Topo

Tropa de Elite: consultor do filme e ex-capitão do Bope dá dicas de liderança

Ex-capitão do Bope e consultor do "Tropa de Elite" dá 10 dicas de liderança.
Publicidade
Comente

Tropa de Elite entrou para a história do cinema brasileiro como um dos filmes de maior sucesso desde a retomada da produção dos filmes nacionais. Além disso, acabou revelando ao mundo dois profissionais que hoje estão trabalhando na grande indústria do cinema norte-americano: o ator Wagner Moura, que recentemente esteve na ficção científica Elysium e o diretor José Padilha, o responsável pelas filmagens do remake de RoboCop.

E um dos segredos do sucesso do Tropa de Elite foi o processo de pré-produção do filme, quando o diretor conseguiu entrar a fundo no mundo do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais). E o consultor tanto do primeiro quanto do segundo filme foi o ex-capitão do Bope Paulo Storani.

consultor-do-filme-tropa-de-elite-da-dicas-de-lideranca

Publicidade

Mestre em antropologia, pós-graduado em administração pública e em gestão de recursos humanos, hoje ele dá palestras sobre como construir equipes de alto desempenho baseado nos métodos de treinamento do Bope. O profissional passou a adaptar todos os conhecimentos que acabou adquirindo durante seus anos no comando do Bope para o meio empresarial. Afinal de contas, ele compara que as dificuldades podem sempre ser superadas com foco no objetivo, e isso não é diferente no meio empresarial ou no combate ao crime.

Confira algumas dicas que o ex-capitão dá para pessoas que desejam ter sucesso com o seu negócio próprio

O primeiro ponto fundamental de todo o líder é a objetividade e a transparência. É preciso explicar detalhadamente o projeto para todas as pessoas que poderão estar envolvidas, sem esconder detalhes. Também é importante deixar que as pessoas decidam escolher se desejam ou não estar naquele projeto.

Pegando carona nesta dica, o ex-capitão acredita muito no sistema de voluntariado. As pessoas não podem estar envolvidas em um determinado trabalho apenas porque estão se sentindo obrigadas a isso. É preciso contar com a força de vontade das pessoas que realmente querem estar ali e conseguem enxergar importância e significado naquilo que fará.

Publicidade

O gestor deve o tempo todo se preocupar em mostrar aos envolvidos no projeto o valor que aquele trabalho terá. Não apenas para a pessoa em si, mas para todas as outras pessoas que possam estar envolvidos, seja clientes ou a sociedade de um modo geral.

Por mais que os empresários precisem se focar em um determinado caminho que deve ser seguido, é importante sempre ter planos alternativos para que as pessoas consigam realmente chegar no seu objetivo final.

O ex-capitão do Bope acredita que uma das chaves para o sucesso é a excelência dos processos. O ex-capitão do Bope define excelência como “o melhor desempenho, com máxima segurança e mínimo esforço, ou seja, sem desperdício”. Além dos cuidados com o processo, é importante que as empresas tenham um padrão de qualidade muito bem definido.

Outro processo fundamental é a avaliação dos resultados. Esta é uma parte que muitos empresários acabam pulando por estarem sempre em busca de um novo projeto. Mas o problema é que as pessoas que não avaliam os resultados dos projetos ou das missões anteriores correm o risco de cometer os mesmos erros ou não entender quais foram os motivos que levaram ao sucesso.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: