Topo

Financiamento de veículos: Confira dicas para aprovar a compra

Saiba como aumentar as chances de conseguir ter a sua proposta aprovada pela financeira.
Publicidade
Comente

Mesmo com as medidas anunciadas recentemente pelo governo federal com o objetivo de reduzir os valores que estão sendo cobrados nas concessionárias pelos carros novos no mercado brasileiro, os valores ainda são considerados muito elevados quando comparados com os ganhos médios das pessoas.

Financiamento de veículos: Confira dicas para aprovar a compra

Diante deste cenário, o caminho que grande parte dos brasileiros acaba seguindo para conseguir comprar um carro novo é realmente o do financiamento, no qual os clientes pagam uma determinada parte do valor como uma entrada, no momento do fechamento do negócio, e assume o pagamento das prestações ao longo de um determinado tempo.

Para conseguir um contrato de financiamento, no entanto, os consumidores precisam passar pela avaliação de uma empresa do segmento financeiro que atua como a garantidora do pagamento do veículo. É essa empresa que vai repassar os valores para a concessionária e que acabará se tornando a detentora do direito a cobrança do consumidor, tendo poderes, inclusive, para tomar posse do veículo caso o pagamento não seja feito.

A análise leva em consideração uma série de critérios, mas basicamente visa minimizar os riscos de possíveis da inadimplência. Por isso, uma das primeiras análises feitas pela financeira é com elação ao fato do cliente estar ou não com o seu nome inscrito nos órgãos como SPC ou Serasa.
Confira algumas dicas para conseguir ter o financiamento do seu carro aprovado:

Mantenha sempre o seu score alto

Publicidade

Atualmente uma das formas que as empresas acabam tendo de saber se aquele consumidor conta com uma boa capacidade de pagamentos é através do seu score. Este sistema de pontuação leva em consideração uma série de informações sobre a forma como as pessoas lidam com crédito no seu dia a dia. A fórmula precisa não é revelada pelas empresas responsáveis pelos registros, mas basicamente ela beneficia as pessoas que não apenas conseguem se manter longes das dívidas mais antigas como também conseguem manter uma rotina de pagamentos em dia.

Mas, por outro lado, também acaba sendo um retrato mais fiel dos consumidores em relação a sua situação financeira. Muitas pessoas conseguem, por exemplo, não deixar com que as contas fiquem negativadas, mas estão com muitos empréstimos em seu nome ou ainda utilizando créditos como o cheque especial. Neste caso, as financeiras podem interpretar como aquele consumidor estando no seu limite de capacidade de pagamento, fazendo com que os financiamentos sejam mais difíceis de serem obtidos.

Tente dar uma boa entrada

Quanto maior for a parcela do pagamento do veículo que precisa ser financiada, menor será a chance de se obter um financiamento. Portanto, uma dica que sempre ajuda é conseguir dar um pouco mais em relação ao dinheiro da entrada do carro. Nem sempre isso é possível, mas em alguns casos os clientes podem acabar conseguindo dar o seu veículo como entrada e pagando mais um valor em dinheiro, o que reduz o montante que precisa ser financiado.

Publicidade

Lembrando que, em muitos casos, quando a entrada é generosa, a própria montadora consegue oferecer financiamentos que são mais baratos para os clientes em relação a quantidade total de juros cobrada.

Escolha parcelas de acordo com o seu salário

Os juros ainda possuem um custo muito elevado no mercado brasileiro para aquisição de veículos, sendo este um dos principais gargalos. E quanto mais tempo a pessoa demora para pagar o seu veículo, mais caro ele tende a ficar. Mas também não é recomendado que o cliente assuma prestações que não cabem no seu orçamento apenas para tentar pagar menos juros.

As financeiras fazem diversos cálculos no momento da análise, incluindo a capacidade que aquele cliente realmente tem de pagar as parcelas todos os meses. Caso ela identifique que os valores estão muito elevados em relação a quanto aquela pessoa ganha todos os meses, pode acabar negando o contrato.

Prefira veículos de marcas populares

Para as pessoas que estão adquirindo o seu primeiro veículo ou para aquelas que não possuem um score muito elevado no momento, o tipo de carro escolhido no momento da compra também pode acabar sendo determinante. Neste caso, os veículos populares tendem a ter financiamentos liberados mais facilmente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: