir o alimento na sua casa, principalmente maionese. Em restaurantes por exemplo, os alimentos frios devem ser colocados sempre no gelo.

A intoxicação alimentar sempre ocorre quando uma pessoa ingere alimentos que estiverem contaminados por algumas bactérias específicas. Algumas condições são favoráveis para que aconteça esta infecção, como o aumento de temperatura que pode criar bactérias extremamente perigosas em ambientes de máxima higiene inclusive. É bem comum no verão se comer na praia ou mesmo em barraquinhas sem saber da procedência da comida que está se ingerindo. É fato certo que a intoxicação alimentar é sempre provocada por três tipos de bactérias como por exemplo as das seguintes classes:

Clostrídios, que são as bactérias disseminadas através das moscas que podem até mesmo estar no ar, na poeira ou mesmo no chão. Sempre sobrevivem á fervura durante horas seguidas. Em temperaturas que chegam a menos de 20 graus ou acima de 60 elas se mantên inativas. Na maior parte dos casos a pessoa que foi contaminada tem como sintomas fortes dores abdominais e uma diarreia fortíssima. Este tipo de intoxicação deverá ser combatida através de um bom repouso e também a ingestão de grandes quantidades de líquidos. Procure sempre um médico para verificar qual a gravidade da situação. O Botulismo é uma doença causada por uma bactéria chamada Clostridium botulinum é uma forma bastante grave, rara e mortal em alguns casos de intoxicação alimentar. A bactéria ao invés de atacar o intestino como em todos os outros tipos de intoxicação, costuma atacar o sistema nervoso e apresenta um tratamento bastante diferenciado onde o paciente é internado em um hospital, sendo submetido a um tratamento intensivo.

Publicidade

As características consideradas clínicas podem incluir as dores abdominais, dores de cabeça fortes, vertigem, vômitos, paralisias agudas incluindo respiratória, espasmos, entre outros sintomas. A bactéria poderá ser encontrada em diversas localidades, como água, solo, peixes, vegetais e também frutas. A bactéria poderá estar em qualquer tipo de conserva em latas e vidros, principalmente no caso de vegetais como picles, cogumelos, palmitos, patês, entre outros. Ao comprar estes alimentos, uma boa dica é observar a data de validade e as condições da lata. Nunca compre um produto se a sua lata estiver amassada ou estufada. Antes que possa consumir os alimentos acondicionados em vidros ou latas, procure os ferver por 10 minutos.

A salmonela por exemplo, é uma bactéria que comemora todo o tipo de carne utilizado na alimentação antes do animal ser abatido. O cozimento completo da carne contaminada destrói totalmente as bactérias que são movidas. Os sintomas poderão ser graves ou não dependendo do caso e da pessoa, além da quantidade de toxina ingerida e da resistência natural de cada um dos organismos infectados. A intoxicação por salmonela quase nunca causa enjoos, dores de estômago, normalmente a pessoa que está contaminada poderá ter febre, enjoos, dores no estômago, de cabeça e um pouco de febre. Nestes casos menos graves um dia de repouso e também a ingestão de grandes quantidades de água devem ser realizadas, mas de qualquer  forma procure um médico.

O Estafilococos por exemplo, está sempre presente na superfície da pele humana, principalmente em torno do nariz, em algumas infecções cutâneas como por exemplo machucados, furúnculos e espinhas. Pode aparecer em um corte infeccionado na mão ou no braço de uma dona de casa que prepara refeições para a sua família por exemplo, contaminando alimentos se não forem cozidos corretamente, por no mínimo meia hora a partir de 60 graus. Os sintomas perceptíveis são tonturas, náuseas sempre acompanhados de vômitos. É sempre importante se procurar um médico.

Publicidade

Algumas toxinas químicas por exemplo encontradas em alimentos como cogumelos, poderão ser causadoras de diversas intoxicações químicas. Procure sempre lavar as mãos antes de preparar alimentos, procure ainda manter peixes, carnes, ovos e laticínios na geladeira até o grande momento de os preparar. Os alimentos que tiverem fora do refrigerador nos períodos de calor deverão ter o risco de apresentar o crescimento de salmonela, que causa infecções gastrointestinais. Alimentos que sobrem de uma refeição para consumo posterior deverão ser congelados imediatamente ou jogados fora. Os crustáceos por exemplo deverão ser bem cozidos podendo conter vírus causadores de hepatite ou mesmo bactérias que causam intoxicação alimentar.

Ants de cozinhar todos os utensílios utilizados deverão cuidadosamente ser lavados antes de se receber novas porções mesmo que sejam do mesmo alimento. Quanto a água, na dúvida, beba somente água mineral. Os alimentos que podem ser consumidos ou comprados por ambulantes ou de barracas de praia sempre são arriscados principalmente quando não é possível se verificar as condições de higiene do preparo.

Procure sempre verificar as condições de higiene do preparo de alimentos. Quanto as verduras, procure lavar em água corrente verduras e frutas, sempre se certificando de que os alimentos estão sendo cozidos da melhor forma possível.

Se por acaso você tiver um ferimento em sua mão ou braços, antes de manusear os alimentos procure proteger o machucado com um esparadrapo e utiliza luvas de borracha. Uma observação muito importante é que somente um médico poderá diagnosticar doenças além de indicar tratamentos e receitar remétios.

Para se evitar a intoxicação alimentar é importante se tomar alguns cuidados simples e rápidos, com estas dicas é possível se comer alimentos com total segurança:

Primeiramente evite consumir sanduíches na rua, mesmo que sejam apenas de saladas;

Procure somente comer alimentos que tenham boa procedência como por exemplo em restaurantes ou mesmo lanchonetes em que os alimentos não fiquem expostos.

Na praia o que é ideal é levar os alimentos de casa, sempre evitando comprar sanduíches, sucos e também espetinhos dos vendedores livres,

No verão, nos dias que estiver muito calor, procure evitar comer maionese ou mesmo outros molhos que possam estragar com muita facilidade;

Nunca consuma alimentos mal passados, procure cozinhar muito bem os alimentos;

Procure também sempre lavar as mãos com água e sabão inclusive no meio dos dedos antes de comer.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: