Topo

Pão de queijo: confira dicas para conseguir o resultado perfeito

Saiba como preparar em casa essa receita que se tornou um clássico da gastronomia nacional.
Publicidade
Comente

O pão de queijo pode ser considerado como um verdadeiro patrimônio nacional. Este é um lanche que, nos dias de hoje, pode ser encontrado em todo Brasil, mas sua origem é o estado de Minas Gerais. O pãozinho macio recheado com diferentes queijos e que podem ser combinados com diversos outros alimentos também acabou sendo exportado para fora do país. Mas existe um consenso que o melhor acaba sendo feito por aqui.

Pão de queijo: confira dicas para conseguir o resultado perfeito

A receita original que deu origem ao pão de queijo acabou sendo criada nas fazendas do estado de Minas Gerais, ao longo do século 18. E sua criação está diretamente relacionada a algumas características da época. Em virtude da falta da farinha de trigo nas fazendas mineiras, as cozinheiras passaram a misturar polvilho para a produção de pão. Junto, foram misturados outros elementos, como leite, ovos, gordura que normalmente já eram utilizados para a produção de outros tipos de pães.

Mas também passaram a ser acrescidas algumas lascas dos queijos que endureciam com o passar do tempo e que acabavam ficando impróprias para consumo. Lembrando Que os queijos produzidos no estado de Minas Gerais sempre foram muito apreciados, sendo costuma das famílias com mais condições sempre ter um pedaço para consumir junto ou após as refeições.

Publicidade

Na maioria dos estados do Brasil, as pessoas acabam não tendo muito o hábito de produzir o seu pão de queijo como acabam produzindo outros tipos de pães, justamente pelo fato da farinha de trigo acabar sendo um ingrediente encontrado muito mais facilmente do que o polvilho. Mas, nos dias de hoje, este insumo está bastante difundido.

Receita básica de pão de queijo

Ingredientes

  •     200 g de queijo meia cura ralado grosso
  •     200 g de polvilho azedo
  •     100 ml de leite
  •     40 g de manteiga
  •     1 ovo inteiro
  •     Sal a gosto

Modo de preparo

Comece pré-aquecendo o forno a 180ºC. Enquanto isso, aqueça o leite e a manteiga em uma panela, até que levante fervura. Jogue a mistura fervente no polvilho e mexa até que seja formada uma pasta. Junte o queijo ralado e continue misturando. Coloque o ovo e misture novamente. Vá ajustando o sal.

Depois que a massa estiver pronta, vá modelando os pães, sempre com as mãos untadas com óleo. Asse em fogo médio até que eles fiquem dourados.

Segredos para conseguir um pão de queijo perfeito

Utilize ingredientes de qualidade

Publicidade

O pão de queijo acaba sendo um lanche no qual as pessoas conseguem sentir bastante o sabor dos ingredientes. E o polvilho acaba não sendo um ingrediente tão simples de ser trabalhado como a farinha. Qualquer erro na proporção pode acabar fazendo com que o pão fique duro ou então muito inchado, com pouco gosto de queijo. Por isso, é muito importante optar sempre por itens de qualidade para conseguir o resultado mais próximo do que realmente é esperado quando as pessoas pensam em um pão de queijo.

Prefira sempre os queijos bem curados

Ao mesmo tempo que muitas pessoas acabam tendo dificuldades em conseguir acertar o ponto correto do pão de queijo, essa é uma receita relativamente versátil. As pessoas podem utilizar os mais variados tipos de queijos para o preparo. Mas é sempre mais recomendado que as pessoas utilizem aqueles queijos que sejam mais curados. O queijo meia cura acaba sendo um dos mais utilizados, mas qualquer queijo mais duro, que seja ralado e que acaba se incorporando a massa, acaba sendo interessante.

Escolha o tipo de polvilho

O pão de queijo pode ser feito tanto com o polvilho doce quanto com o polvilho azedo, sendo que a diferença acaba sendo obtida basicamente no processo de produção dos mesmos. Mesmo que as receitas possam ser feitas com os dois polvilhos, existem diferenças no resultado. O polvilho azedo acaba resultando em pães maiores e mais secos. Já o polvilho doce acaba resultando em um pão de queijo menor e mais concentrado.

Cuidado com a gordura utilizada

Para o preparo, as pessoas podem utilizar diferentes tipos de gorduras, como óleo, manteiga ou banha. Mas é preciso ter cuidado na quantidade, pois caso o pão tenha muita gordura, ele vai acabar ficando mais pesado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: