Topo

7 dicas para ajudar as crianças a se tornarem mais organizadas

Confira alguns passos importantes para ajudar os pequenos a manter uma organização.
Publicidade
Comente

O processo de educação das crianças acaba envolvendo uma série de características que acabaram moldando os adultos que eles vão acabar se transformando. Existe muito mais do que aquilo que é considerado como a educação tradicional e a formação dos pequenos. Também existe toda uma etapa de formação de caráter que não deve ser deixada de lado. 

7 dicas para ajudar as crianças a se tornarem mais organizadas

Muito da educação que molda a personalidade e a forma como as crianças vão acabar encarando a vida na medida em que elas crescem está relacionado a exemplo e rotina. Adultos que conseguem se manter mais organizados, por exemplo, acabam geralmente sendo crianças que possuem uma rotina mais organizada e que conseguem absorver estes conceitos dos adultos que estão ao seu redor, especialmente pais. 

Confira algumas dicas para ajudar as crianças a se tornarem pessoas mais organizadas:

Evite criar rótulos para as crianças

Publicidade

Antes de mais nada, é muito importante que pais evitem de ficar criando rótulos para as crianças. É muito importante que os pais não se apeguem a alguns problemas que os pequenos possam demonstrar, como o fato de serem esquecidos, desorganizados, desatentos, etc. Muitos adultos acabam batendo sempre na mesma tecla, com o objetivo de ajudar, mas na verdade estão apenas reforçando aquele comportamento.

Sempre se concentre no exemplo

Mais do que aprender a partir de ordens e orientações, especialmente quando estamos falando de características pessoais, as crianças acabam aprendendo de uma forma mais efetiva a partir do exemplo que os pais ou os adultos acabam dando de uma forma geral. O reflexo do que ele vê no ambiente doméstico acaba, na grande maioria dos casos, moldando como eles se comportarão quando adultos. Crianças que se desenvolvem em uma casa organizada, a tendência é que se tornem adultos mais organizados.

Converse para antecipar possíveis problemas

Os adultos podem acabar ajudando os pequenos antecipando possíveis problemas que eles podem ter relacionados a organização. Mas essa antecipação sempre deve ser feita na forma de orientação, e não de bronca, pois muitos adultos acabam brigando com os pequenos antes mesmos deles fazerem alguma coisa de errado. Caso os pais saibam que as crianças vão ir em determinado lugar onde elas possam se desorganizar, vale a pena conversar antes e dar alguns alertas. 

Trabalhe sempre com a ideia de autonomia

Publicidade

Mesmo que as crianças acabem crescendo em um ambiente organizado, nem sempre elas vão conseguir se tornar adultos organizados se elas não tiverem uma participação neste processo. Portanto, além de ver e crescer neste ambiente, os pequenos devem acabar se sentindo parte do processo de organização, até mesmo para que eles aprendam o que deve ser feito no esforço de manter um determinado ambiente mais organizado.

Identifique os pertences dos pequenos

Para as crianças que estão nos seus primeiros anos de vida, pode ser interessante para os adultos ajudarem a fazer com que elas entendam quais são os itens que pertencem a ela e, portanto, que são de sua responsabilidade. Por exemplo, os adultos podem identificar todos os materiais escolares que são delas, e com isso elas vão sabendo quais são os itens que alas podem usar, ao mesmo tempo que são os mesmos itens que devem ser colocados no seu devido lugar depois de um determinado tempo. 

Responsabilize as crianças por perdas e danos

Ao mesmo tempo que os pais devem trabalhar com a ideia de antecipar determinados problemas e não ficar apenas brigando com as crianças o tempo todo, isso não significa criar os pequenos sem que eles tenham qualquer tipo de responsabilidade em relação ao que eles fazem. Portanto, é importante que as crianças sejam responsabilidades por perdas e danos de itens que sejam delas. Essa responsabilização se dá com uma conversa e também com a explicação de uma consequência. Por exemplo, se o pequeno perde um brinquedo, ele precisa entender que talvez não tenha um substituto na mesma hora.

Valorize a conversa

As conversas devem sempre ser valorizadas junto aos pequenos. E os pais devem nutrir o hábito de conversar com as crianças desde os seus primeiros meses, pois diversos estudos indicam que o cérebro das crianças conseguem absorver e trabalhar com essas informações ao longo do seu desenvolvimento.  
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: