Topo

Plágio na música: relembre casos famosos

Confira artistas que tiveram que lidar com acusações de terem copiado obras de outros músicos.
Publicidade
Comente

Casos de plágio no mundo da música não são considerados tão raros assim, mas sempre quando nomes famosos acabam surgindo envolvido neste tipo de acusação a repercussão costuma ser grande, especialmente em tempos de redes sociais. E justamente é a internet que acabou provocando uma mudança importante na forma como estes assuntos são tratados nos dias de hoje.

Plágio na música: relembre casos famosos

Antigamente esse era um assunto que normalmente surgia a partir de uma manifestação do artista que se sentia prejudicado ou então da sua equipe. E geralmente envolvia uma ação judicial, que acabava sendo vazada para a imprensa até mesmo para causar uma certa notícia. Já agora, muitas vezes são as próprias pessoas, normalmente fãs, que iniciam movimentos nas redes sociais apontando possíveis plágios, que podem chegar na equipe ou até mesmo potencializar uma ação que nem seria levada adiante.

Relembre alguns casos de plágio na música que acabaram ficando famosos.

Million years ago – Adele

Publicidade

No ano de 2021 um caso envolvendo um dos maiores nomes da música internacional chamou a atenção na internet, especialmente por envolver o nome de um brasileiro. Tratava-se da mais nova música de Adele, Million Years ago, que teve a originalidade da sua melodia contestada pelo compositor brasileiro Toninho Geraes. A música em questão era “Mulheres” (1995), interpretada por Martinho da Vila e pela cantora Simone.

O brasileiro entrou com processo querendo ser creditado na música e ainda receber royalties. O caso ainda não foi à júri, mas Adele já recebeu duas notificações e sua gravadora, a Sony Music, uma.

Da Ya Think I’m Sexy? – Rod Stewart

No ano de 19678 o inglês Rod Stewart acabou lançando a música Da Ya Think I’m Sexy?, que claramente tinha tanto o ritmo quanto a melodia de Taj Mahal, uma canção que havia sido lançada seis anos antes por Jorge Bem em seu disco Bem. O brasileiro acabou entrando com um processo contra o inglês

Publicidade

Neste caso, o músico brasileiro conseguiu comprovar que parte da música do inglês realmente era da sua autoria. Ele chegou a ganhar um valor, mas o Steart sugeriu que o dinheiro sse doado para a Unicef – Ben Jor não teve escolha e aceitou a proposta.

Dark Horse – Katy Perry

Outro caso que acabou se tornando extremamente noticiado na mídia na ocasião foi quando Katy Perry teve que responder uma acusação de plágio em uma das suas músicas mais famosas na época de seu lançamento, Dark Horse. O processo começou quando o rapper Flame afirmou que a canção de Perry era muito parecida com uma outra música que ele já tinha lançado anteriormente, e que se chamava Joyful Noise.

A situação, em um primeiro momento, decidiu a favor de Flame na justiça dos Estados Unidos Em julho de 2019, um júri de Los Angeles concedeu a Flame e outros dois demandantes, um valor de US$ 2,79 milhões, incluindo US$ 550.000 de Perry e 1,29 milhão de dólares de sua gravadora Capitol Records, parte do Universal Music Group. Mas posteriormente uma juíza que seria equivalente a uma 2ª instância brasileira anulou a decisão anterior e definiu que Katy não devia nada.

Coração Cachorro (Late Cachorro) – Ávine Vinny e Matheus Fernandes

Esta música acabou se tornando um dos grandes sucessos brasileiros nas rádios quando ela foi lançada. A música acaba tendo basicamente o mesmo refrão da canção “Same Mistake”, de James Blunt. O próprio músico fez questão de provocar nas redes sociais, postando um vídeo com a música e um texto na legenda dizendo o seguinte: “Parabéns pelo nº 1, pessoal! Vou mandar os meus dados bancários em breve”.

Blunt entrou na justiça e passou a deter 20% da autoria da música dos brasileiros, um dos hits mais tocados no Spotify no ano de 2021.

Shake it Off – Taylor Swift

Taylor também já teve que enfrentar uma acusação de plágio, pela música Shake it Off.  O grupo feminino 3LW afirmou que a canção teria plagiado letras da música Playas Gon’ Play, que originalmente foi lançada em 2001. Ambas as músicas acabam apresentando variações das frases “Players gonna play” e “Haters gonna hate”.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: