Topo

10 boas razões para beber mais água diariamente

Comente

Tomar água regularmente durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde e ajuda a melhorar a aparência. Isso porque a água que consumimos possui um papel fundamental em nosso organismo, que vai desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório. A seguir você confere detalhes sobre os benefícios da água.

Bons motivos para tomar mais água no dia a dia

Ajuda a controlar a pressão sanguínea

De acordo com informações, um estudo realizado pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, constatou que a água sem aditivo possui um papel importante para regular a pressão sanguínea. A água influencia no controle da pressão, uma vez que a sua presença determina a densidade do sangue.

Previne cãibras

As cãibras surgem quando ocorre um desequilíbrio hidroelétrico nos músculos, gerando uma contração involuntária da musculatura. Isso pode acontecer quando existe um desequilíbrio na quantidade de água dos músculos. Por isso beber água regularmente ajuda evitar cãibras, já que preserva o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares.

Protege o coração

De acordo com informações, um estudo feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, constatou que pessoas que bebem mais de cinco copos, o equivalente a dois litros, de água diariamente, possuem menos chances de sofrer com ataques cardíacos ou outras doenças do coração.

Melhora o funcionamento do intestino

Uma das formas indicadas para ajudar no bom funcionamento do intestino é consumir muita fibra e beber muita água. Apenas ingerir fibra não adianta pois com a falta de água poderá piorar ainda mais o quadro de intestino preso. Isso porque a água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

Aumenta a resistência física

Quando praticamos exercícios físicos, a perda de água pelo suor faz piorar o quadro da resistência física. Segundo especialista, algumas profissões também exigem um esforço muito grande do corpo, e consequentemente, resultam em uma grande perda de água pela transpiração.

A boa notícia é que, além de hidratar, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo, melhorando o rendimento em alguns esportes.

Limpa o organismo

De acordo com especialistas, o consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo. Isso porque quando não nos hidratamos de forma correta, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam presas no organismo, podendo favorecer o aparecimento de algumas doenças.

Protege contra pedra nos rins

Uma das principais maneiras de proteger os rins da formação de um cálculos é ingerindo muita água. Isso significa que quanto mais água bebemos, mais o nosso sangue vai circular e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na eliminação de nutrientes que não são mais necessários no organismo.

A ingestão continua de água, faz os rins trabalharem constantemente devido ao maior volume de sangue. O que ocorre sem sobrecarregar os rins, que mantêm sua função de “limpar” o sangue de forma eficiente.

Ajuda a emagrecer

A ingestão adequada de água aumenta também a atividade no sistema nervoso, o que aumenta o nível de energia gasto. Dessa forma, o hábito de beber água constantemente também promove a perda de peso.

Segundo especialistas, uma pessoa que bebe três copos de água por dia pode perder três quilos em um ano, sem alterar em nada sua rotina. Obviamente isso não irá resolver, mas se ingerirmos bastante líquido durante o dia, é possível manter o estômago relativamente preenchido, gerando maior saciedade, reduzindo a quantidade de comida ingerida no dia a dia.

Leia também:

Absorção de vitaminas

As vitaminas C e as do complexo B são do tipo hidrossolúveis, ou seja, só podem ser absorvidas pelo organismo com a presença de água. Diferente das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, elas precisam ser consumidas regularmente, assim como a água, uma vez que são eliminadas pela urina.

Manter a pele jovem

A pele e as mucosas são os primeiros a darem sinais de desidratação no corpo. Isso porque, entre as células, temos um líquido intersticial que promove a sustentação da pele, entre outras funções. Com a falta de água, a pele fica flácida e sem viço.

Uma boa forma de testar se está faltando hidratação em seu organismo é fazendo o teste em sua pele. Belisque sua pele e logo ela voltará ao seu estado normal, caso contrário, se isso demorar para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: