Topo

Câncer de pâncreas: Conheça os principais sintomas e os tratamentos disponíveis.

Saiba mais sobre uma das doenças que mais mata no Brasil.
Publicidade
Comente

O câncer de pâncreas não é apenas um dos tipos de câncer mais letais conhecidos, mas também uma das doenças que mais matam no Brasil. Essa é uma doença que é considerada bastante agressiva e, assim como a grande maioria dos casos de câncer, os médicos e especialistas ainda não sabem afirmar muito bem quais seriam as reais causas do seu surgimento nas pessoas.

Câncer de pâncreas: Conheça os principais sintomas e os tratamentos disponíveis.

Ele é definido dessa forma quando o câncer surge e se desenvolve neste órgão do corpo. Em termos de dados, essa é uma doença que surge com mais frequência nas pessoas do sexo masculino e com idade a partir dos 55 anos, mas isso não significa que ele também não possa parecer em mulheres e também em jovens.

Principais sintomas do câncer de pâncreas

Existem alguns sintomas que podem acabar despertando uma certa suspeita desta doença, portanto eles sempre devem ser observado com um certo cuidado. Um dos mais comuns é uma coloração mais amarelada que começa a  surgir na região dos olhos e também em outras partes do corpo, espalhando pela pele. Mas isso costuma ser encontrado em situações um pouco mais avançadas.

Publicidade

Muitas pessoas costumam sentir dores no abdome como um dos primeiros e mais evidentes sintomas deste câncer. Mesmo que este tipo de dor possa ser considerado bastante comum e também sintoma de uma série de outros problemas de saúde, geralmente é uma dor intermitente e que acaba não tendo uma outra causa aparente.

Além disso, as pessoas com esta doença também acabam sofrendo com a falta de apetite e, por consequência, com a perda de peso. Comer realmente pode ser um pouco mais complicado para as pessoas com um câncer desta natureza em desenvolvimento, e isso acaba apenas agravando todos os outros sintomas, uma vez que os alimentos são importantes fontes de vitaminas e nutrientes que mantém o corpo funcionando como deveria.

Mas são muitos os casos em que as pessoas não identificam nenhum destes sintomas no início do desenvolvimento da doença. Mas um outro fator que costuma ser bastante comum para as pessoas que estão desenvolvendo essa doença é o desenvolvimento de um quadro de diabetes ou então uma piora em um quadro que já tinha sido identificado posteriormente.

Fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pâncreas

Publicidade

Mesmo que a doença não tenha uma causa definida e certa pelos médicos, existem algumas condições que podem facilitar o surgimento da mesma. De uma forma geral, as pessoas com mais de 55 anos de idade, que são ou foram fumantes ao longo da sua vida e que possuem histórico da doença na família acabam tendo mais chances do desenvolvimento da mesma.

Além disso, também existem alguns outros fatores que são considerados como de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ao longo da vida, bem como alimentos ricos em gordura ou carne vermelha. Doenças como diabetes, obesidade e pancreatite crônica também são considerados como fatores de risco.

Como é o tratamento do câncer de pâncreas

Depois de um diagnóstico positivo, o que sempre deve acontecer a partir de exames médicos, as pessoas devem dar início ao tratamento o mais rápido possível. Mas os recursos que serão utilizados acabam dependendo muito do estágio da doença e da forma como ela está se desenvolvendo no momento do diagnóstico.

Normalmente o primeiro passo do tratamento é realização de uma cirurgia, que tem como principal objetivo remover a parte do pâncreas afetada. Além disso, o médico responsável também pode indicar alguns outros tratamentos que devem ser utilizados como complementar, para tentar eliminar todos os traços do câncer, como quimioterapia e/ou radioterapia.

Em determinados casos, a quimioterapia e/ou a radioterapia podem ser recomendadas antes do procedimento cirúrgico, tendo como principal objetivo reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia, o que aumenta as chances de sucesso da operação, que sempre acaba sendo considerada como de grande risco.

Quando o câncer de pâncreas é identificado em fases avançadas, o médico pode indicar o tratamento paliativo, com o objetivo de diminuir a dor e tratar possíveis complicações, como a obstrução do fluxo de bile.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: