Topo

Coldplay: 5 curiosidades sobre uma das maiores bandas do mundo

Grupo acabou se tornando aquele com uma das maiores comunidades de fãs do planeta.
Publicidade
1.00 / 5 - 1
Comente

Dificilmente existe alguma pessoa que nunca tenha ouvido falar da banda Coldplay. Mesmo que nem todo mundo consiga associar diretamente o grupo e seus integrantes pelo nome da banda, muitas pessoas acabaram entrando em contato, pelo menos em algum momento da sua vida, com as músicas deles e pode até mesmo ser fã de alguma canção sem se atentar para a banda que está por trás.

Coldplay: 5 curiosidades sobre uma das maiores bandas do mundo

O fato é que o grupo se consolidou como um dos maiores criadores de hits das últimas duas décadas, com musicas que passeiam pelo pop e pelo rock, mas que também se vale a partir das tendencias de uma série de outros estilos.

Os integrantes da banda se conheceram pela primeira vez no ano de 1996, na Universidade de Londres. A formação original do grupo possuía o cantor e pianista Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland, e a banda se chamava Pectoralz. O próximo a se juntar à banda é Will Champion, como backing vocal e baterista, mesmo sem nenhuma experiência instrumental.

Publicidade

As bandas acabaram se tornando conhecidas por algumas características que se tornaram a base do seu trabalho nos últimos anos. As suas canções quase sempre são românticas ou muito otimistas, tanto nas suas letras como também na forma como os arranjos e as composições são feitas. Além disso, a banda também acabou se tornando conhecida pelos seus shows com muita produção, cor e tecnologia.

Confira algumas curiosidades sobre a banda inglesa Coldplay:

Pulseiras coloridas

Uma das marcas registradas dos shows mais recentes da banda são as pulseiras coloridas que todos os participantes recebem no momento em que acessam o local da apresentação. Elas são controladas por um sistema que permite com que sejam sincronizadas e criem efeitos incríveis. Este acaba sendo um dos motivos que fazem com que os ingressos dos shows do grupo sejam caros, pois a banda investe pesado neste tipo de tecnologia, que inclusive foi criada especificamente para atender as necessidades do grupo durante suas apresentações.

De trás para frente

Publicidade

Uma das músicas de maior sucesso da banda é The Scientist , que inclusive acabou se tornando a trilha sonora de uma grande quantidade de filmes, séries e novelas. Para conseguir gravar o clipe desta música, o vocalista Chris Martin teve de aprender a letra da canção ao contrário.  E isso teve que ser feito em virtude de uma escolha artística que foi feita pela direção do vídeo, que fez toda a gravação de frente para trás, ficando ao contrário somente na hora da edição.  A ideia era que ele passasse a impressão de que estava realmente interpretando a música.

Starfish

Hoje em dia olhar para Chris Martin e não pensar em Coldplay pode parecer algo impossível. Mas a verdade é que essa banda teria um nome diferente deste. A ideia original era que o grupo se apresentasse com o título de Starfish. Na verdade, Coldplay seria o nome de uma banda de um dos amigos dos integrantes. Mas o músico achou o termo melancólico e achou melhor procurar outra solução. Chris Martin e sua turma, por vez, resolveram investir na ideia e adotaram o nome em 1998.

Sem colaborações

Algo que acaba sendo muito comum no mundo das grandes bandas e grupos musicais é a estratégia das colaborações, que basicamente se aproveita do sucesso de dois artistas para criar uma música em conjunto. A banda Coldplay não é muito adepta a este tipo de gravação, mas acabou abrindo uma exceção. Foi quando eles lançaram a música “Princess Of China”, em parceria com Rihanna. “Ela foi o nosso único nome na lista. É o único dueto que fizemos e o único que queríamos fazer”, disse Chris.

Longe dos próprios discos

Em diversas entrevistas concedidas para a imprensa, o vocalista Chris Martin já afirmou que não escutava os próprios discos. Em uma entrevista concedida para a revista Veja, em 2010, o músico deu a seguinte declaração: “Trabalhar nos álbuns é muito difícil. Não ouço muito minhas próprias músicas porque tenho pesadelos sempre que ouço muitas vezes. E todos eles me remetem o trabalho pesado”.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: