Topo

8 cuidados essenciais para manter o ar-condicionado automotivo funcionando corretamente

Acessório se torna fundamental no verão brasileiro.
Publicidade
Comente

Em um país como o Brasil, no qual faz calor em grande parte do ano na maioria do seu território, o ar-condicionado é considerado muito mais do que um acessório de luxo dentro dos carros. Ele acaba se tornando até mesmo uma questão de saúde pública, já que o calor excessivo que pode ser registrado dentro de um carro que está rodando em um clima quente pode causar estragos na saúde de qualquer um. 

O ar-condicionado acaba se tornando ainda mais importante durante o verão. Mas a falta de cuidados com o equipamento, de um modo geral, também pode causar problemas de saúde aos usuários, além de reduzir consideravelmente a vida útil do mesmo.

8 cuidados essenciais para manter o ar-condicionado automotivo funcionando corretamente

Confira algumas dicas importantes e fundamentais para conseguir manter o ar-condicionado automotivo funcionando corretamente e com mais eficiência:

Não fume com o ar-condicionado ligado

A primeira dica está diretamente relacionada a um hábito que muitas pessoas acabam tendo dentro do seu carro, mas que pode acabar prejudicando não apenas a sua própria vida como também a saúde das demais pessoas e também do próprio equipamento. A fumaça gerada pelo cigarro dentro de um ambiente fechado como o carro pode ir parar no sistema de recirculação e passar por outras peças importantes do veículo, o que aumenta o risco de deterioração das peças e aumenta a sujeira acumulada. 

Revise sempre o filtro de pólen

Publicidade

Este filtro é considerado como uma das peças mais importantes dentro do ar-condicionado do carro, uma vez que ele garante a qualidade do ar interno do seu veículo. Ele acaba bloqueando a entrada de resíduos e odores existentes no ar que entra em seu veículo, mas quando está com muita sujeira acumulada ele simplesmente perde a capacidade de exercer sua função. Isso aumenta os riscos para a saúde dos ocupantes do veículo e ainda diminui a eficiência do mesmo. 

Limpe corretamente o equipamento

O ideal sempre é dar uma boa lida no manual do carro ou do ar-condicionado com o objetivo de entender como a limpeza deve ser feita corretamente. Uma limpeza mais completa, que pode ser feita até mesmo em algum centro de serviços automotivos, é recomendada a cada 6 meses, em média. 

Utilize o ar-condicionado da forma correta

Além disso, também é muito importante entender como o equipamento funciona. Especialmente os mais modernos contam com uma série de comandos e sistemas diferenciados que podem acabar confundindo as pessoas. Por isso, é muito importante entender realmente como funciona o ar-condicionado, para que ele seja utilizado da forma correta. Utilize sempre as programações que permitem com  que o ar-condicionado chegue em uma temperatura específica para o conforto do carro, sem mais e sem menos. 

Evite a exposição desnecessária ao sol

Publicidade

É claro que um carro rodando pelas ruas e estradas vai estar exposto ao sol diretamente, mas quando ele está parado é muito importante encontrar áreas em que ele fique um pouco mais protegido dos raios solares pegando diretamente. Quando o painel interno do veículo fica muito quente, o ar-condicionado vai acabar sendo muito mais exigido. Caso isso aconteça, o ideal, caso for possível, é abrir o carro e esperar alguns minutos para conseguir ao menos dissipar este calor interno, para depois ligar o ar-condicionado. 

Desligue o ar-condicionado antes de ligar o carro

Essa acaba sendo uma dica importante que tem como principal objetivo conversar a bateria do seu veículo. Sempre que o ar-condicionado estiver ligado será demandado um maior consumo de energia para dar a partida no veículo. Por isso, desligar o sistema de resfriamento pode realmente fazer uma boa diferença e tornar a aumentar consideravelmente também a vida útil da bateria do carro. 

Cuidado com o recurso de recirculação do ar

Veja também:

Este é um recurso que pode ser encontrado na maioria dos equipamentos de ar-condicionado automotivos e que tem como principal objetivo contribuir para uma redução na temperatura interna com uma maior velocidade. Isso acontece porque, ao invés do aparelho resfriar ao r quente do exterior, ele vai trabalhar com o ar que já passou pelo sistema de resfriamento. Mas isso impede a renovação do ar no interior do veículo, e esse ar vai acabar prejudicando a saúde dos ocupantes, especialmente quando o veículo estiver cheio. 

Nunca deixe a manutenção preventiva de lado

Não é apenas o carro de uma forma geral que precisa passar por uma manutenção preventiva. O ar-condicionado pode acabar exigindo uma manutenção preventiva específica, de forma isolada. Essa é uma informação que geralmente pode ser encontrada no manual do carro. Esse período sempre deve ser respeitado. Caso o dono do carro não encontre essa informação, leve em consideração sempre o prazo de seis meses para uma manutenção especializada, junto com a limpeza. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: