Topo

Às vésperas das Eleições 2014, consumidor pagará mais na conta de luz

O que acontece de mais importante no Brasil e no mundo aqui, no ClickGrátis! Às vesperas das Eleições 2014, consumidor pagará mais na conta de luz
Publicidade
Comente

Depois de um grande alarde feito pelo Governo Federal para anunciar uma redução nas tarifas de energia elétricas do Brasil inteiro, o consumidor poderá ter um novo aumento na conta de luz. De acordo com as informações que foram divulgadas esta semana, os consumidores deverão pagar mais tarifas em 2014, ano que os brasileiros terão que ir para as urnas escolher novos representantes, inclusive um novo presidente.

De acordo com os especialistas que foram consultados, ainda não se sabe ao certo de quanto será este aumento e qual será exatamente o impacto nas contas do consumidor, mas os aumentos estão sendo dados como certo para o próximo ano e será parte de estratégia utilizada pelas empresas de produção e distribuição de energia para conseguir cobrir o rombo causado pela queda da tarifa de energia em 2012.

Um dos motivos pelo qual ainda não se sabe ao certo ainda de quanto será este aumento é o fato de que um dos fatores decisivos será as chuvas dos próximos meses. Elas vão definir o funcionamento das usinas para o ano todo. Além disso, as mudanças nos preços não deverão ser as mesmas para todos os consumidores, sendo que vai depender também da região.

Publicidade

Outro fator que também será importante para definir o que a pessoa vai pagar a mais na cona de luz no próximo ano será o resultado do leilão de energia já existente (A-1). Nele, as distribuidoras precisam contratar 6.000 MW médios, o equivalente a 15% do mercado regulado. Há dúvidas sobre se haverá oferta suficiente para atender completamente à demanda.

O governo mudou a estratégia adotada no procedimento de leilão da energia elétrica. Desta vez, o preço-teto foi mais alto do que o de costume, com o objetivo de atrair novas empresas geradoras interessadas. Mas com este preço mais alto, os valores que estão sendo pagos a mais serão repassados para o consumidor, e consequentemente os brasileiros já estarão pagando mais pela sua conta de luz, mesmo que chova bastante nas suas regiões.

Entenda mais sobre como funciona o esquema de leilão de energia que são importante na definição de quanto o brasileiro vai pagar na sua conta de luz.

consumidor-paga-mais-conta-luz

Leilão de “energia velha”

Publicidade

A atual legislação brasileira obriga as distribuidoras a contratar um volume de energia suficiente para abastecer 40% das casas do Brasil A diferença entre o valor do contrato atual e dos novos contratos será repassada para as tarifas, o que varia conforme a região. Caso o leilão não seja bem sucedido, as empresas terão que comprar esta mesma energia do mercado, com preços ainda mais caros.

Usinas térmicas

As chuvas são importantes na definição do preço da conta de luz porque elas definem o quanto o governo vai precisar das usinas termelétricas, que possuem um custo e produção mais elevado. De acordo com as novas regras, o consumidor brasileiro deverá ser informado na conta de luz sobre os custos do acionamento das usinas térmicas. Será utilizado um esquema de bandeiras que mudam as cores para que os brasileiras saibam o quanto estão pagando e também possam economizar energia.

As bandeiras funcionarão com a seguinte legenda:

  • Bandeira verde – Pode manter a tarifa inalterada
  • Bandeira amarela – Acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 kwz consumidor
  • Bandeira vermelha – Acréscimo de R$ 3,00 por 100 kwz consumidos

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: