Topo

Tesouro Direto: uma saída para quem é conservador

Uma boa saída, então, para preservar o dinheiro, não correr tantos riscos e ter uma boa lucratividade é investindo no Tesouro Direto.
Publicidade
Comente

O Brasil tem um dos piores ensinos financeiros do mundo. Ninguém aprende, de fato, a cuidar do dinheiro com inteligência, assimilando que o certo é visar sempre o longo prazo. O máximo que fazem é pagar INSS para ter um salário de aposentado, e está bom. Querem gastar tudo no momento, e não postergam seus anseios.

Fazer um investimento para mais de 20 anos parece loucura, não é? Alias, investir parece um pouco loucura, já que os brasileiros, no máximo, colocam dinheiro na poupança. Eles se contentam com os baixos juros que são engolidos pela inflação.

Uma boa saída, então, para preservar o dinheiro, não correr tantos riscos e ter uma boa lucratividade é investindo no Tesouro Direto.

O que é Tesouro Direto?

Tesouro Direto uma saída para quem é conservador

O Brasil, assim como qualquer empresa, e como qualquer outra nação, precisa de dinheiro para fazer negócios, então busca formas de financiamento. O Tesouro Nacional colocou a disposição das grandes empresas milhões e milhões de reais para serem comprados. No entanto, as pessoas não tinham fácil acesso de compra.

Tudo mudou em 2002, quando o governo decidiu levar as opções diretamente às pessoas físicas. Deste modo, apenas com um CPF e conta corrente, qualquer um tem a liberdade de adquirir títulos de Tesouro Direto, bem como vender quando quiser.

O lado bom é que com apenas 30 reais qualquer um pode começar a financiar o Tesouro Nacional.

Por que investir no Tesouro Direto?

Que tal sair um pouco da zona de conforto e investir no Tesouro Direto? Apesar da liquidez não ser tão boa (venda apenas às quartas-feiras), é possível, sim, direcionar boa parte da sua verba para ela e deixar um montante líquido na poupança.

Esta é, também, uma ótima escolha para quem quer se aposentar de maneira mais relaxada. Alguns títulos têm 20 anos de duração, ou seja, ao comprar com 40 anos, quando alcançar 60 anos, retirará um bom montante que foi se acumulando ao longo das duas décadas. Você terá um dinheiro “extra” para gastar com você e sua esposa!

Variedade de riscos

No Tesouro Direto há diversos títulos diferentes e cada um com o seu diferencial. Há alguns que são pouco e outros que são arriscados. No entanto, nem mesmo os de maiores riscos colocam em cheque o investimento igual a Bolsa de Valores.

Por serem ligados às taxas SELIC e IPCA, eles não variam absurdamente. O menos arriscado, por exemplo, paga 100% da SELIC. Isso significa 30% a mais que a poupança!

Bastante segurança

Sabia que é mais fácil perder o dinheiro da poupança do que do Tesouro Direto? É muito mais possível um banco quebrar do que o Tesouro Nacional, quebrar. Se um dia chegassem a tal ponto, eles imprimiriam mais dinheiro. O Tesouro afundar significa o Brasil sucumbir, o que é inimaginável.

Isso dá margem para você poder colocar seu dinheiro para anos e anos a fio sem se preocupar se você perderá tudo que investiu ou não. Com os títulos de juros pré-fixados, é possível projetar o quanto você tirará na data do vencimento.

Diversifique seus investimentos. Coloque um pouco no Tesouro Direto!


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: