Topo

Saiba como fazer um cronograma capilar para cuidar melhor dos fios

Passos podem ajudar a deixar os cabelos mais saudáveis.
Publicidade
Comente

Confirme os dias vão passando, os fios dos cabelos acabam sofrendo com todas as condições externas e internas que vão interferindo na forma como ele se apresenta. A sua saúde depende de cuidados diretamente com os fios, mas também muda de acordo com a forma como as pessoas cuidam da sua saúde e também dos fatores externos, como o clima, a poluição, dentre  outros.

Saiba como fazer um cronograma capilar para cuidar melhor dos fios

Para fazer com que os fios consigam retornar para um estágio que possa ser considerado como saudável, existem alguns passos que devem ser seguidos. De uma forma geral, eles podem ser organizados em um processo que ficou conhecido como cronograma capilar. É uma forma interessante para conseguir organizar todos os passos que devem ser seguidos até que os fios recuperem a sua saúde.

De uma forma geral, o cronograma capilar pode ser definido como uma rotina de cuidados que devem ser tomados com os cabelos, sempre tendo como objetivo fazer com que ele se torne mais bonito e saudável. Existem diversas formas de criar um cronograma capilar, mas na maioria dos casos ele é feito durante um prazo de 4 semanas.

O que contempla um cronograma capilar?

Publicidade

O cronograma capilar contempla alguns tipos de tratamentos que devem ser feitos diretamente nos fios dos cabelos, como hidratação, nutrição e reconstrução. Portanto, este cronograma acaba sendo muito importante para tratar questões como cabelos ressecados, oleosos, coloridos, quebradiços, sem brilho e elásticos. Com a rotina de cuidados é possível recuperar e devolver a vitalidade para os fios.

Diante disso, o cronograma capilar acaba sendo composto por três etapas, sendo que cada uma possui o seu próprio objetivo. A hidratação devolve água para os fios, a nutrição os lipídios, também conhecidos como óleos, e a reconstrução devolve a massa capilar.

Como o cronograma capilar ajuda na reconstrução dos fios?

Estes passos acabam sendo importantes para devolver a beleza natural dos fios. Ao seguir essa rotina, as pessoas conseguem, por exemplo, repor a água, os lipídios e a massa dos fios de uma forma geral.

Publicidade

Passo a passo do cronograma capilar:

Hidratação

Durante essa etapa serão feitos tratamentos que terão como principal objetivo devolver a umidade e os nutrientes para os fios dos cabelos. Os principais fatores que causam o ressecamento dos fios é o uso excessivo de fontes de calor, a exposição ao sol, vento e poluição, etc.

Nesta etapa, normalmente são utilizados cremes, condicionadores e outros produtos que acabam tendo como principal finalidade manter os fios dos cabelos sempre úmidos, devolvendo a capacidade dele mesmo conseguir criar os óleos naturais que vão ajudar a manter eles com este aspecto.

Alguns itens que passaram a estar mais presentes nos produtos destinados ao tratamento dos cabelos ajudam bastante no tratamento, como é o caso do ácido hialurônico. Esse ativo, dermatologicamente testado, tem alto poder de hidratação para a pele e cabelo. Mas é importante que os produtos sejam utilizados de acordo com as características naturais dos fios e também seguindo o objetivo final desejado.

Nutrição ou umectação

Nesta etapa, os produtos que serão utilizados vão conseguir devolver aos fios lipídios e nutrientes que são considerados fundamentais para manter eles em funcionamento. Os lipídios podem ser considerados como gorduras produzidas pelo couro cabeludo que resultam nos óleos para os cabelos. Fios oleosos tendem a ter muito lipídio enquanto os cabelos secos não têm tanto.

Existem determinados fios de cabelos que, pelas suas características próprias, acabam precisando de mais produtos desta natureza, como os cacheados e os crespos. Nestes casos, as curvas naturais que os fios fazem dificultam a transferência de óleo do couro cabeludo para o resto dos fios.

Reconstrução

A próxima etapa terá como principal objetivo fazer com que os fios de cabelo voltem a ter massa. Essa massa acaba sendo perdida por diversos motivos, mas especialmente por conta da utilização de processos químicos como descoloração, tintura e alisamentos.

Essa costuma ser uma etapa na qual as pessoas utilizam produtos que possuem uma intensidade maior em termos de atuação, portanto só devem ser utilizados realmente nos casos em que os fios precisam dessa reconstrução. Para algumas pessoas, especialmente aquelas  que são mais sensíveis a determinados tipos de produtos químicos, o ideal é consultar um dermatologista para entender quais são os mais indicados para o seu caso.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: