Ninguém gosta de perder dinheiro, certo? Por isso mesmo, antes de comprar um carro novo, uma grande parte dos brasileiros observa muito além do preço, aparência e conforto do veículo.
Um dos detalhes mais valorizados por boa parte dos consumidores, por exemplo, é o fator “desvalorização”, ou seja, o quanto o modelo escolhido pode perder em seu valor de revenda após um determinado tempo de uso.
Sabendo disso, a Agência AutoInforme divulga anualmente um ranking chamado “Maior Valor de Revenda”, que como o nome sugere, mostra a desvalorização média de cada modelo no decorrer do ano.
Como já estamos no mês de dezembro, a lista com os números de 2016 já foi divulgada, trazendo consigo algumas surpresas. No topo geral das classificações, por exemplo, quem surgiu foi o Honda HR-V, com depreciação de somente 4,5% após um ano de uso.
O estudo levou em conta 130 modelos e versões zero quilômetro que estão entre os mais vendidos, tendo como base o preço praticado no mercado em agosto de 2015 – em vez dos preços de tabela – e o valor do mesmo carro doze meses mais tarde. Na sequência você confere um apanhado geral com os destaques da lista.
Os carros que mais desvalorizaram no Brasil em 2016
Desvalorização dos modelos Hatch de entrada
Os modelos por ordem crescente de desvalorização nessa categoria foram:
- Volkswagen up!: 9.4%
- Ford Ka: 9.9%
- Fiat Uno EVO: 10.7%
Desvalorização dos modelos Hatch compacto
Também por ordem crescente, os modelos que menos desvalorizaram foram:
- Chevrolet Onix: 8.3%
- Volkswagen Fox: 10.3%
- Fiat Palio: 10.6%
Desvalorização dos modelos Hatch médio
Aqui temos o Volkswagen Golf no topo da categoria, o ranking ficou assim:
- Volkswagen Golf: 13.2%
- Ford Focus: 14.5%
- Peugeot 308: 14.6%
Desvalorização dos modelos Hatch premium
O pequenino Fiat 500 é quem ocupou o topo dessa categoria, a lista ficou assim:
- Fiat 500: 13.4%
- Mercedes-Benz A 200: 14.5%
- Mini Cooper: 15.5%
Desvalorização dos modelos Minivan/Monovolume
Mostrando sua força, a Honda viu um de seus modelos liderar também nessa categoria. Assim ficou o ranking:
- Honda Fit: 10.5%
- Chevrolet Spin: 13.4%
- Fiat Idea: 13.8%
Leia também:
- Google Play Music 2016: relembre as músicas mais tocadas do ano no serviço
- Conheça os dez carros mais caros do mundo
Desvalorização dos modelos Perua
Aqui o modelo Volkswagen novamente surge como líder na categoria, dessa vez em versão Variant:
- Volkswagen Golf Variant: 13.1%
- Volkswagen SpaceFox: 14.0%
- Fiat Palio Weekend: 14.4%
Desvalorização dos modelos Picape pequena
Nessa categoria a coisa ficou assim:
- Fiat Strada: 10.5%
- Volkswagen Saveiro: 11.4%
- Chevrolet Montana: 12.3%
Desvalorização dos modelos Picape média
Consolidada no mercado, a Toyota Hilux mostrou sua força e liderou essa categoria. O ranking ficou dessa forma:
- Toyota Hilux: 13.9%
- Chevrolet S10: 15.4%
- Ford Ranger: 15.7%
Desvalorização dos modelos Sedã de entrada
Aqui foi a Hyundai quem fez bonito. A lista da categoria ficou assim:
- Hyundai HB20S: 11.6%
- Ford Ka+: 12.2%
- Chevrolet Prisma: 12.4%
Desvalorização dos modelos Sedã compacto
Aqui foi a Honda quem levou a melhor de novo. Assim ficou o ranking da categoria.
- Honda City: 10.4%
- Nissan Versa: 11.5%
- Fiat Grand Siena: 12.3%
Desvalorização dos modelos Sedã médio
Aqui a Honda ficou em segundo lugar, ficando um pouco atrás da principal concorrente na categoria. A situação ficou dessa forma:
- Toyota Corolla: 11.7%
- Honda Civic: 12.2%
- Volkswagen Jetta: 12.9%
Desvalorização dos modelos Sedã grande
Aqui a lista foi preenchida em ordem crescente por:
- Mercedes-Benz CLA: 13.6%
- Ford Fusion: 14.4%
- Honda Accord: 15.1%
Desvalorização dos modelos SUV de entrada
Aqui temos o modelo que menos desvalorizou mesmo se consideradas todas as categorias, conforme já adiantamos. O ranking ficou assim:
- Honda HR-V: 4.5%
- Jeep Renegade: 6.4%
- Suzuki Jimny: 10.0%
Desvalorização dos modelos SUV compacto
Aqui a lista da categoria ficou dessa forma:
- Land Rover Discovery Sport: 9.3%
- Honda CR-V: 10.1%
- Mercedes-Benz GLA: 11.6%
Desvalorização dos modelos SUV médio
Aqui a categoria ficou assim:
- Volvo XC60: 11.0%
- Toyota SW4: 11.7%
- Audi Q5: 13.7%
Desvalorização dos modelos SUV grande
Nessa categoria a liderança coube à Land Rover Discovery. A coisa ficou dessa maneira:
- Land Rover Discovery: 12.4%
- Mitsubishi Pajero: 12.6%
- BMW X5: 15.0%
Desvalorização dos modelos Crossover
Aqui temos uma categoria liderada por um modelo da Mitsubishi. A situação foi a seguinte:
- Mitsubishi ASX: 13.4%
- Ranger Rover Evoque: 14.1%
- Peugeot 3008: 16.0%
Comentários (0) Postar um Comentário