Topo

Dicas para quem vai fazer o 1º cruzeiro

Publicidade
Comente

Todas as pessoas achavam um verdadeiro luxo, e até mesmo sonhavam com um dia realizar um cruzeiro, principalmente pela sua “segurança” durante a viagem. Depois do grande acidente que aconteceu no início do ano, onde uma embarcação tombou em uma região costeira de corais na Itália, isto mudou, e as pessoas agora tem medo de querer viajar através de um cruzeiro.

Como funcionam os procedimentos de segurança da empresa

Todos os procedimentos de segurança mudam de empresa para empresa, o que acontece normalmente é que existem 10 equipes de tripulantes que são responsáveis exclusivamente por estas situações diferentes de emergência de um problema que poderá ser simples ou até mesmo imperceptíveo nos olhos dos passageiros.

Publicidade

Cada um destes grupos é acionado através de um código, ou mesmo comando transmitido através do sistema geral de alarmes do navio. Existe uma equipe que se responsabiliza exclusivamente por buscar coletes salva vidas nos quartos e os levar para a estação de emergência caso os passageiros estejam em áreas comuns. As medidas que são utilizadas como proteção de um navio grande e em um pequeno são exatamente as mesmas. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos por exemplo, divulgou uma listagem com diversos órgãos internacionais que podem ser acionados no caso de emergências.

Ainda que um acidente poderá ser raro é sempre interessante se tomar alguns cuidados para ajudar o passageiro a aproveitar melhor o seu passeio pelo mar.

Dicas para aproveitar a viagem de navio

Publicidade

Alimentos e higiene:

Apesar de haver um comportamento correto das empresas com relação ao frescor e também a procedência de alimentos que são preparados á bordo, ninguém está livre de comer algo que faça mal. Procure utilizar de bom senso, evitando comidas que você não comeria em restaurantes comuns. Procure ser prudente na utilização de molhos ,e também sobremesas que tenham consistência líquida, ovos crus ou que sejam pouco cozidos. Se por acaso tiver dúvidas quanto a verduras, legumes e também frutos do mar, procure dar preferência para os cozidos, bem como as bebidas engarrafadas. Se for possível evite consumir gelo, e lembre sempre de lavar as mãos com frequência.

Para quem não sabe, todos os navios que passeiam pela costa brasileira passam por inspeções surpresa da Anvida. Nas ocasiões a segurança de itens como por exemplo segurança sanitária de alimentos, água para consumo, águas recreacionais (as usadas nas piscinas e hidromassagens, por exemplo), limpeza de cabines e ambientes, salão de beleza, gerenciamento de lixo, sistema de tratamento de esgoto e controle de vetores e animais peçonhentos tudo isto é inspecionado. O fiscal dispõe de notas para cada item vistoriado. Os resultados podem ser vistos em www.anvisa.gov.br/hotsite/cruzeiros/infonavios.html.

Antes da viagem, observe:

Procure escolher um cruzeiro que possa atender suas expectativas quando o assunto são as quantidades de dias em alto mar, e se o público dividirá e qual público dividirá com você a sua viagem. As atividades atendem melhor alguma faixa de público, como em cruzeiros temáticos, e é interessante se observar este fator.

Antes de assinar qualquer tipo de contrato com a operadora de turismo, procure se certificar de ler todas as condições de serviços que são prestadas. Existem navios que não aceitam crianças pequenas, ou mesmo restringem a utilização de alguns pontos pelas crianças que ainda não sabem utilizar o banheiro sozinhos. Procure se lembrar de que uma vez dentro da embarcação, você não irá realizar mais negociações.

Crianças:

As crianças apesar de se ter sacadas dos quartos normalmente contando com proteções de vidros, é sempre importante estar de olho nas crianças principalmente em público.

Não é de forma alguma de responsabilidade dos monitores de atividades para crianças e também jovens cuidar o público, a função deles é entreter e não agir como babás caso necessário.

Se a criança por acaso perder algum de seus responsáveis na embarcação, a recepção deverá ser procurada para que a tripulação possa ajudar na busca.

Direitos e deveres dos passageiros:

É de extrema responsabilidade dos passageiros estar com toda a documentação em mãos na hora do embarque, inclusive a comprovação de vacinas necessárias tomadas. Além de estar em boas condições de saúde, é algo aconselhável.

É de direito da empresa de cruzeiro realizar a recusa de embarque ou  desembarque de qualquer tripulante que tenha conduta de risco da segurança dos passageiros ou tripulantes, podendo inclusive ser indiciado criminalmente.

As recepções dos navios são locais que sempre deverão ser procurados através dos hóspedes no caso de problemas como por exemplo a perda ou mesmo o desaparecimento de alguns itens de cabine ou mesmo áreas comuns. Assim como nos hotéis, as cabines contamcom cofres que podem ser utilizados para guardar dinheiro por exemplo. Os objetos que não possam por algum motivo ser deixados no cofre deverão ser comunicados para a tripulação para que se encontre um outro lugar específico.

Para o embarque é interessante:

Procure se familiarizar com as normas de segurança e todos os procedimentos no caso de emergências, normalmente atrás das portas estão um mapa da embarcação com as indicações de que caminho tomar caso aconteça alguma emergência. O colete salva vidas deverá ficar na própria cabine.

A tripulação é sempre treinada para agir em situações de emergência, sendo muito importante se seguir as orientações passadas por eles. Procure ainda respeitar os horários estipulados para passeios em terra quando o navio atraca.

Quanto á bagagem, não existe um limite por hóspede, nas viagens de navio mas caso você utilize trechos aéreos para chegar ao porto indicado é necessário se respeitar os limites de peso que foram estabelecidos pelas companhias aéreas. Todas as malas deverão ter etiquetas com números de cabine além de nome do hóspede que deve estar fixado na bagagem. Estas etiquetas são entregues para os passageiros sempre pela agência de turismo onde foi realizada a reserva, procure utilizar e cuidar.

Por questões de segurança, quem quiser se despedir da família, o acesso ao navio é limitado apenas para hóspedes, é interessante se despedir em casa e seguir despreocupados para o porto para embarcar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: