Topo

7 Coisas que você provavelmente está fazendo e que estão estragando as rodas do seu carro

Motoristas devem tomar alguns cuidados para aumentar a vida útil dessa parte do veículo.
Publicidade
Comente

Muitos motoristas de primeira viagem acreditam que as rodas e os pneus merecem atenção apenas no momento em que eles apresentam algum tipo de defeito e seguindo um cronograma para a troca dos mesmos. Mas, assim como acontece com outras partes do carro, os pneus acabam exigindo uma certa atenção, não apenas para fins estéticos, mas também para ampliar a vida útil dos mesmos.

7 Coisas que você provavelmente está fazendo e que estão estragando as rodas do seu carro

Confira alguns erros que muitos motoristas cometem e que podem esta estragando as rodas dos seus veículos mais rapidamente do que o esperado.
Deixar os pneus acumular uma grande quantidade de sujeira.

Antes de mais nada, a limpeza dessa parte do carro não está somente relacionada a estética do veículo de uma forma geral. Os pneus acumulam uma grande quantidade de sujeira conforme a sua utilização, mas é durante este procedimento é que os motoristas podem acabar detectando pequenos problemas estruturais que podem surgir e que podem acabar se tornando grandes problemas. Além disso, sujeiras mais resistentes e com mais tempo podem acabar reduzindo a eficiência da aderência dos pneus.

Não calibrar os pneus periodicamente

Também não é recomendado que os motoristas deixem para calibrar os pneus apenas quando eles começam a apresentar algum tipo de problema na condução. O recomendado é que os motoristas façam este procedimento pelo menos de 15 em 15 dias. Além disso, também é muito importante ler atentamente o manual do carro para saber exatamente a pressãod e cada veículo.

Utilizar produtos inadequados para manutenção e limpeza

Publicidade

Existem muitos produtos que podem ser encontrados no mercado nos dias de hoje, incluindo as rodas e os pneus. A principal diferença destes produtos está na sua composição química, uma vez que eles são escolhidos de acordo com os materiais utilizados para a produção daquela parte específica do veículo. No caso dos pneus, os produtos costumam ter como base a glicerina. Por outro lado, produtos que possam ser considerados mais abrasivos, que tenham derivados de petróleo na sua composição, podem acabar fazendo com que a estrutura dos pneus acabem sofrendo danos mais rapidamente.

Deixar muito tempo sujas as porcas das rodas

Uma parte especifica das estruturas das rodas dos carros que também merece atenção de parte dos donos dos veículos é o conjunto de porcas que podem ser encontradas e que acabam tendo como principal função manter essa estrutura presas. No momento em que elas ficam sujas durante muito tempo pode acabar antecipando a oxidação destes materiais, fazendo com que elas tenham menos eficiência. Para promover a limpeza correta, o ideal é utilizar utensílios como um pincel ou uma escova de dentes velha. Estes materiais conseguem acessar os acúmulos de poeira com suas cerdas.

Não fazer um rodízio de pneus

Algo que normalmente acontece com os veículos, especialmente quando os carros são utilizados muito frequentemente, é uma pressão maior que acaba incidindo sobre os pneus da frente ou os pneus de trás, de acordo com o tipo de peso e de carga. Isso vai fazendo com que os pneus tenham um desgaste diferente, o que pode tornar eles menos eficiente durante as frenagens, por exemplo. Por isso, pode ser interessante fazer um rodízio, trocando os pneus de posição, para que os desgastes aconteçam mais uniformemente.

Carregar “a casa” dentro do porta-malas

Publicidade

Muitos motoristas acabam transforando seus carros em uma verdadeira extensão de determinadas áreas da casa, incluindo guarda roupas, quarto, sala de estar, etc. O acúmulo de itens dentro do veículo, seja no porta-malas, ou seja na parte de trás do carro, faz com que exista um desgaste maior na parte de trás das rodas dos carros. Além disso, também aumenta o consumo de combustível, já que o peso força o veículo a utilizar mais combustível para manter a potência.

Frear bruscamente

Não ter a devida atenção durante a condução do veículo, especialmente em relação as freadas do carro, também reduzem significativamente a vida útil dos pneus e das rodas dos carros de uma forma geral. Portanto, é sempre muito importante tomar cuidado para evitar que este tipo de freada aconteça, dirigindo de uma forma mais defensiva.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: