Topo

Frankenweenie - Tudo sobre a nova animação de Tim Bourton

Publicidade
Comente

Frankenweenie é o mais novo sucesso de Tim Burton que volta ao mundo das animações em stop-motion, algo que o tornou muito famoso e requisitado no mundo da tela grande. A ideia inicial era trazer as telas grandes e contar a história de um menino, que se chama Victor e decide trazer o seu cachorro de volta a vida com ajuda da ciência. Uma homenagem direta ao clássico Frankenstein, de Mary Shelley. Voltado a versão de Boris Carloff.

Uma informação curiosa é que Frankenweenie já existe e é um curta metragem com pessoas reais que foi lançado por Tim Burton em 1984, quando nem mesmo era conhecido em Hollywood. Apesar disso o curta foi bastante elogiado por sua complexidade e seu roteiro, quando ainda era um reles funcionário da Disney. Na época o curta faz com que Tim Burton fosse demitido da Disney pois os diretores e produtores do curta que foi lançado foi considerado abusivo e assustador demais para as crianças, e ainda o diretor gastou o dinheiro da sua empresa a toa. O diretor passou por um trabalho muito longo trazendo devolta este projeto em forma de stop-motion.

A nova animação de Tim Burton promete muito, com seus filmes excelentes o diretor sempre se sobressai chamando á atenção no mercado cinematográfico, que desta vez não contou com Johny Depp no seu elenco. Para dar um tom mais interessante e sério a história, em stop-motion , 3D e P & Branco, contribuindo assim para se dar um tom muito mais fantasmagórico a história, esta animação foi criada a partir do esforço do pequeno garoto Victor Frankenstein que por amar muito seu melhor amigo, o cachorrinho Sparkie, após ele morrer entrou em uma profunda tristeza, criando uma experiência onde pode assim ressuscitar seu melhor amigo. A Disney antes de sua estréia divulgou diversas cenas inéditas além de vídeos contando com os bastidores desta mega produção além de entrevistas com o diretor, produtor e os dubladores em um vídeo muito interessante.

Publicidade

Esta grande produção veio a tona depois de muito esforço e muitos amigos pedirem para que retomasse o seu frustrado projeto, que em um primeiro momento era para ser um longa metragem liveaction. Após ter sido recusado o seu projeto o diretor divulgou que iria desenvolver uma animação sobre a história, que é uma paródia de Frankenstein, contando com diversos outros pontos interessantes de humor.

No dia 02 de novembro estreiou o longa que fez muito sucesso principalmente no Brasil. Que conta a história de Victor, seu cachorro Sparky além de outros amigos estranhos, a cachorra Perséphone, pais convencionais e medrosos, além de contar com uma colega muito sombria que faz parte deste mundo criado por Burton.

Charlie Tahan é considerado um grande ator iniciante, e conta com mais de 15 trabalhos dando voz ao protagonista da história Victor. Já o seu cão foi dublado por dublado por Frank Welker, uma referência da dublagem hollywoodiana.

Publicidade

O próprio diretor Tim Burton conta que a história é autobiográfica, não que ele tenha tentado ressuscitar animais, porém foi sempre uma criança um tanto problemática, que era discriminada na escola e não tinha amigos, o que fazia com que construísse diversos objetos assim como monstros para afastar seus medos. Victor também é assim porém com um pouco mais de investimentos, já que é praticamente um mestre em física e em experiências criando diversas engenhocas no sótão de sua casa. Criando assim um monstro, dando vida ao seu cãozinho que havia falecido de uma forma não muito tranquila, a história trata principalmente a primeira grande relação pessoal que temos na nossa vida, a relação com os animais é pura e verdadeira, diz o diretor.

Além disso Tim Burton pode desta vez homenagear tudo aquilo que lhe chama atenção, assim como personagens do cinema que admira assim como suas produções preferidas, os filmes antigos “B” criados para o mercado cinematográfico que eram considerados praticamente trash.

No filme existem muitas referências, o que para pessoas que costumam assistir a um número maior de filmes pode identificar coisas muito interessantes, o que torna a relação com a história algo muito mais interessante e redondo, o que para muitos leigos pode parecer algo atropelado e superficial.

No filme é possível ter referências como por exemplo, o professor de Victor que é baseado diretamente em Vincent Price, ator preferido de Tim Burton, A mulher gorda, que é vizinha de Victor e aparece em outras animações do diretor de forma praticamente hilária. Além de outros personagens como Frankenstein, Godzilla os Gremlins, Criaturas, entre diversos outros filmes de terror, inclusive a versão original do filme um tanto controverso “Aldeia dos Amaldiçoados”. A cor preto  e branco dá totalmente um clima de nostalgia do cinema da época de 40 o que nenhum filme até então teria retratado de forma tão interessante.

Tim Burton ainda se preocupou com a perfeição em detalhes, trazendo a história a uma situação atemporal, que pode ser antiga ou mesmo recente, de forma leve e precisa. O diretor também contou com amigos de longa data para fazerem as vozes do filme. Na animação nomes como Wynona Ryder, Catherine O’Hara, entre outros nomes que já trabalharam com diretor apareceram para ajudar neste projeto, que contou ainda com uma grande número de animadores e grupos de pessoas ajudando no projeto que foi assinado com o selo Disney, lugar onde o diretor anteriormente havia sido negado, hoje faz grande sucesso.

Segundo informações divulgadas por meios de comunicação, Tim Burton após ter sido demitido dos estúdios Disney passou a criar produções próprias que viraram grande sucesso no cinema, e a empresa vendo que teria perdido um grande talento entrou em contato com um diretor fazendo uma proposta interessante, onde o diretor disse que não deixaria de lado os pontos sinistros que costuma colocar nas histórias porém respeitaria algumas regras dos estúdios Disney sem perder seus toques artísticos. A Disney por sua vez em Frankenweenia não deixou desta vez o final do filme ser como o diretor realmente queria, mostrando que o final foi modificado para agradar a política do estúdio e não o público.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: