Topo

Dicas para trabalhar com chocolate

Publicidade
Comente

Como já diria aquela música, “chocolate vale mais do que ouro…” e não é que é verdade mesmo? Isto não é de hoje, na América Central por exemplo, pré colombiana, os grãos de cacau eram utilizados como moeda. E todas as áreas que os astecas conquistavam eram obrigadas a plantar cacau e pagar um imposto em valores de grãos.

Os chocolates vem sido utilizados há muito tempo desde o começo e sua história. Reza a lenda que a civilização Maia cultivava o cacau nos quintais de suas casas, e das sementes se fazia uma bebida amarga que se chamava xocoatl, esta bebida era geralmente temperada com baunilha e pimenta, e os nativos acreditavam que esta bebida tinha o poder de combater o cansaço.

Já para os europeus o grão apenas foi apresentado após a derrota dos astecas, quando passou a ser consumido principalmente pela corte europeia, em forma de bebida. Para se acompanhar as demandas desta novidade, o exército da espanha, começou a cultivar o cacau em plantações na América, se utilizando do trabalho de escravos nativos da região.

Publicidade

Por quase milhares de anos o processo de fabricação do chocolate se manteve praticamente o mesmo. E depois apenas da revolução Industrial é que muitas mudanças aconteceram e trouxeram o alimento para a forma em que o conhecemos hoje e o consumimos. A partir do século XVIII surgiram as máquinas de espremer manteiga de cacau foram inventadas. E isso ajudou a criar um chocolate mais consistente em mais durável. A partir deste ponto é que o consumo do chocolate se popularizou e se espalhou pelo mundo inteiro.

O chocolate ao leite brasileiro possui um percentual de cacau muito baixo, e é rico em açúcar, além de aromatizantes artificiais e em gordura hidrogenada. Se comparar uma barra de chocolate que é comercializada no Brasil e na Europa, as mesmas empresas podem oferecer produtos com uma grande diferença de qualidade.

Apesar do chocolate ser consumido por prazer, existe alguns efeitos interessantes e positivos para a saúde na ingestão de chocolate. O cacau ou mesmo o chocolate meio amargo, são excelentes para o sistema circulatório. Alguns outros efeitos são interessantes como por exemplo, propriedades anticancerígenas, estimulantes cerebrais e a capacidade de se curar diarreias entre outro. Apenas é necessário que se tenha cuidado com a ingestão em grandes quantidades, pelo simples fato do chocolate ser altamente calórico, aumentando o risco de obesidade.

No Brasil, uma das grandes franquias mais rentáveis para se investir em chocolate é a Cacau Show. E devido a esse grande fascínio pelo chocolate, a seguir colocaremos algumas dicas para se trabalhar com chocolate e também algumas receitas.

Publicidade

Primeiramente é necessário se comprar o produto e derreter o mesmo. No mercado existem muitas marcas de chocolate, e dependendo o que se quiser fazer, e da qualidade do produto é necessário se escolher muito bem, e o principal ponto que deverá ser observado é a quantidade de gordura hidrogenada no produto, quanto mais gordura, menos saboroso é o chocolate.

Para derreter o chocolate é muito fácil, a temperatura adequada é de aproximadamente 40º. Se for derretido nesta temperatura não irá perder suas características de textura e também sabor.

É possível se derreter o chocolate de duas maneiras, na panela em banho maria por exemplo, veja como fazer:

Primeiramente pegue a quantidade desejada de chocolate, procure picar, ou ralar em ralo grosso.

Coloque em um recipiente que deverá ser refratário, coloque na parte superior da panela. A parte inferior deverá estar com água em temperatura de 40 graus. Procure mexer completamente até que tudo se derreta, e confira a textura.

Como dica, procure não deixar a água ferver, apenas levante fervura. Quando começar a abrir a fervura, procure desligar e verificar a temperatura. Se a água estiver em temperatura ideal, procure posicionar a parte superior da panela com o chocolate e aguarde o derretimento, procurando mexer delicadamente.

Procure nunca derreter o chocolate em banho maria, com o fogo ligado, pois o chocolate poderá se queimar ou ficar com algum tipo de porosidade.

Se fizer no micro-ondas é mais fácil, procure colocar o chocolate ralado em um marinex, ou mesmo qualquer utensílio que possa ir ao micro-ondas, depois disso leve ao forno em potência média por 3 minutos. Procure a cada minuto tirar e mexer até completar o derretimento.

A partir do momento que derreter o chocolate no micro-ondas, procure observar que para cada 500 gramas de chocolate, a potência que se utilizar deverá ser média, e por cerca de 3 minutos. Passando este tempo, procure verificar que o mesmo deverá manter uma casquinha por cima, e ao mexer com uma colher o chocolate deverá ficar no ponto de derretimento. Se este tempo não for suficiente, procure colocar por mais alguns segundos.

Um dos fatores praticamente fundamentais ao trabalhar com chocolate, a base de manteiga de cacau é o choque térmico. Essa diferenciação de temperatura, é que irá oferecer o brilho, um bom aspecto, e a consistência ideal para o manuseio e conservação do chocolate. Sendo realizado este processo de derretimento, o choque térmico deverá ser feito de duas formas.

Na água, basta colocar a panela com o chocolate, sobre uma forma ou recipiente com água natural, em banho maria, deixe resfriar e mexer até que esta temperatura possa atingir de 26-28º.

Se optar por colocar em mármore, procure despejar as porções de chocolate no mármore e com a ajuda de uma espátula criando movimentos que possam até mesmo atingir o resfriamento.

A temperagem é uma etapa muito importante, e todas as embalagens devem conter as temperaturas como por exemplo

Chocolate Branco: 28ºC

Chocolate ao Leite: 29ºC

Chocolate Blend: 29ºC

Chocolate Plus: 29ºC

Chocolate Meio Amargo: 31ºC

Já se o chocolate for fracionado, não deverá necessitar de temperagem, e depois de derretido poderá ser logo utilizado.

Após trabalhar com o chocolate, recorte as rebarbas  e desenforme, deixando descansar por algumas horas até que seque totalmente, coloque um pano por cima para evitar poeira do ambiente.

Para chocolates decorados, procure não os deixar expostos a lux, ao calor ou mesmo umidade até que seu consumo seja preservado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: