Topo

Como instalar uma torneira facilmente em casa

Saiba como trocar ou reparar este importante objeto de saída de água em casa.
Publicidade
Comente

As torneiras costumam ser objetos que as pessoas só dão a devida atenção quando acaba apresentando algum tipo de problema. E os problemas, quando acontecem com este tipo de item dentro de casa, podem realmente se tornar uma terrível dor de cabeça, uma vez que qualquer coisa que envolva água é um pouco mais complicado de ser reparado.

Como instalar uma torneira facilmente em casa

Confira algumas dicas para conseguir instalar uma torneira em casa com maior facilidade:

Separe os itens corretos

Antes de mais nada, é preciso ter certeza de que existem todos os itens em casa separados e que serão utilizados para este reparo. Dentre os itens que serão necessários para este reparo estão um balde, um pedaço de plástico, uma chave de cano, uma chave normal ou alicate, e ainda silicone para vedação. Além disso, também será preciso já ter a sua torneira adquirida.

Desligue completamente a água

Publicidade

Antes de começar a fazer qualquer movimento nos encanamentos da casa, é fundamental desligar completamente o registro. Caso contrário, a partir do momento que a pessoa retirar alguma peça ela já correrá o risco de inundar tudo, em virtude da pressão que acaba sendo enviada para o sistema de uma forma geral. Caso a torneira em questão tenha um registro próprio e independente, a água pode ser desligada apenas neste ponto.

Retire mangueiras e porcas

Para iniciar o procedimento de troca da torneira, antes de mais anda será preciso começar removendo as mangueiras de água, sendo que isso deve ser feito utilizando uma chave. Caso a torneira tenha água quente e fria, pode ser que existam duas mangueiras. Depois, também será preciso remover as porcas de montagem da base da torneira velha, sendo que elas podem geralmente se reencontradas na parte de baixo da pia.

Faça uma boa limpeza no local

Geralmente as pessoas não costumam trocar as torneiras da sua casa com muita frequência. Por isso, este acaba sendo um importante momento para fazer pequenos reparos que ajudam a manter a vida útil do sistema de uma forma geral, já limpando e removendo o excesso de limo e umidade que acaba se acumulando nestas pontas. Com isso, o local terá menos risco de sofrer com efeitos de umidade como ferrugem.

Prepare a nova torneira

Publicidade

A nova torneira também precisa passar por algumas etapas para que ela fique pronta para ser colocada no local correto. Comece enrolando a fita veda rosca ao redor da torneira onde as mangueiras vão acabar sendo conectadas. Este é um passo que deve ser feito com cuidado, sempre com as pessoas analisando cuidadosamente se todos os espaços estão sendo preenchidos, já que uma vedação mal feita pode fazer com que existam pequenos vazamentos que se tornam grandes problemas. Neste momento, também é importante aplicar o silicone ao redor do buraco da pia e também onde o novo acabamento vai acabar sendo colocado.

Encaixe a torneira corretamente

Para começar a fixar a nova torneira neste espaço, será preciso, antes de mais nada, pressionar ela bem no buraco que fica na pia e que acaba sendo o espaço dedicado ao acessório. Este momento deve ser feito com força, mas ao mesmo tempo também será preciso tomar algum cuidado, já que a torneira deva ficar sempre muito bem alinhada. Para conseguir encontrar a posição correta, as pessoas também podem utilizar elementos como a própria parede para que ela fique sempre muito reta. Depois disso, será importante também remover qualquer excesso de silicone que acabe surgindo a partir do momento que a torneira está devidamente instalada. Também é fundamental se certificar se a parte interna do gabinete da pia está seca.

Prenda bem a torneira

Aperte bem a nova torneira, utilizando as mãos, com foco nos anéis de montagem, sempre com o lado mais grosso para cima. O alicate deve ser utilizado para dar aquele aperto final e garantir que não aconteça qualquer tipo de vazamento. Neste momento, também pode ser interessante verificar se existe algum tipo de instrução no manual da fabricante para saber se não existe a necessidade de qualquer outro tipo de procedimento para garantir que a torneira funcione de forma adequada.

Teste tudo

Por último, basta testar para saber se a torneira está bem colocada. Deixe a água ligada durante um tempo para saber se a vazão não vai acabar fazendo com que surjam vazamentos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: