Topo

Dor nas costas: RPG, Acupuntura, Quiropraxia... veja o que realmente funciona

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! Dor nas costas: RPG, Acupuntura, Quiropraxia... veja o que realmente funciona
Publicidade
Comente

A dor nas costas é um um mal que atinge uma enorme quantidade de pessoas ao redor do mundo, independentemente da idade, sendo portanto, tão comum em jovens e crianças quanto em pessoas de meia idade e idosas.

No caso dos jovens, o problema geralmente está associado aos malefícios da era digital, sendo na maioria das vezes, fruto da falta de postura diante de equipamentos eletrônicos, tais como notebooks, computadores, smartphones, tablets, etc.

No caso dos problemas decorrentes da tecnologia, há também os casos em que as dores somente se manifestarão no futuro, o que não significa necessariamente que não devem ser tomados alguns cuidados em relação ao problema. Apesar da importância dos cuidados, porém, é imprescindível que se saiba exatamente qual é o melhor método a recorrer para não acabar agravando ainda mais a situação.

Publicidade

Na sequência traremos algumas dicas que podem ser de extrema utilidade pra quem quer tratar ou até mesmo evitar os problemas de dores nas costas. Confira!

Dor nas costas: RPG, Acupuntura, Quiropraxia… veja o que realmente funciona

De acordo com os ortopedistas os tratamentos para dores nas costas dependem do agravamento da situação do paciente. Na maioria dos casos  o paciente chega ao consultório reclamando de uma crise de dor nas costas (ou um travamento na coluna, como é popularmente falado).

Esse tipo de caso é na verdade uma espécie de autoproteção que a coluna desenvolve para conseguir evitar alguma lesão mais grave. Nesses casos o tratamento é feito de forma mais direta e intensa à base de medicamentos, injeções e até mesmo fisioterapia. Para combater a dor nessas situações, são utilizados métodos de acupuntura e de quiropraxia.

O que fazer com as persistentes dores nas costas

Dor nas costas

Publicidade

Nos casos de dores persistentes nas costas, os métodos de acupuntura e quiropraxia não costumam ser aplicáveis, de modo que, é necessária uma analise mais profunda do caso. Essa avaliação normalmente se dá através de uma ressonância magnética que ajuda a verificar se há algum tipo de lesão mais grave na coluna.

Quando algum tipo de lesão é detectado, o tratamento se concentra de modo geral em um método de correção de postura, do contrário, o problema voltará com o passar do tempo. Existem também os casos em que os pacientes necessitam de uma cirurgia para correção da coluna, entretanto, esse tipo de situação é rara, até mesmo quando há presença de hérnia de disco.

Principais tipos de dores nas costas

Os tipos de dores mais frequentemente questionadas pelos pacientes aos médicos são aquelas que se concentram na lombar e na cervical, que é geralmente o tipo de dor que vem como consequência da era digital. A tensão causada nessa região é tão grande, que é possível até mesmo que o paciente sinta dores de cabeça. De todo o modo, o que recomenda-se nesses casos é uma consulta ao médico para que ele possa determinar o melhor método a seguir no tratamento do problema.

Leia também:

Confira agora os mitos e verdades a respeito da dor nas costas

O Estresse pode causar dor nas costas – Verdade

Quem costuma sofrer com o estresse no dia-a-dia tem maiores probabilidades de ter problema de dor nas costas. Isso acontece porque os hormônios do estresse também atuam gerando tensões musculares, levando por vezes à ocorrência de espasmos involuntários e dolorosos na região das costas e do pescoço, que são as duas áreas mais susceptíveis ao estresse. Diante desse cenário, encontrar um caminho que seja capaz de auxiliar a reduzir as cargas de estresse pode ser o melhor caminho a seguir para se ver livre das dores.

Dor nas costas é sempre um sinal de doença grave – Mito

Na maioria dos casos as queixas em relação a dor nas costas estão mais associados a problemas de postura, estresse, ou mesmo pequenos distúrbios musculares, e embora sejam um tanto quanto incômodas, são passivas de tratamentos de uma forma simples sem que hajam maiores riscos.

Apesar disso é importante que o paciente em todo caso procure um médico especialista, pois, somente ele é quem poderá determinar a gravidade de determinado problema, bem como proceder com o método mais indicado para a resolução do problema.

O colchão onde se dorme pode ocasionar dores nas costas – Verdade

A saúde do corpo começa com uma boa noite de sono, portanto, escolher o colchão ideal para dormir tende a ser a melhor forma de evitar problemas, incluindo o de dores nas costas. Um colchão extremamente duro, muito fofo, ou mole de mais, pode prejudicar a postura da coluna, por isso, o melhor a se fazer é encontrar um colchão que seja capaz de se adequar ao peso e à altura do próprio corpo.

O sono prolongado pode aumentar as dores nas costas – Verdade

Se por um lado um bom período de descanso com o colchão adequado pode ajudar a evitar as dores nas costas, por outro, o sono em excesso pode trazer novamente as dores. Isso ocorre porque o repouso prolongado pode enfraquecer a musculatura do corpo, por isso, o ideal é manter sempre o equilíbrio no dia-a-dia, fazendo alongamentos diários, atividades físicas, mantendo uma boa alimentação e é claro, evitando dormir em excesso.

Excesso de exercícios podem causar dores nas costas – Mito

Se dormir de mais pode causar dores nas costas, o mesmo não pode-se dizer dos exercícios em excesso. Segundo especialistas o exercício físico mesmo em casos em que há excessos, não pode por si só ser a causa das dores nas costas.

O que ocorre na maioria das vezes é que a pessoa executa o exercício de uma forma errada, fazendo sobrecarga de peso e/ou intensidade, o que combinado com o excesso acaba levando a dores indesejadas pelo corpo incluindo na região das costas. Desse modo o mais recomendável é sempre contar com a ajuda de um profissional qualificado durante as sessões de exercícios, a fim de evitar qualquer tipo de problema.

Pessoas acima do peso sempre tem dor nas costas – Mito

O excesso de peso no corpo naturalmente acaba criando uma sobrecarga na coluna vertebral, aumentando assim os riscos de sentir incômodos nas costas. Apesar disso, o peso por si só não costuma ser um fator determinante para a ocorrência do problema.

De acordo com especialistas, o que acaba fazendo com que uma pessoa obesa ou acima do peso acabe sentindo dores nas costas de maneira constante é na verdade a combinação entre o sobrepeso e o sedentarismo.

Isso ocorre porque a falta de exercícios físicos acaba causando o enfraquecimento precoce das estruturas da coluna e da musculatura como um todo, portanto, uma pessoa sedentária é mais passiva de sentir dores nas costas do que aquelas que mantém uma boa regularidade em atividades físicas.

Cirurgia acaba definitivamente com a dor nas costas e é o melhor método sempre – Mito Duplo

Conforme já mencionado anteriormente, a cirurgia é um procedimento recomendado em raras ocasiões, e além disso, ela não é capaz de curar totalmente as dores na coluna, pelo que, geralmente se faz necessária uma combinação de diversos outros métodos mesmo depois da cirurgia para que o paciente consiga se ver livre dos incômodos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: