Topo

Concurso da Caixa: Confira dicas de como estudar e se preparar

Banco ainda é uma das instituições públicas mais procuradas por quem deseja trabalhar como servidor público.
Publicidade
Comente

Recentemente a Caixa anunciou que estava chamando as últimas pessoas aprovadas no último grande concurso público realizado pela instituição para cargos de nível médio em posições que permitem com que as pessoas façam uma carreira trabalhando nas agências e outras frentes de atendimento. Com isso, aumentou as expectativas de quem sonha em trabalhar em um grande banco de um novo concurso.

Concurso da Caixa: Confira dicas de como estudar e se preparar

Nos últimos anos, muito já se falou da rela necessidade que a Caixa está tendo de conseguir contratar mais pessoas para suprir uma série de vagas que atualmente estão abertas. Mas a realização de um novo concurso ainda não foi confirmada. A seleção mais recente, que teve seus convocados chamados recentemente, é do ano de 2014. Ou seja, estes aprovados acabaram tendo que esperar quase 10 anos para conseguirem tomar posse das suas vagas de fato.

Mas qualquer pessoa que tenha o mínimo de experiencia com a realização de grandes concursos públicos sabe que, a partir do momento em que o edital acaba sendo confirmado e divulgado, os estudantes possuem pouco tempo para de fato se preparar e estudar. Ainda mais para um concurso que normalmente cobra uma grande quantidade de conteúdo e ainda possui uma grande quantidade de concorrentes.

Publicidade

Por isso, acabam tendo uma grande vantagem aqueles estudantes que começam a se preparar com uma certa antecedência para ir estudando os conteúdos aos poucos, mas de forma com que as pessoas realmente consigam aprender para que se sintam melhores preparadas no momento em que eles vão precisar responder as questões na prova.

Por enquanto, ainda não foram divulgas possíveis datas para a aplicação das provas, apenas as informações relacionadas ao concurso mais recente podem ser levadas em consideração para acabar antevendo o que está por vir. O último certame foi organizado pelo Cebraspe e contou com cerca de 1 milhão de candidatos no Brasil inteiro para apenas 30 mil aprovados e um pouco mais de 11 mil pessoas que de fato acabaram assumindo uma posição.

Para quem pretende começar a se preparar para as provas, confira algumas dicas:

Entenda como são as provas da Caixa

Publicidade

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas tenham pelo menos uma noção de como são as provas dos concursos públicos da Caixa. As instituições não precisam, necessariamente, sempre seguir o mesmo formato de prova, a não ser que elas de fato acabem definindo isso em um edital. Mas, na grande maioria dos casos, elas tendem a seguir um mesmo padrão e formato.

As últimas provas do concurso público da Caixa, que aconteceram no ano de 2014, foram compostas por 12 questões, sendo que todas elas foram criadas no formato de “Certo ou Errado”. Ou seja, eram 120 afirmações que a prova trazia para os concurseiros, sendo que eles tinham que analisar cada uma delas e confirmar se aquilo era verdade ou mentira.

Todas as informações eram feitas a partir das seguintes áreas do conhecimento:

Conhecimentos básicos

  •     Língua Portuguesa;
  •     Matemática;
  •     Raciocínio Lógico;
  •     Atualidades;
  •     Ética;
  •     Legislação Específica;

Conhecimentos Específicos (para todos os Polos, exceto Tecnologia da Informação)

  •     Atendimento;
  •     Conhecimentos bancários.

Conhecimentos Específicos para os Polos de Tecnologia da Informação (DF, RJ E SP)

  •     Tecnologia da Informação;
  •     Conhecimentos Bancários.

Quais são os temas que mais costumam ser cobrados nas provas da Caixa

Depois de entender como funciona a prova, é importante verificar também quais são os temas que costumam aparecer com mais frequência. A lista pode acabar se transformando em um bom roteiro de estudos, e caso os alunos tenham mais dificuldade em alguma destas matérias citadas, pode definir como uma prioridade no momento dos estudos.

De acordo com pesquisas feitas em provas da Caixa, disciplina mais cobrada nos últimos concursos foi Conhecimentos Bancários, seguida de Português e Noções de Informática. Outros temas também apareceram com frequência em provas passadas e apresentaram um alto grau de relevância, como:

  •     Matemática Financeira
  •     Marketing
  •     Economia
  •     Atendimento ao Público
  •     Atualidades
  •     Direito do Trabalho
  •     Direito Empresarial (Comercial)

Crie uma rotina de estudos

Por último, para que a pessoa comece a se preparar, é importante criar uma rotina de estudos que realmente seja mantida ao longo dos dias. Quando não existe um prazo específico, que é o que acontece quando as provas ainda não foram marcadas, a rotina pode se tornar ainda mais complicada, uma vez que o cérebro tendo dificuldades para conseguir focar em algo que não tem um fim.

Por isso, uma dica interessante é ir fazendo outros concursos ao longo da jornada, principalmente os que acabam cobrando temas parecidos, até mesmo como uma forma de ir treinando o cérebro para se manter sempre alerta e ficar preparado para os dias das provas que realmente importarem.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: