Topo

Quer trabalhar na área da advocacia: Conheça 7 tendências para 2023.

Confira o que pode se tornar um diferencial para quem quer trabalhar com direito.
Publicidade
Comente

Terminam anos, começam novos anos e a área do direito continua sendo uma das que mais atrai novos profissionais no Brasil. Os objetivos de quem começa uma faculdade de direito são os mais variados. Existem aqueles que miram o serviço público desde os primeiros dias de classe, existem outros que que querem dar aulas. Mas a atuação como advogado ainda é a que faz muitos destes alunos se motivarem.

Quer trabalhar na área da advocacia: Conheça 7 tendências para 2023.

Para quem está começando a trabalhar na área de advocacia e deseja focar seus estudos e suas experiencias nas áreas que ofereçam as melhores oportunidades, confira algumas dicas interessantes daquelas que são consideradas como as tendências para este e para os próximos anos:

Metodologias ágeis

Essas técnicas, que originalmente foram criadas para o desenvolvimento de softwares, está cada vez mais presente no mundo corporativo das mais diversas atividades profissionais. No segmento do direito, ela está se tornando cada vez mais presente, pensando nas demandas dos clientes como grandes projetos. Por isso, escritórios de mais renome e com maior base de clientes estão procurando profissionais do direito que também tenham conhecimento em metodologias ágeis, para que eles fiquem mais focados na área de gestão dos projetos.

Compliance

Publicidade

Já aparecendo há alguns anos como uma das áreas que mais cresce no direito de uma forma geral, ela segue sendo apontada pelos especialistas como um segmento que realmente merece a atenção dos jovens. Além dos departamentos jurídicos criados para o alinhamento do compliance das empresas, os próprios escritórios de advocacia, especialmente os grandes, acabam criando suas áreas especificas para a fiscalização de regras empresariais e diretrizes. Portanto, é uma área em pleno crescimento e que tende a oferecer boas oportunidades para quem se especializar.

Legal Design

Este é um termo utilizado para definir a aplicação das técnicas do design para a produção jurídica, tornando assim muito mais fácil atividades que são consideradas fundamentais para qualquer advogado no seu dia a dia, como a leitura de peças. Ou seja, realmente profissionais do direito que tenham um interesse em design podem encontrar oportunidades muito interessantes.

Marketing Jurídico

Se durante muito tempo este foi considerado como um assunto muito sensível nos escritórios, especialmente pelos limites que eram colocados para a divulgação dos serviços, hoje em dia a área está em expansão. Nos últimos anos houve uma grande flexibilização nas regras da publicidade no ramo da advocacia, abrindo espaço para atuação. E entender o funcionamento do mundo digital acaba sendo muito importante, para que os advogados consigam construir, de fato, uma presença nas redes sociais.

Direito Digital

Publicidade

Já em alta há alguns anos no Brasil inteiro, essa segue sendo considerada como uma das áreas mais interessantes para quem quer de fato apostar em um mercado que se torna cada vez mais importante e presente na vida de todos. Ela se torna responsável não apenas reativa, ou seja, pelas medidas que podem ser tomadas diante dos problemas que surgem, como também estratégica para antecipar as situações que ainda podem acontecer. Assuntos como proteção de dados e expressão na internet prometem realmente se tornar cada vez mais presentes no dia a dia de todo mundo.

Business-oriented

Mesmo sendo considerado como um termo relativamente novo e pouco conhecido no Brasil, ele já aparece com força no exterior. Ele se refere basicamente para a atividade de aconselhamento jurídico para empresas. Mas, mais do que simplesmente ser consultados a partir de determinadas demandas que surgem ao longo da vida de uma empresa, a ideia é que estes profissionais do segmento do direito estejam presentes ao lado dos empreendedores, nos momento da modelagem do negócio. Com isso, o conhecimento legal também acaba tendo um papel estratégico dentro das organizações.

Criptomoedas e Blockchain

Depois de um período de incertezas e de desconfiança, parece que as criptomoedas realmente chegaram para ficar, especialmente como mais uma opção dentro da vasta gama de possibilidades em relação aos investimentos. Alguns especialistas inclusive afirmam que em 10 anos todos os ativos econômicos serão digitais, o que seira uma mudança radical na forma como está organizada a nossa sociedade. Por isso, é muito importante existir uma equipe jurídica preparada para estas demandas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: