Topo

A Música na Igreja Católica

A música sempre teve um grande papel importante para a Igreja Católica. Saiba um pouco mais da relação da Igreja com a música e conheça alguns grandes cantores.
Publicidade
3.00 / 5 - 1
Comente

Múscia CatólicaSendo uma instituição da Igreja Cristã, a Igreja Católica está sob a autoridade suprema do Papa denominada Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro, este, considerado segundo a doutrina católica, a quem Cristo prometeu o Primado da Igreja fundada por Ele. A Igreja Católica pretende a seus seguidores a conversão aos ensinamentos de Jesus Cristo. Assim, administrando os sacramentos e pregando o Evangelho de Jesus Cristo, atuando em diversos programas sociais e instituições em todo o mundo.

Nos primórdios da Igreja, um dos complementos artísticos das Igrejas era a música. Esta música, por sua vez, teve ainda uma grande influência da cultura grega e bizantina até a época de Gregório, criador do canto gregoriano, através do qual surgiram variações que deram origem ao alfabeto musical.

Com o tempo teve origem então a música católica popular, um estilo de cunho religioso que ajuda a abrilhantar o culto ao Evangelho. Algumas de suas características são: o uso de instrumentos mais populares ao contrário de antigamente, onde eram usados instrumentos mais tradicionais, outra característica também é o uso da emotividade nas canções e letras, assim como o tema divino nas canções.

Publicidade

Nos dias atuais, a música na Igreja Católica se tornou de grande importância, sendo através dela que os mais jovens começaram a se interessar mais e procurar pelos ensinamentos de Deus na Igreja e principalmente através das letras foram evangelizados. A música católica também proporciona um melhor entendimento dos ensinamentos, que quando cantados, são mais bem interpretados, ajudando assim, as pessoas a entenderem o verdadeiro significado das palavras pregadas.

A música católica vem sofrendo um crescimento exponencial. Um exemplo que pode constatar isso é que em 2008, o DVD do Padre Marcelo Rossi foi o mais vendido no Brasil vendendo mais de 50 mil cópias. Outros estilos que ganharam força foram o “White-metal“e o “pop-rock“, com bandas como Aeternum Dei e Rosa de Saron, Anjos de Resgate, Banda Dom, Banda Trinos, Banda Terceiro Anjo, Banda Bom Pastor, Dunga.

Outro estilo que se destaca na atualidade são os artistas denominados “artistas de Louvor e Adoração“, esses também vêm se destacando no cenário musical brasileiro com artistas como Eros Biondini, Toca de Assis, Adriana, Missionário Shalom, Walmir Alencar, Celina Borges, Cleidimar Moreira e claro, o que vêm sendo o maior destaque dos últimos tempos, o padre Fábio de Melo.

Publicidade

Alguns dos artistas mais conhecidos pelo público em geral, não somente pelos que gostam do estilo católico são principalmente a banda Rosa de Saron que vem emplacando sucessos como “Sem Você“, “Apenas Uma Canção de Amor“, mas também existe outro tipo de musicas que agradam vários públicos, como as músicas cantadas pelo Padre Fábio de Melo, provavelmente o maior “artista” musical católico da atualidade, podemos citar também talvez o inaugurador do sucesso pop da música católica mais recente, o Padre Marcelo Rossi.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: