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Franquias: Confira dicas para escolher a ideal

Modelo é interessante para quem deseja começar a empreender sem uma grande ideia.
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Para quem deseja empreender, existem diversos modelos de negócios que podem ser adotados. Muitas pessoas acreditam que é preciso ter uma grande ideia ou inventar algo completamente inovador para conseguir ter um negócio. Mas, na verdade, essa acaba sendo uma realidade muito distante da grande maioria das empresas que existem no Brasil e no mundo.

Existem também formas de empreender sem que a pessoa tenha este momento de epifania. As franquias se tornaram as mais populares, e servem basicamente para atender demandas de duas frentes: por um lado, uma empresa que quer crescer mas que não deseja assumir todas suas operações de vendas. Por outro lado, atende as demandas dos empreendedores que querem ter um negócio próprio mas que desejam trabalhar com algo que chegue ao mercado pronto. 

O que é uma franquia?

Franquias: Confira dicas para escolher a ideal

De uma forma mais genérica podemos definir a franquia como um modelo de operação que pode ser copiado e transferido para outro ponto comercial com a autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo de negócios considerado como inicial. 

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Existem alguns conceitos que são muito importantes para entender o mundo das franquias, sendo que um destes conceitos fundamentais é chamado de know-how. Basicamente este é o modelo de negócio que a empresa cria e que permite com que o franqueado replique.

Com isso, existem álbuns benefícios e também alguns pontos que devem ser levados em consideração em relação a operação de uma franquia. Por um lado, um franqueado acaba tendo um modelo de negócio pronto e replicável, sendo que ele pode acabar se concentrando mais na força de vendas. Os franqueados também seguem estratégias de marketing e de comunicação que são definidas pela franqueadora. 

Por outro lado, tudo isso acaba tendo um custo. O franqueado deve investir uma quantidade de dinheiro que vai ser definida pela franqueadora. Ou seja, não existe espaço para manobras em relação ao dinheiro que deve ser investido no começo de uma operação, o que geralmente é feito pelo empreendedor que está começando do zero. Além disso, o franqueado também deve repassar um valor em cima de tudo o que é vendido, dentre outras taxas. 

Dicas para escolher sua franquia ideal

Tenha afinidade com o negócio

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Mesmo recebendo um modelo pronto, é muito importante que o franqueado consiga ter uma afinidade com o produto ou o serviço final que será vendido. Por exemplo, trabalhar com uma franquia de alimentação acaba sendo completamente diferente do que trabalhar com uma franquia de venda de roupas. Mesmo que as estratégias sejam replicáveis, o franqueado terá uma série de desafios no dia a dia que deverão ser resolvidos pelo próprio, e por isso é importante ter afinidade e conhecimento do segmento. 

Faça uma boa pesquisa no mercado local

Este é um trabalho que geralmente a franqueadora faz, mapeando locais nos quais a sua empresa pode ter mais chances de vender bem. Mas também deve ser um trabalho feito pelo franqueado, até mesmo para saber que tipo de segmento pode acabar se tornando mais interessante para atender as demandas de uma determinada região. Abrir uma franquia de lancheria perto de um McDonald’s, por exemplo, pode ser um problema. Por isso é importante fazer uma pesquisa de mercado, sendo que estes dados podem até mesmo ajudar a encontrar nichos de franquias com mais potencial de serem explorados. 

Tenha muito claro quanto dinheiro você tem disponível para investir

Veja também:

Por mais que a franqueadora realize estudos de perfil de possíveis franqueados e também defina os valores que devem ser investidos, quem realmente sabe a realidade financeira da pessoa é a própria. Por isso, é muito importante ter um planejamento financeiro que vai permitir com que as pessoas se planejem em relação a quanto dinheiro poderá ser investido. E este plano também deve levar em consideração o fato da pessoa ter uma renda para viver antes que a franquia comece a dar os resultados. 

Faça uma boa avaliação das marcas

A partir do momento que uma empresa define o seu modelo como franquia e começa a prospectar clientes, o objetivo final dos profissionais à frente desta etapa é realmente fechar negócios com franqueados. É um trabalho de venda. E, como qualquer venda, as informações que saírem da empresa franqueadora sempre serão as melhores. Por isso, é muito importante que o franqueado faça uma boa avaliação de como os clientes percebem e recebem aquela determinada marca. 

Visite franqueados

Esta etapa também é muito importante: visitar outros franqueados vai permitir que as pessoas consigam ter uma ideia específica em relação a como aquela franquia realmente funciona e também pode ser interessante para saber como é o trabalho da franqueadora para quem fica na frente comercial. Por isso, uma boa conversa com outros franqueados também pode ser muito interessante.


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