Topo

Tenis de Mesa: Saiba mais sobre o esporte

Publicidade
Comente

O Tênis de mesa surgiu em torno de 1880 na Inglaterra, como um jogo para ser realizado pela realeza após o jantar depois passando principalmente para as famílias de classe mais alta, como uma boa alternativa para o Tênis de Grama. Os equipamentos para realizar o jogo eram improvisados, como por exemplo os livros empilhados, formavam o equivalente a uma rede e a bola poderia ser as partes arredondadas de uma rolha de garrafa champagne e também tampas de caixas de charutos que poderiam servir como raquetes.

A partir do ano de 1926 foi então fundada a federação internacional do Tênis de Mesa, na cidade de Berlim, Alemanha. O primeiro mundial realizado, também aconteceu neste mesmo ano na cidade de Londres.

O aparecimento deste tipo de esporte, veio a se tornar como um programa olímpico onde só aconteceu a partir dos jogos de 1988 na cidade de Seul na Coréia do Sul, com eventos que poderiam ser realizados tanto por homens como por mulheres. Já na edição de 2008 onde os jogos olímpicos aconteceram novamente na cidade de Pequim, as disputas vinham acontecer de forma diferente, anteriormente que era realizado o torneio em dupla, foram trocadas por equipes que se juntaram a algumas chaves individuais.

Publicidade

A metodologia do tênis de mesa

A didática de jogo do Tênis de Mesa é bastante parecida com a do Tênis convencional, porém o esporte possui um dos sistemas próprios de pontuação e também de serviço. Estas partidas que são disputadas deverão somar 11 pontos ou mesmo quando um dos participantes deverá abrir dois pontos de vantagem no caso de houver um empate de 10 a 10.

Enquanto a realização do Tênis convencional o serviço fica realizado nas mãos do mesmo sacador por todo o jogo, o tênis de mesa os saques são realizados de forma alternada a cada dois pontos, quando acontece um placar de 10 a 10 por exemplo, a cada ponto que foi disputado, nas duplas os jogadores realizam um revezamento entre si e não apenas no serviço porém a cada uma das rebatidas da bola.

Publicidade

As partidas simples do game, são disputadas no melhor de sete games, quem vencer quatro jogos ganha, enquanto ocorrer os outros eventos por equipes com no máximo três participantes de cada time, estes deverão ter quatro partidas de simples e uma duplas, todas elas sendo realizadas em melhores de cinco. Quando algum dos lados acaba ficando vencedor, em três jogos levando o confronto.

Este sistema de jogo é realizado de forma eliminatória, contando com os vencedores de cada um dos lados das chaves disputando uma medalha de ouro, e os demais perdedores participam da semifinal brigando pelo bronze. Este posicionamento de cada um dos participantes nas chaves, seja realizado na disputa ou mesmo individual por equipes será definido através de rankings.

Conheça um pouco das características do esporte, as regras utilizadas e seus equipamentos

O tênis de mesa, jogado de forma oficial é praticado em uma mesa que possui o equivalente a 2,74 metros de comprimento por 1,45 de largura. Esta altura da mesa deverá ficar o equivalente a 76 cm de distância do solo. Além disso no meio desta mesa utilizada fica fixada uma rede que tem o equivalente a 1,83 metros de comprimento e 15,25 centímetros de altura.

O grande objetivo deste jogo é marcar os pontos. Esta marcação acontece quando o adversário põe a bola para fora da mesa no lado que deverá estar oposto ao seu, ou mesmo quando não alcança a bola, desde que esta tenha batido no lado de sua mesa. A bola deverá apenas bater uma vez de cada lado da mesa. A primeira no saque, no início das jogadas, a bola deverá tocar uma vez em cada uma das metades da mesa, se por acaso isto não acontecer o jogador que realizou o saque dá um ponto para o adversário. Deverá vencer o jogador que conseguir ganhar mais de 3 setes na partida de 5 sets, ou mesmo 4 nas partidas de 7 sets. Cada um dos sets é realizado através de 11 pontos. E quando existe um empate em 10 pontos deverá vencer quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário.

Além desta mesa e da rede, alguns outros equipamentos que são necessários para a prática do esporte são a bola e as raquetes. A bola por sua vez é feita através de celuloide ou mesmo plástico similar devendo ter o equivalente a 40 mm de diâmetro total, e ser levemente achatada nos seus polos. A raquete deverá ser feita em 85% de madeira, não tendo um limite específico para a mesma. A parte das raquetes que batem na bola são cobertas por borracha. Os métodos de jogos de tênis de mesa deverão ser disputado um contra um ou mesmo dupla contra dupla.

Sobre as federações e confederações

Os eventos realizados em caráter de competição internacional serão realizados através da ITTF (International Tennis Table Federation).

Já os campeonatos e eventos brasileiros costumam ser organizados através da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa).

Saiba algumas curiosidades do esporte

O jogador Hugo Hoyama é um dos grandes destaques do tênis de mesa brasileiro atualmente. Já ganhou diversas medalhas em campeonatos mundiais, além de pan-americanos e jogos olímpicos, porém nas Olimpíadas de Londres em 2012 foi eliminado.

A China é a grande potência olímpica atual de tênis de mesa, e nas Olimpíadas de Londres (2012), os atletas da china ganharam todas as medalhas de ouro que foram disputadas no esporte. Ao todo a China possui 24 medalhas de ouro conquistadas em todos os jogos olímpicos.

Na realização dos jogos olímpicos, são realizadas as disputas de ping pong em provas simples de categorias masculina e feminina e também de equipes em masculino e feminino.

Os atletas de alto nível poderão fazer jogadas com giros de até nove mil rotações por minuto. A velocidade das bolinhas podem chegar a até 150 km / h.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: