Topo

Falta de vitaminas e sais minerais causa "fome oculta", diz estudo

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias de medicina em geral! Falta de vitaminas e sais minerais causa "fome oculta", diz estudo
Publicidade
Comente

Uma má alimentação costuma ser definida por especialistas como aquela em que o indivíduo não ingere a quantidade de nutrientes necessária ao bom funcionamento do corpo. De acordo com um estudo recente, quando isso acontece a pessoa tende a desenvolver um problema que vem sendo chamado de ‘fome oculta’, causado pela falta crônica de vitaminas e sais minerais.

Quando o problema se encontra em estágio inicial, essa carência de vitaminas e sais minerais pode até passar despercebida, por causar sintomas leves, a exemplo do enfraquecimento das unhas. Apesar disso, quando o problema fica sem tratamento por um longo período, os danos à saúde podem ser gravíssimos, podendo ocasionar até mesmo a anemia.

Falta de vitaminas e sais minerais causa “fome oculta”, diz estudo

Falta de vitaminas e sais minerais causa "fome oculta", diz estudo

Publicidade

De acordo com especialistas, se uma pessoa não ingere diariamente os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo, incluindo aqueles em que apenas doses mínimas são requeridas, a tendência é que seu organismo cedo ou tarde acabe sentindo falta.

Como evitar esse problema

Para evitar o problema, nutricionistas recomendam a ingestão de alimentos com alta densidade nutricional, esses alimentos tem capacidade de oferecer grandes quantidades de proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras, ao passo que oferece também um baixo teor de gordura saturada, açúcares e sódio.

Alguns exemplos de alimentos que se enquadram nessa categoria de alta densidade nutricional são os vegetais, frutas, grãos integrais, leites e derivados, carnes magras, leguminosas, castanhas e sementes.

Publicidade

Leia também:

Caloria Vazia VS Zero Caloria

Nutricionistas alertam que existem diversos produtos ricos calorias e com pouquíssimos nutrientes em suas composições, possuindo, portanto, uma baixa densidade nutricional. Dentre esses alimentos encontram-se os quitutes e guloseimas, a exemplo de pizzas, salgadinhos fritos, alimentos processados e os doces em geral.

Por uma série de fatores, a ingestão excessiva desse tipo de alimento costuma ser prejudicial à saúde, um desses fatores é o fato deles não suprirem as necessidades nutricionais do organismo, além do que, podem em alguns casos até mesmo prejudicar a absorção de nutrientes importantes de outros alimentos.

Na opinião de especialistas, os produtos industrializados que geralmente são ricos em sódio, podem atrapalhar assimilação do cálcio pelo organismo. Caso a carência desse nutriente seja prolongada, existe a possibilidade de o indivíduo acabar desenvolvendo osteoporose.

Orientações nutricionais para evitar a carência no organismo

Para suprir as necessidades do organismo, nutricionistas orientam que em todas as refeições seja adicionado algum tipo de ingrediente rico em proteína. As opções incluem ovo, carne magra, frango, peixe, leite, queijo ou iogurte. Além disso, recomenda-se também a ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas e mineiras, como por exemplo, as verduras, os legumes e as frutas. Na opinião de especialistas, uma dieta saudável é aquela que inclui alimentos de cada uma das categorias nutritivas de alimentos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: