Topo

Diminuição de iodo no sal é aprovado pela anvisa

A quantidade de iodo no sal será alterada. Confira o objetivo, as razões e as mudanças que foram aprovadas no mês de abril acerca das quantidades do mineral.
Publicidade
Comente

Os alimentos que compramos no mercado vem com substâncias que muitas vezes não sabemos quais são. Como não têm sabor, nós não descobrimos pelo paladar, apenas se lermos o rótulo ou pesquisarmos. Um exemplo é a farinha de trigo. Você sabia que ela é enriquecida com Vitamina B9? Isso mesmo! No processo de transformar o trigo em farinha, o Brasil regulamentou que todos os sacos devem ter uma determinada quantia de Ácido Fólico, que é para evitar falta do nutriente no corpo. Em gestantes, a falta do mesmo pode desencadear problemas na formação do tubo neural da criança.

Outro alimento que vem com micronutriente é o sal. A Anvisa regulamentou há anos que cada quilo deveria conter entre 20 miligramas e 60 miligramas para evitar quadros de hipotireoidismo. Todavia, agora decidiram mudar um pouco a lei. Veja mais detalhes!

Anvisa diminui quantidade de iodo no sal

Anvisa Iodo Sal

No dia 16 de abril de 2013, foi aprovada pela Anvisa uma nova lei que reduz os limites do teor de iodo no sal comercializado. A fim de evitar doenças ligadas a falta do mineral, eles obrigaram todas as fabricantes do meio a introduzir certa quantia de iodo no processo, pois assim todos comeriam quantidades mínimas diariamente, já que o sal é unânime entre a população.

O valor determinado pela Anvisa por quilo de sal era de 20 miligramas a 60 miligramas, mas tem um porém. Os idosos estão mais suscetíveis a contraírem doenças de hipertireoidismo, que é ocasionada pelo excesso da ingestão do mineral.

Então, a Anvisa decidiu seguir os valores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e baixar os valores de iodo no sal. Agora, as empresas podem colocar entre 15 miligramas e 45 miligramas. A razão é bem simples: o brasileiro está ingerindo muito sal.

Uma pesquisa mostrou que a média de consumo é de mais de 8 gramas por pessoa por dia! Além disso, os alimentos industrializados apresentam sódio em suas composições, aumentando ainda mais os valores. Todo este excesso gera, também, excesso de iodo.

O ideal seria diminuir o consumo de sal, pois isso evita hipertensão arterial e afins. Nossa população está muito acostumada a ingerir altas quantidades, pois realça o sabor, mas fazendo receitas saudáveis, podemos driblar o problema.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: