Topo

Gonzaguinha - Conheça Toda sua Vida e Carreira

Gonzaguinha foi um grande cantor e compositor da MPB e do samba. Saiba como foi sua vida e carreira, além de conhecer seus melhores álbuns e maiores sucessos.
Publicidade
Comente

GonzaguinhaGonzaguinha foi um dos maiores cantores e compositores da MPB e do samba. Luiz Gonzaga do Nascimento Junior nasceu em 1945, e morreu em um acidente automobilístico em 1991, com 45 anos.

Com apenas 14 compôs sua primeira música. Nascido no Rio de Janeiro aos 16 anos foi morar em Cocotá para estudar e depois retornou ao Rio para estudar economia. Conheceu Ivan Lins através de um amigo psiquiatra e também sua primeira mulher com quem teve dois filhos. Futuramente teve uma filha com a atriz Sandra Pêra.

Gonzaguinha ajudou a fundar o Movimento Artístico Universitário, junto com seu amigo psiquiatra, Ivan Lins, Márcio Proença, Paulo Emílio, César Costa Filho e Aldir Blanc. Esse movimento influenciou muitos músicos em 1970, e acabou que em 71 virou um programa da TV Globo.

Publicidade

Tinha apelido de cantor rancor, tinha uma postura agressiva, suas letras faziam duras críticas à ditadura, muitas de suas músicas foram censuradas pelo DOPS. Com o início da abertura política e fim da censura, suas músicas ficaram mais brandas e agradáveis ou público. Os sucessos da época foram “Começaria Tudo Outra Vez“, “Explode Coração” e “Grito de Alerta“.

Suas músicas são referência o foram gravadas por nomes importantes da música popular brasileira como Elis Regina, Simone, Fagner, Joana e Maria Bethânia.

Tornou-se artista independente em 1975 dispensando seus empresários, que deu origem ao seu próprio selo “Moleque“. Mudou-se para Belo Horizonte e viveu por lá durante 12 anos, até sua morte.

Publicidade

Gonzaguinha voltava de um show em Pato Branco no Paraná, 29 de abril de 1991, e entre as cidades de Renascença e Marmeleiro se envolveu em um acidente de carro e veio a falecer.

Gonzaguinha tem mais de 20 discos lançados, inclusive alguns após sua morte. Tem também quatro coletâneas e uma gravação em sua homenagem. Algumas de suas músicas de maior sucesso são: Comportamento Geral (1973), Chão, Pó, Poeira (1976), Sangrando (1976), Espere Por Mim Morena (1977), A Vida Do Viajante (1970), Ponto de Interrogação (1980), O Que É O Que É? (1982), Ser, Fazer, Acontecer (1982), Feliz (1983), Lindo Lago Do Amor (1984), Nem O Pobre Nem O Rei (1984), Mamão com Mel (1986), entre muitas outras.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: