Topo

Ansiedade em crianças: 7 sinais que podem indicar o problema

Confira como identificar esta doença mental nos menores.
Publicidade
Comente

As doenças mentais são consideradas como os grandes problemas do século, não apenas entre os adultos como também entre os pequenos também. De acordo com as informações que foram divulgadas pela OMS, atualmente cerca de 10% a 15% de toda a população das crianças e dos adolescentes sofrem com este tipo de condição, sendo que a ansiedade é uma das principais.

Ansiedade em crianças: 7 sinais que podem indicar o problema

De uma forma geral, a ansiedade realmente pode ser considerada como um sentimento que está presente no dia a dia de todo mundo, sendo até mesmo normal e benéfico em diversas situações. Mas quando ela se torna excessiva realmente causa uma série de problemas e de dificuldades no dia a dia.

Dentre as principais consequências da ansiedade na vida dos adultos estão dificuldades de relacionamento, baixa autoestima, transtornos de humor e até dependência de substâncias nocivas. Grande parte dos casos das pessoas que se afundam nas drogas acabam justamente procurando um alívio para este sentimento perturbador.

Publicidade

Nem sempre é fácil conseguir identificar este tipo de distúrbio nas crianças. Afinal de contas, uma das formas mais efetivas de conseguir entender que uma outra pessoa está passando por este tipo de problema é justamente identificar mudanças no comportamento quando comparado com como a pessoa é no seu dia a dia.

Mas, quando elas ainda estão neste primeiro estágio da vida, elas acabam ainda passando pelo processo de formação da sua personalidade, tornando mais complicado conseguir identificar qualquer desvio de personalidade acontecendo de forma mais efetiva. Mas existem alguns sinais que também podem indicar um sinal amarelo nos pais ou responsáveis:

Problemas para dormir

Antes de mais nada, as crianças e os adolescentes normalmente costumam dormir bastante, não tendo grandes problemas para descansar. Mas quando eles passam a sofrer com os distúrbios do sono, ou seja, quando eles não conseguem dormir a quantidade de tempo recomendada, pode ser um sinal de ansiedade. Especialmente entre as crianças, quando elas ficam acordando muitas vezes ao longo da noite.

Sinais de nervosismo aparente

Publicidade

O nervosismo nas crianças pode acabar se tornando mais visível quando existe uma dificuldade dela conseguir lidar com as situações que se mostram no cotidiano dos pequenos. Pode ser desde um nervosismo relacionado a ida para a escola, ou falar com uma nova criança, ou ainda participar de uma determinada brincadeira.

Problemas físicos

Muitos problemas mentais acabam tendo consequências físicas tanto nos adultos quanto nas crianças. Nos pequenos, eles podem acabar sentindo sintomas como fraqueza, diarreia, dor no estômago e na cabeça. Quando estes sintomas surgem sempre antes que os pequenos precisam fazer alguma atividade que possa ser considerada mais estressante, pode ser um sinal da manifestação física da ansiedade.

Dependência extrema

As crianças sempre são muito dependentes dos pais ou dos adultos responsáveis. Mas quando elas se tornam tão dependentes a ponto de não conseguirem fazer determinadas atividades simples do dia a dia, é sinal de que alguma coisa está errada. Um exemplo clássico é quando os pequenos não conseguem ficar na escola por medo de ficar separado dos adultos.

Alteração nos hábitos alimentares

Os hábitos alimentares das crianças costumam ser mais sensíveis e instáveis do que o dos adultos no dia a dia. Por isso, este acaba sendo um sinal mais complicado de ser acompanhado e observado pelos adultos. Mas mudanças mais bruscas, especialmente quando eles perdem completamente o apetite sem motivos aparentes, pode ser um sinal de que seja em virtude das crises de ansiedade, que tiram o apetite de quem está sempre preocupado com o que vai acontecer.

Perda de paciência

Mais um traço de personalidade que, em alguns casos, realmente pode apenas ser uma característica da criança que está se desenvolvendo como pessoa, mas que também pode indicar doenças mentais como a ansiedade. A perda de paciência pode ser observada especialmente nas atividades do dia a dia, quando os pequenos estão lidando com situações comuns, dentro da sua casa e com pessoas que fazem parte do seu convívio.

Falta de capacidade de concentração

Os pequenos ansiosos também podem sofrer muito para se concentrar em atividades do dia a dia, especialmente nos estudos. Por conta disso, a dificuldade em aprender e na escola de uma forma geral acaba surgindo como consequência direta, uma vez que a falta de concentração faz com que eles realmente não consigam tirar boas notas, por exemplo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: