Topo

6 dicas para pagar menos Imposto de Renda dentro da lei

Confira como reduzir a mordida do leão e aumentar restituição.
Publicidade
Comente

O Imposto de Renda é um tipo de imposto que é pago pelo contribuinte diretamente para o governo federal e que incide sobre os rendimentos e sobre os patrimônios da pessoa física de uma forma geral. Foi criado com o objetivo de fazer com que os mais ricos paguem mais impostos para permitir com que o governo financie seus projetos, mas na prática ele não funciona desta forma e incide muito amis sobre as camadas mais baixas da classe média.

6 dicas para pagar menos Imposto de Renda dentro da lei

Todos sabem que os impostos no Brasil acabam onerando bastante o custo de vida de uma forma geral. Basicamente tudo o que as pessoas fazem acarreta no pagamento de algum tipo de imposto, incluindo os momentos nos quais as pessoas compram determinados itens ou utilizam alguns serviços. Mas, neste caso, os pagamentos acabam sendo feitos já com o imposto embutido.

Mas quando, além de todo o imposto que os contribuintes já pagam no dia a dia, eles ainda precisam despender uma determinada quantidade de dinheiro especificamente para o pagamento de um imposto, que é o que acontece no momento em que o contribuinte preenche a declaração de Imposto de Renda e recebe a informação de que ele deve para o Leão, a situação se torna mais complicada. Afinal de contas, grande parte das pessoas acabam não conseguindo se preparar para estes pagamentos ao longo do ano.

Publicidade

Confira algumas dicas para pagar menos imposto de renda ou aumentar sua restituição, sempre dentro da lei:

Declare os gastos dedutíveis

Existem diversos gastos que são feitos ao longo do ano fiscal e que podem ter o seu valor deduzido do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não tenha muita familiaridade com as regras, consulte a lista completa disponível no site da Receita Federal ou procure um contador. Mas, dentre estes gastos, existem categoria de saúde, educação, dentre outras. É preciso apenas ficar atento aos limites, que são impostos em cada categoria e para a dedução de uma forma geral.

Deduza as contribuições para previdência

Para as pessoas que pagam imposto de renda, pode ser interessante criar um planejamento ao longo do ano para começar a fazer contribuições para previdência, que pode ser tanto público quanto privadas. Essas contribuições podem ser descontadas do IR e as pessoas ainda podem contar com a quele dinheiro para o seu futuro, ao invés de pagar imposto.

Coloque os gastos com a reforma de um imóvel

Publicidade

Quando as pessoas vendem um imóvel que está no seu nome elas precisam pagar um imposto sobre o valor líquido, que fica na faixa dos 15%. Mas, neste caso, o vendedor pode incluir no IR os gastos que foram feitos na reforma do mesmo imóvel. Assim, ele consegue reduzir um pouco a quantidade de imposto que será pago em relação ao dinheiro que foi embolsado.

Inclua gastos com a venda do imóvel

Além disso, também é importante que as pessoas que estão vendendo um imóvel incluam no IR os gastos que elas tiveram com a operação de uma forma geral, incluindo as taxas incidentes dos impostos que já foram pagos, a corretagem e também as comissões. Tudo isso deve ser calculado junto com o lucro para que a pessoa não pague mais imposto do que deve.

Informe gastos com a aquisição de investimentos

Investimentos fazem parte do patrimônio de um contribuinte e podem gerar imposto de renda. Neste caso, existem diversas regras específicas, que acabam variando de acordo com o tipo de investimento que o contribuinte possui. Mas, em todos os casos, no momento da declaração, o contribuinte não pode esquecer de informar os custos com a aquisição dos mesmos, já que isso acaba reduzindo o valor do imposto incidente nesta categoria.

Não declare junto com o cônjuge

Caso ambos os integrantes do casal trabalhem e tenham um salário médio iguais e acima da faixa de isenção, é mais recomendado fazer as declarações de forma separadas. Desta forma, o sistema não vai somar as rendas, o que geralmente coloca o imposto lá nas alturas. Mesmo que as duas declarações paguem impostos, geralmente é mais barato quando o pagamento é feito de forma separada, em função do sistema de alíquotas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: